Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador retrô com z80/68k


Posts recomendados

@aphawk Estou usando o Z84C que usa é identico ao Z80-A, com memória, controlador serial, controlador paralelo, display gráfico, unidade de armazenamento, barramento de expansão, RTC, teclado e SO básico.

Vou usar o microcontrolador para fazer interface com o cartão e teclado, (ja estou trabalhando no código do controlador). Tenho alguns esboços do hardware dividido em partes mas tenho que melhorar muito antes de ter algo funcional, tem muita gambiarra com portas lógicas, quero manter a placa organizada pois muitos componentes dão muito trabalho para fazer manutenção.

 

Como resultado final quero produzir um computador pessoal, pra não ficar apenas um hardware embarcado com funções fixas saca? tem que ser algo reprogramável pelo usuário usando a própia máquina sem ajuda de componentes exrternos. :thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson1911

Em 23/02/2016 às 10:41, Anderson1911 disse:

Como resultado final quero produzir um computador pessoal, pra não ficar apenas um hardware embarcado com funções fixas saca? tem que ser algo reprogramável pelo usuário usando a própia máquina sem ajuda de componentes exrternos

 

 

.Amigo, lembro me de uma vez desenvolver algo parecido, só que com menos de um milesimo da complexidade do seu projeto  XD...

 

   Basicamente o que eu fiz foi desenvolver um pequeno Firmware capaz de interpretar alguns comandos recebidos pela serial (coisa bem simples, tipo ler uma porta analógica, comandar o I/O e fazer alguns cálculos simples), ele também salvava estes comando numa forma numérica na EEPROM do ATmega328p (pare serem executados no futuro) ....  Depois com um segundo microcontrolador comandando um display ILI9341 e um teclado eu conseguia dar estes comandos sem precisar de um computador...  Isso me permitia gravar e executar pequenos Script's para tarefas simples....

 

  Assim, só perguntando por duvida mesmo...rsrs....

  Algo perecido não simplificaria um pouco o projeto para o seu caso, tipo, um uC mais moderno comandando Display, teclado e Cartão de memoria... Esse uC rodaria um interpretador de assembly com as opções de salvar e carregar o código do cartão... Ao mandar executar o código, este uC o gravaria na Memoria de Programa externa do uP (Z80) e ao iniciar a execução do código o uC passaria para uma rotina de DMA para ceder o acesso aos periféricos comandados por ele (display, cartão e teclado) ao Z80...

 Então a vantagem estaria no interpretador de Assembly gravado no uC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuizGBarrio quero manter um pouco estilo retrô saca? varios circuitos TTL 74xx, as rotinas para controlar quase tudo tem que ser escritas para o Z80.

Apesar das limitações usar o sistema processador-memória-E/S ainda é mais versátil que usar o microcontrolador tudo em um, mesmo este ultimo sendo mais rápido, menor e possuir tudo incluido, estou tentando aumentar o controle do usuário sobre a CPU e deixar os microcontroladores apenas como auxiliares. Meu Plano é  usar 3 atmegas 328p(estou convertido ao AVR kkkk) ou equivalentes para o cartão SD e carregamento da BIOS, VDP e Teclado PS2/Audio.

 

Todas as idéias e dicas que foram dadas nesse tópico são ótimas, juntando um pedaço de cada da pra ir montando as partes do sistema diminuido custos e trabalho.

 

Se não me falha o inglês o Raspberry Pi começou usando o ATmega644 como processador/ES/e tudo mais e ainda adicionava 512k de memória.

atmel1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson1911 ,

 

Acho que lí errado.... você escreveu mesmo VDP ?????

 

Se isto vai virar um videogame o trabalho já multiplicou por 5 .....

 

Usando apenas um simples display gráfico, tipo 320x200, até podemos incluir algumas funções primitivas de vídeo, tipo ponto, linha, etc, escritas no BIOS mesmo do Z-80. Mas sem nada de 3D, frame buffer ..... afinal a ideia inicial não era poder ser programado em Assembly diretamente no teclado ?

