Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Como Diminuir o Barulho Produzido pelo PC

       
 114.450 Visualizações    Tutoriais  
 6 comentários

Aprenda a instalar um potenciômetro para diminuir a velocidade de rotação das ventoinhas auxiliares, diminuindo o barulho emitido por seu micro.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Se você instalou pelo menos uma ventoinha auxiliar em seu PC, você deve ter percebido que o seu micro ficou muito mais barulhento. Ventoinhas extras são ótimas para melhorar a circulação de ar no gabinete e evitar o superaquecimento da máquina, mas seu grande inconveniente é o seu nível de ruído, isto é, o seu micro fica mais barulhento. Dependendo do tipo e da quantidade de ventoinhas que você adicionou ao seu gabinete, muitas vezes trabalhar no micro pode se tornar uma tarefa insuportável pela barulheira que o micro passa a fazer.

A solução para esse problema é bem simples: diminuir a velocidade de rotação da ventoinha auxiliar quando o micro não está operando em "carga total". Girando mais devagar, a ventoinha emite menos ruído. Quando você precisar de uma dissipação térmica maior (por exemplo, quando você está jogando o seu jogo 3D preferido e/ou quando você está fazendo um overclock), aí sim você pode colocar as ventoinhas rodando em suas velocidades máximas. Mas como fazer isso?

Algumas ventoinhas topo de linha vêm com controle de velocidade, e alguns fabricantes desenvolveram circuitos para o controle da velocidade da ventoinha, como é o caso da Cooler Master (entre em http://www.coolermaster.com e veja os produtos Aerogate e Musketeer).

Só que esses produtos, além de caros, são raros no Brasil. Então o que fazer? Hoje nós ensinaremos a você a montar um sistema de controle de velocidade de ventoinhas. Você verá que é muito mais simples do que parece, e o custo é muito mais acessível do que as soluções prontas existentes no mercado. Você precisará ter experiência em soldagem de componentes eletrônicos; se você não tiver, peça ajuda a um amigo que saiba manejar um ferro de solda.

O único componente que você precisará comprar é um potenciômetro de 100 ohms linear de 5 watts, componente encontrado com facilidade em lojas de componentes eletrônicos (Rua República do Líbano no Rio de Janeiro e Rua Santa Ifigênia em São Paulo). Cuidado para não comprar um potenciômetro do tipo logarítmico, este tipo de potenciômetro não funcionará corretamente neste circuito. Você também precisará comprar meio metro de fio para fazer as ligações necessárias. Você também pode aproveitar e comprar um botão (chamado knob) para colocar no pino central do potenciômetro.

A ligação é simples. O fio que alimenta a ventoinha precisará ser cortado ao meio, para a instalação do potenciômetro. Esse fio é o de cor vermelha no caso de ventoinhas que são ligadas diretamente à placa-mãe (plugue de três pinos) ou amarela no caso de ventoinhas que são ligadas diretamente à fonte de alimentação (plugue de quatro pinos).

Desencape a extremidade de cada pedaço de fio resultante do corte e faça a ligação do potenciômetro, como mostramos na figura. O fio marcado com 1 deve ser ligado a um dos fios resultantes do corte descrito e o fio marcado com 2 deve ser ligado ao outro fio resultante do corte. Não se esqueça de isolar todas as emendas com fita isolante.

Como Diminuir o Barulho Produzido pelo PC

Figura 1: Potenciômetro para controlar a velocidade da ventoinha.

Para melhor controle, o potenciômetro pode ser instalado na frente do gabinete, em uma das baias de 5 1/4" que não estiver sendo usada. Basta fazer um furo na tampa plástica existente e instalar o potenciômetro.

Se você tiver mais de uma ventoinha que você queira controlar a velocidade de rotação, basta repetir o processo, instalando um potenciômetro para cada ventoinha.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


E aí Gabriel, tudo bem?!

Gostei muito da dica, ela vai ser muito útil aqui em casa. Estou com dois coolers bonzinhos da akasa, mas que fazem muito barulho. Mas queria saber se dá para fazer uma adaptação em relação a este esquema que você passou. É que estes dois coolers que tenho estão na frente do gabinete e ligados em série, então queria saber se se eu fizer este esquema com a ligação de um potenciômetro no fio do primeiro cooler vai dar para controlar a velocidade de rotação dos dois coolers ao mesmo tempo. Existem opções de potenciômetros diferentes, tipo algum que chega a até desligar o cooler e não só diminuir sua rotação, ou até mesmo questão de marcas ou modelos melhores?

Parabéns pela dica e já agradeço pela atenção,

Leandro e.t.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive procurando o tal potenciômetro na internet e acabei achando um tópico do forumpcs no qual tem uma discussão a respeito desta forma de controlar a rotação dos cooler, e lá tem muita gente falando que está errado fazer assim, que desta forma gera-se muito calor, e que existem formas mais eficazes de se fazer este controlador. Procedem estas informações? Valeu,

Leandro e.t.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º: pode-se instalar outro tipo de potenciometro? (de outra potencia) é que ta difícil achar exatamente esse.

2º: eu vi no forumpcs que deve-se instalar tambem um transistor, a informação procede?

ABS

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q tanto faz. Com Ci regulador de tensão ou sem.

Quanto a dissipar calor é normal porque um potenciometro e quase a mesma coisa que um resistor e a função dele é trasfomar energia eletrica em energia termica.

De uma olhada neste site que tem uns esquemas de baybus e ate de um controlador que usa CI:

http://www.casemodbr.com

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Daniel Araujo@24 de março de 2006, 21:54

1º: pode-se instalar outro tipo de potenciometro? (de outra potencia) é que ta difícil achar exatamente esse.

2º: eu vi no forumpcs que deve-se instalar tambem um transistor, a informação procede?

ABS

desde de quando potenciomentro e usando para transformar energia eletrica em energia termica, e os dois tem muita diferença. o que quer dizer dissipador de color?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por vinicius_apocalipso@20 de abril de 2006, 10:56

desde de quando potenciomentro e usando para transformar  energia eletrica em energia termica, e os dois tem muita diferença.  o que  quer dizer dissipador de color?

Um potenciometro é basicamente um resistor so que um potenciomentro você pode controlar a resistencia eletrica e um resistor não. Ambos transformam energia eletrica em energia termica e por isso dissipam calor, mas não acho esse calor muito alto é pouco...

falou

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×