Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
jootah

Exemplificar LED blink para PIC12F675 para MikroC + Proteus

Recommended Posts

Olá,

Estou interessado em aprender a programar  em C para PIC especificamente o PIC12F675

Instalei o MikroC 8.2

Tentei fazer um simples LED blink. O MikroC até compila, mas na hora de carregar no Proteus, não funciona.

Neste momento quero ter certeza que está tudo certo antes de iniciar a ler tutoriais mais amplos.

Por isso se alguem pudesse me mostrar um codigo para mim compilar no MikroC e rodar no Proteus, eu ficaria agradecido.

Uma coisa a ser ressaltada é que para confirmar que esta tudo ok no proteus, baixei um LED blink ja compilado e carreguei no proteus e funcionou normal.

Só que estou com dificuldades em ter certeza se o compilador esta funcionando mesmo.

Alias, nem irei postar o codigo que tentei usar, mas em anexo imagem do circuito no proteus.

post-351657-0-29907400-1404424278_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, compensa mais você colocar o seu código ai, para que possamos corrigir e você ver onde errou, pois passando um código vai servir apenas de teste pra você, mas ae vai um código

sbit led at gp0_bit; void main(){ intcon=0x00; cmcon=0x07; ansel=0x00; adcon0=0x00; gpio=0b11111110; led=0;  while(1) {  led=1;  delay_ms(1000);  led=0;  delay_ms(1000); }}

poste ai seu código para nós.

floww

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente o código do @mister nintendo "matou" seu problema, veja que voce esta usando como saída parar piscar LED o pino GP0/AN0, esse pino possui função compartilhada com o conversor A/D e o comparador analógico, que por padrão vem habilitados e desativam a função de entrada e saída digital.

Veja que no código ele desabilita o A/D e comparador escrevendo 0x00 no registro ANSEL e 0x07 no CMCON para desligar as funções analogicas no PIC.

Veja se esse é o problema atual sim.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Descobri o meu problema. Não notei em ligar o pino MCLR em VCC ou pelo menos desabilita-lo nas configurações.

O meu código que já estava testando funcionou normal.

Outra duvida.

Pus esse codigo que o @mister nintendo postou no meu MikroC 8.20 mas ele retorna erro, aparentemente é por causa desse trecho:

sbit led at gp0_bit;

Alias informa erro:

i47pgBF.jpg

Mas como disse, já testei com outro código e funcionou tudo, ou seja, está funcionando o MikroC, mas agora estou a duvida a cima.

Outra duvida, gostaria de saber como ativar e usar o comparador que ele tem. Eles ficam em GP0(+) e GP1(-) e com saida em GP2

Devo criar outro tópico para esse assunto?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Descobri o meu problema. Não notei em ligar o pino MCLR em VCC ou pelo menos desabilita-lo nas configurações.

O meu código que já estava testando funcionou normal.

Outra duvida.

Pus esse codigo que o @mister nintendo postou no meu MikroC 8.20 mas ele retorna erro, aparentemente é por causa desse trecho:

sbit led at gp0_bit;

Alias informa erro:

i47pgBF.jpg

Mas como disse, já testei com outro código e funcionou tudo, ou seja, está funcionando o MikroC, mas agora estou a duvida a cima.

Outra duvida, gostaria de saber como ativar e usar o comparador que ele tem. Eles ficam em GP0(+) e GP1(-) e com saida em GP2

Devo criar outro tópico para esse assunto?

Obrigado

Amigo, dependendo da versão do MikroC a sintaxe dos comandos muda, pode ser que este não seja reconhecido na sua versão ou tenha uma finalidade diferente, tente usar o define ou invés do Sbit e veja se funciona,

Substitua o primeira linha dessa maneira:

#define led gpio.b0

e veja se funciona.

Espero ter ajudado.

A) Luiz Gustavo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais