Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon 9800 Pro

       
 82.258 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com a Placa de Vídeo Gigabyte Radeon 9800 Pro.

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon 9800 Pro
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O Radeon 9800 Pro é atualmente o chip gráfico topo de linha da ATI, sendo o que apresenta melhor desempenho na família Radeon. Seu desempenho superior é conseguido de várias formas, mas duas se destacam: o acesso à memória a 256 bits por vez e processamento de oito pixels por pulso de clock. Essas duas características também estão presentes nos chips Radeon 9700 Pro e GeForce FX 5900, da NVIDIA. Infelizmente ainda não recebemos nenhuma placa de vídeo usando este novo chip da NVIDIA, o que realmente é uma pena, pois teríamos um teste comparativo muito mais completo. Já o chip GeForce FX 5800 acessa a memória a 128 bits por vez.

Outra característica impressionante do Radeon 9800 Pro é a sua resolução máxima: 2048x1536 (com 16 milhões de cores).

Nós testamos o modelo da Gigabyte, com 128 MB de memória DDR, conhecido internamente pelo código GV-R98P128D. O Radeon 9800 Pro já suporta memórias DDR2, que transferem quatro dados por pulso de clock. Placas de vídeo com esse chip e com 256 MB de memória DDR2 já são encontradas no mercado norte-americano.

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon 9800 Pro
Figura 1: Placa de vídeo Radeon 9800 Pro da Gigabyte.

Como ocorre com a Radeon 9700, a Radeon 9800 Pro necessita de alimentação auxiliar, fornecida por um plugue padrão de alimentação de periféricos de 5 1/4". Junto com a placa acompanha um cabo "Y", para caso todos os plugues da sua fonte de alimentação já estejam ocupados.

Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Você pode instalar um adaptador (que vem com a placa) na saída DVI que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video, com saída de vídeo, permitindo a ligação da placa de vídeo a uma TV ou videocassete. Ela vem com um adaptador que transforma a saída S-Video em RCA (vídeo composto), e também vem com dois cabos, um S-Video e outro RCA.

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon 9800 Pro
Figura 2: Cabo que vem com a placa da Gigabyte.

A Radeon 9800 Pro da Gigabyte vem com 128 MB de memória DDR BGA de 2,8 ns da Samsung, que suporta uma freqüência de operação máxima de 350 MHz (700 MHz DDR). Como o Radeon 9800 Pro acessa a memória a 340 MHz (680 MHz DDR), há pouco espaço para o overclock da memória nesta placa de vídeo dentro das especificações da memória. É claro que dá para colocar a memória rodando acima das suas especificações.

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon 9800 Pro
Figura 3: Memória usada na Radeon 9800 Pro da Gigabyte.

Junto com a placa vem o programa PowerDVD XP versão 4.0 e vários jogos completos, até para justificar o alto custo desta placa: Serious Sam: The First Encounter, Heavy Metal F.A.N.K. 2, Motocross Mania, 4x4 EVO, ON e Need for Speed High Stakes.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×