Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe MSI K7T266Pro2

       
 46.197 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe MSI K7T266Pro2, baseada no chipset VIA KT266A, para a plataforma soquete 462.

Placa-Mãe MSI K7T266Pro2
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

É com um imenso prazer que testamos - e recomendamos - a nova placa-mãe da MSI para processadores soquete A da AMD com suporte a memórias DDR-SDRAM, a K7T266Pro2. Essa é uma placa-mãe campeã, com recursos que deixam suas principais concorrentes comendo poeira.

O desempenho geral da placa-mãe foi excelente, muito acima da média, como analisaremos mais adiante. Mesmo uma das principais concorrentes da K7T266Pro2, a Soltek SL-75DRV4, tendo obtido um desempenho similar, a quantidade de recursos extras que a placa da MSI traz é simplesmente inacreditável, colocando-a anos-luz na frente das concorrente e nos fazendo afirmar com segurança: a K7T266 Pro2 é a melhor placa-mãe com suporte a memórias DDR-SDRAM para processadores AMD disponível no mercado.

Para começarmos a falar dos recursos que a K7T266Pro2 tem, temos de esclarecer que existem quatro modelos dessa placa-mãe, que são identificados pelas letras "R" (de "RAID") e "U" (de "USB 2.0") ao final de sua designação. Assim, além do modelo K7T266Pro2 tradicional, existem os modelos K7266Pro2-R, K7266Pro2-U e K7266Pro2-RU. O modelo que testamos foi o mais completo, K7266Pro2-RU.

O esquema RAID dos modelos K7266Pro2-R e K7266Pro2-RU é produzido pelo tradicional chip Promise PDC20265R. Já as portas USB 2.0 disponíveis nos modelos K7266Pro2-U e K7266Pro2-RU são controladas pelo chip NEC D720100AGM, que fornece quatro portas USB 2.0 (nesses modelos há ainda quatro portas USB 1.1, dando um total de oito portas USB). Esse novo padrão USB é 40 vezes mais rápido do que o padrão USB tradicional (USB 1.1). Os modelos sem USB 2.0 (K7266Pro2 e K7266Pro2-R) têm seis portas USB 1.1.

Essa placa traz o recurso D-LED, tradicional nas placas de alto desempenho da MSI. O D-LED é um sistema de LEDs para diagnóstico da placa-mãe. Esse sistema consiste em um conjunto de quatro LEDs bicolores (cada LED pode ter três estados: apagado, aceso verde ou aceso vermelho) que indicam as etapas do POST. Junto com a placa vem um prático adesivo para ser colado dentro do gabinete contendo o significado dos LEDs. Funciona de forma similar às placas de diagnóstico vendidas no mercado, que informam os códigos de erro do POST através de dois displays de sete segmentos. Ou seja, se a placa-mãe não ligar ou travar na tela da contagem de memória, basta olhar para esses LEDs e verificar qual foi o erro ocorrido. Esse sistema é realmente uma inovação nas placas-mães da MSI.

Mas a grande novidade mesmo em termos de recursos extras é o Smart Key, uma chave eletrônica que permite que só você opere o micro. Essa chave é conectada à porta USB do micro e se você ativá-la, o micro só ligará se a sua chave estiver conectada na porta USB. Como a sua senha é gravada dentro da chave eletrônica e como ela é uma proteção baseada em hardware, torna-se praticamente impossível alguém usar o seu computador sem o uso da chave.

Essa placa-mãe tem um pequeno buzzer (alto-falante) soldado diretamente sobre a placa-mãe, dispensando o uso de um alto-falante no gabinete.

O CD-ROM que acompanha a placa-mãe traz alguns utilitários interessantes, mas sem dúvida o que realmente facilita a vida do técnico é um da própria MSI que verifica se todos os drivers e o BIOS instalados são os mais atualizados possível, de modo que você tenha o maior desempenho possível com o seu micro.

Em relação a overclock, nada a reclamar! A placa não tem ajuste de overclock nem por jumpers nem através do setup, mas vem com um excelente programa para configuração do seu gerador de clock (um IC-Works W312-02H, que permite ajuste de 1 em 1 MHz), chamado Fuzzy Logic 3. Com o auxílio desse programa conseguimos colocar o nosso Athlon-1000 rodando redondo a 1.147,5 MHz (153 MHz externamente, 306 MHz DDR!), a maior marca que conseguimos até hoje com esse processador. E olha que nem forçamos a barra! Com certeza você conseguirá resultados ainda melhores do que o nosso.

Ou seja, se você está procurando uma placa-mãe de boa qualidade, de alto desempenho, com excelente capacidade de overclock e cheia de recursos extras para o seu Athlon ou Duron, não tem muito o que pensar: a MSI K7T266Pro2 é a melhor opção.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×