 

Ah, por ultimo, usar Atmegas como processadores auxiliares de um Z-80 ..... é meio duro de engolir kkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_xyko_ vou preparar um esquematico com o que eu ja tenho pronto :thumbsup:

@aphawk VDP é só o jeito de falar kkkk, no caso de colocar um display colorido estou pensando em usar um atmega como "VDP" para processar os 320x230 pixels do display, tambem achei alguns projetos interessantes com atmega e VGA com 4 cores e baixa resolusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson1911 ,

 

E voce chama de "RETRÔ" um Z80 com 4 Atmegas usados como co-processadores de funções complexas, inclusive subindo o Bios para uma RAM a partir de uma EEPROM serial ?????

 

KKKKK depois tem gente que diz que EU sou doido !!!!!!  :lol:

 

 

@_xyko_ ,

 

Gostei dessa sua expressão "pensativa" .... me parece que você está mais "leve" agora !

Esse "desafio" vai tirar os poucos fios de cabelo que lhe restaram kkkkk !

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
51 minutos atrás, aphawk disse:

@Anderson1911 ,

 

E voce chama de "RETRÔ" um Z80 com 4 Atmegas usados como co-processadores de funções complexas, inclusive subindo o Bios para uma RAM a partir de uma EEPROM serial ?????

 

KKKKK depois tem gente que diz que EU sou doido !!!!!!  :lol:

 

 

@_xyko_ ,

 

Gostei dessa sua expressão "pensativa" .... me parece que você está mais "leve" agora !

Esse "desafio" vai tirar os poucos fios de cabelo que lhe restaram kkkkk !

 

Paulo

 

 

Nem tanto....

Quero ver um Z80 funcionando novamente,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk a ideia é fazer algo meio retrô, infelizmente tem alguns componentes que são mais difíceis de encontrar, e se comparar meu projeto com alguns que existem por ai você vai ver coisas ainda mais loucas, como C64 com porta USB , leitor de cartão e saída HDMI, e tudo isso em um único chip FPGA, fazendo a minha ideia ser apenas montar peças de LEGO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson1911 ,

 

Sim, concordo, se você usar um FPGA facilita bastante o teu hardware, mas isso não é nada Retrô , e nem pode ser copiado por outros que querem montar o seu projeto. Se eu não me engano, você falou que só ia usar chips tipo DIP, não foi ?

 

Basear o seu projeto em chips tipo DIP, fáceis de serem soldados, e fáceis de serem encontrados, vai permitir a qualquer um poder fazer a montagem !  Tudo bem que fica parecendo  um tipo de Lego, mas vou te dizer uma coisa : tudo que eu monto em minha casa são como peças de Lego, afinal uso as placas prontas, como um Arduíno, um módulo de sensor, um módulo de rádio FM, um módulo de amplificador stereo de 2 Watts, um módulo de fonte, um módulo de rotary encoder, um módulo de display ..... fica muito simples fazer tudo com esses módulos que a gente compra no Ebay.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Sei que estou sendo meio chato escavando um tópico de mais de um ano, mas gostaria muito que compartilhasse mais deste seu projeto. Eu ando bem interessado no Z80 ultimamente, ja li uns livros, manuais e datasheet, vim conhecer memórias eprom, portas lógicas e o próprio conceito de processamento a partir disso (tenho apenas 17 anos, cursando meu último ano do ensino médio). Eu ja adquiri um z80, junto dele uma Eprom 27512, o troço com janela kkkk, alguns cis de portas logicas e um ci de flip flops D. Estou querendo ligar meu z80 em um display LCD 16x2 que returei de uma impressora e talvez programar um jogo. Por favor, continue discutindo o tema, esse tópico me deu várias informações quando eu estava bem perdido, obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns para quem se interessa por essa parte... bem complicadinha... mas acho que vocês tem noção tem toneladas de material gringo sobre esse processador. Agora que querem "nacionalizar" e traduzir tudo para cá seria uma boa para quem se interessar...

