Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
noob2015

Dicas para montar um servidor Linux fanless miniITX Celeron J1900I

Recommended Posts

noob2015    0

Olá pessoal,

 

Quero montar um servidor linux fanless mini-ITX para rodar um servidor Cacti, uma instância do mecanismo de busca p2p Yacy, isso tudo em cima de um Ubuntu Server 14.04.

 

Hoje rodo essa configuração num desktop headless Athlon com clock reduzido sem problemas, mas gostaria de baixar o consumo de energia e reduzir o ruído a quase zero.

 

Inicialmente, estou pensando em pegar uma placa-mãe mini-ITX MSI J1900I com um Intel Celeron Quad Core e um HD de 500 GB, mas estou em dúvida quanto ao gabinete e à fonte, que teria que ser também fanless.

 

Não faço questão de pegar os componentes topo de linha e gostaria de escolher componentes que não sejam muito difíceis de encontrar no mercado brasileiro.

 

Portanto, para ser objetivo, as minhas dúvidas são:

 

1 - Que gabinete devo adquirir, capaz de abrigar a placa acima e um HD?

 

2 - Que fonte devo adquirir, considerando o requisito fanless?
 

Editado por noob2015

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
noob2015    0
  • Autor do tópico
  • Acabei decidindo arriscar e comprei a placa acima, uma MSI J1900I (sem cooler) + um gabinete ITX (que acredito ser padrão) + HD de 500 GB + 2 GB de ram.
     
    A fonte (fanless) vem embutida junto do gabinete, e é de 60 W.
     
    Estou rodando, há mais ou menos dois meses, o seguinte:

    Ele fica rodando 24 x 7 numa sala sem ar-condicionado, e tem aguentado um calor que tem variado dos 30 aos 35 C, a média deste verão aqui no Rio.
     
    Abaixo, alguns gráficos gerados pelo Cacti, cobrindo o período desde que ele foi instalado aqui em casa até hoje, para dar uma ideia mais precisa do desempenho.
     
    Uso de CPU
     
    image.jpg1_zps821pn1hb.jpg

    Nota: Os picos de utilização que ocorrem de 7 em 7 dias correspondem à execução programada de um bot do Yacy.

     
    Carga Média de CPU
     
    image.jpg1_zpsscmshgvo.jpg
     
    Temperatura das CPUs
     
    image.jpg2_zpsofgymwp9.jpg
     Nota: Implementei um pequeno processo para obter a temperatura da Estação Meteorológica de Santa Cruz (Rio), fornecida e atualizada em tempo real pelo INPE, e jogar no Cacti, para efeito de comparação. O meu objetivo é adquirir um pequeno termômetro USB e plotar as temperaturas ambiente da sala neste gráfico.
     
     

    Espaço em disco
     
    image.jpg3_zpsxbzbnhhn.jpg
    Nota: O espaço em disco utilizado se deve, principalmente, ao rtorrent. O espaço em disco alocado ao Yacy, hoje, está em aproximadamente 8 GB.

     

    Tráfego de Internet
     
    image.jpg4_zpsiuhay36c.jpg
     
    A minha grande preocupação, a médio prazo, é com a vida útil desta máquina rodando numa temperatura mínima (na média), de 60 C. Pelo que pesquisei por aí, o grande problema de superaquecimento nas placas é a redução da vida útil das mesmas.
     
    Com relação a isto, talvez ainda seja cedo para dizer que esta placa é boa para a utilização que estou fazendo.
     
    Daqui a alguns meses, volto para dizer se houve alguma alteração nestas condições.

    Editado por noob2015

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    noob2015    0
  • Autor do tópico
  • Bom, acabei me deparando sem querer com este post que eu mesmo tinha criado, então, como fiquei de dar um retorno sobre a avaliação desta placa, aqui vai.

     

    Ela ficou rodando nas condições acima até meados de 2016 (não lembro bem o mês), quando subitamente não conseguia mais dar boot.

     

    A primeira conclusão foi crash no HD, com um monte de setores defeituosos. Troquei de HD, reinstalei o ubuntu server e, quando a instalação acabou e reiniciei a máquina... novo crash no HD.

     

    Aí comecei a pensar que seria muita coincidência dois HDs pifarem, sendo que o último, apesar de antigo, quase nunca era usado, e estava funcionando até aquele momento. Pensei então que se a fonte estivesse com problema, por exemplo, deixando de entregar corrente para o HD subitamente, isso poderia explicar os dois hd's queimados.

     

    Instalei então uma fonte de PC que tinha sobrando e não só consegui reinstalar o ubuntu, como ele está funcionando bem novamente (1 semada de uso ainda não contínuo). Estou aguardando uma fonte Pico PSU para voltar a ter essa máquina completamente silenciosa, já que ela fica na sala, e aí ela volta a entrar em operação.

     

    Infelizmente perdi tudo (tinha feito alguns backups de algumas pastas, mas não é o suficiente para voltar à configuração original que ele tinha), então não tenho mais os gráficos acima mais atualizados.

     

    Em resumo, para mim está mais do que aprovada, pois ela ficou esse tempo todo funcionando 24x7 sem nenhum cooler nem ar condicionado ambiental, e aguentou bem os dois verões infernais do RJ ate agora.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×