Imprimir artigo
Sobre as propagandas do nosso site - parte 1
por em Blog
24.707 visualizações

O Clube do Hardware vem operando no vermelho desde dezembro do ano passado, significando que estamos pagando do nosso bolso para que você possa acessar o nosso conteúdo de forma gratuita. Desde então, estamos trabalhando exaustivamente para aumentar a receita do site, através de diversas frentes: busca de novos anunciantes e parceiros, nova equipe de vendas, introdução do projeto VIP, aumento do número de espaços publicitários e proibição do uso de bloqueadores de anúncios..

Gostaria de trazer uma boa notícia hoje: essas ações finalmente estão surtindo efeito, e o nosso faturamento de julho voltou ao normal. Se continuarmos nesse caminho, o risco de termos de tirar o nosso site do ar por inviabilidade financeira torna-se bem menor.

Por conta dessa melhora, pudemos remover as propagandas mais intrusivas que tínhamos em nosso site e em nosso fórum:

  • O banner 300x250 flutuante (“pop up”) que havia no fórum foi removido no final de junho
  • A barra contendo anúncios e botões para redes sociais que aparecia na parte inferior do browser ao navegar em nosso fórum foi removida hoje
  • Os anúncios que apareciam na parte inferior do browser ao navegar no site principal foram removidos hoje
  • Os anúncios “pop up” que apareciam ao navegar em nosso site principal através de smartphones também foram removidos hoje

Eu sei que o aumento de espaços publicitários deixou o site e o fórum um pouco mais lento para alguns usuários, mas saibam que eu faço ajustes diários para melhorar o desempenho do nosso site e fórum.

Aliás, desde a semana passada estamos operando com um sistema do tipo CDN (Content Delivery Network), que é um servidor de cache entre você e os nossos servidores, de forma a aumentar o desempenho no acesso ao nosso site e fórum. Esse sistema fez com que a latência (“ping”) dos usuários caísse de até 500 ms para a faixa dos 20-30 ms, além de diminuir o número de saltos (roteadores) na rota até os nossos servidores de 17 para no máximo seis.

Além disso, nos últimos dois meses fizemos diversas melhorias em nossos servidores, como o aumento de memória (RAM) e a instalação de SSDs em RAID0, para deixá-los “um foguete” (isso tudo custa dinheiro, que vem através das propagandas).

E isso é só o começo. A nossa ideia é manter o site e o fórum com a menor quantidade possível de anúncios para que a gente mantenha um faturamento saudável para tocar a empresa, mas para isso preciso da compreensão de vocês, pois essa diminuição nos anúncios se dará aos poucos, pois precisamos fazer testes e simulações da relação custo/benefício de cada anúncio em particular.

É importante ainda compreender que essa diminuição de anúncios só será possível se mantivermos, pelo menos temporariamente, a restrição de navegação em nosso site e fórum usando-se programas bloqueadores de anúncios (“adblock”). Se todo mundo usar esse tipo de programa, o nosso site passa a ser financeiramente inviável e seremos obrigados a fechar as portas. Acreditamos que todos queiram que a gente continue no ar, por isso faça a sua parte navegando em nosso site e fórum sem “adblock” ou então tornando-se um membro VIP, condição que remove as propagandas do site e do fórum.

Apenas para enfatizar, as decisões sobre maior quantidade de espaços publicitários e restrição ao bloqueio das propagandas são temporárias, e com certeza serão revertidas no futuro tão logo a gente confirme a melhoria do nosso faturamento nos próximos meses.

Voltarei a trazer atualizações sobre o assunto, e espero na virada do próximo mês poder trazer notícias ainda melhores. Obrigado.

ÚLTIMOS ARTIGOS
530.225 usuários cadastrados
924 usuários on-line