 

Mas só to passando por aqui ^^ :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

 @aphawk então, eu comprei esse aqui da imagem, nem sabia que tinham diversos tipos, apenas conhecia os vários encapsulamentos. Tem alguma diferença desse cara que comprei para o z80 "normal"? Eu descobri algumas informações sobre o funcionamento de displays lcd como os 16x2 e 20x4, tem até um vídeo no YouTube de um gringo que ligou e escreveu em um desses apenas usando botões para estar os bits de informação, 8bitguy o canal, acho que o conceito é parecido com isso pra ligar ele no z80 e escrever alguma coisa na tela via assembly. o que você sugere que eu faça pra ir desenvolvendo o projeto? Pra onde devo me direcionar agora?

Ando pensando em até fazer rodar um mini jogo monocromático nesse displays, como tetris ou um mini game de corrida, o que acha? 

20171030_021100.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jorisclayton disse:

 @aphawk então, eu comprei esse aqui da imagem, nem sabia que tinham diversos tipos, apenas conhecia os vários encapsulamentos. Tem alguma diferença desse cara que comprei para o z80 "normal"? Eu descobri algumas informações sobre o funcionamento de displays lcd como os 16x2 e 20x4, tem até um vídeo no YouTube de um gringo que ligou e escreveu em um desses apenas usando botões para estar os bits de informação, 8bitguy o canal, acho que o conceito é parecido com isso pra ligar ele no z80 e escrever alguma coisa na tela via assembly. o que você sugere que eu faça pra ir desenvolvendo o projeto? Pra onde devo me direcionar agora?

Ando pensando em até fazer rodar um mini jogo monocromático nesse displays, como tetris ou um mini game de corrida, o que acha? 

20171030_021100.jpg

 

Bom, pela foto é um Z80 normal, de primeira geração, então vai rodar no máximo a 2,5 Mhz.

 

Eu perguntei porque hoje existem muitas variantes, algumas já possuem vários periféricos embutidos, e eles rodam a velocidades maiores, podendo atingir até 50 Mhz alguns modelos !

 

Um bom sistema baseado no Z80 precisa usar um Z-80 CTC para podermos usar timers e counters com interrupção, e para facilitar o I/O precisaria de um Z80-PIO , que nos daria 16 pinos de I/O.

Claro que você pode fazer a decodificação "na marra" dos seus periféricos usando CI's TTL, mas sempre complicam a montagem. E usar uma memória estática de 8K ou 32K ajuda a manter tudo mais simples.

 

Usar os componentes Z80-PIO , Z80-CTC e uma interface serial tipo Z80-SIO facilita muito a montagem e diminui bastante o trabalho de programação caso o uso seja bem geral. Mas isso depende do que você quer fazer...

 

Eu acho que o clock de 2,5 Mhz é muito baixo para se fazer grandes coisas em jogos, mas dá para brincar com LCD's e até implementar um sistema CP/M , tudo depende do seu objetivo.

 

É um bom aprendizado, mas se me pedisse uma opinião, eu começaria montando algo com a linha Atmega, por exemplo um Atmega1284P , que tem formato DIP , possui muita coisa já embutida dentro, roda a até 20 Mhz, tem 16K de RAM, e nada te impede de rodar programas do Arduíno dentro dele , ou seja, pode usar muita coisa prontinha de módulos tipo display I2C, display LCD, display Oled, display TFT, teclados, sensores, etc ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

 

Pelo que vi, tem umas pessoas aqui que trabalharam com o CP500 e TK85...

Pois bem, eu trabalhei com esses micros nos anos 80 e 90 e estou recuperando alguns deles...

Tenho o CP200, CP400, CP500, TK85 (16K e 48K), TK90, TK95, MSX (Hotbit e Expert), TK2000, TK3000, Exato CCE e muitas outras coisas, como o RaspberryPI3 e o Multicore do Trucco.

Tenho o projeto de montar um museu na minha cidade (fb.com/museu.jp) e já tenho catalogados mais de 2500 itens, entre HW, SW e publicações. Aprecio sugestões e tópicos como este.

Se alguém quiser mandar ideias ou links interessantes, favor usar o [email protected]

Abraço a todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...