Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro compiladores de c (createprocess: no such file or directory)


Posts recomendados

Bom dia, uso constantemente o codeblocks para dar aulas de linguagem C e, outro dia, depois de ficar uns meses sem utilizá-lo, tentei compilar alguns programas simples e ocorreu o seguinte erro:

CreateProcess: No such file or directory

Não consegui resolver o problema mesmo reinstalando o editor e o compilador. O olhei no google e vi muita gente com esse erro, mas tinha mais a ver com programação em C++, arquivos de bibliotecas e etc, que não é meu caso.

Instalei o DEV C++ e o correu o mesmo erro.

Alguém poderia me ajudar?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela mensagem retornada (createprocess: no such file or directory), parece que a GUI não está encontrando o caminho para as bibliotecas.

Já conferiu a configuração do projeto para conferir o caminho apontado está correto?

 

Seria interessante tentar compilar manualmente (pode ser um código simples) para testar a funcionalidade do compilador.

Caso dê certo, ficará comprovado que o erro está vindo pela falta de configuração da GUI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta. Vou ver o que consigo fazer, mas não tenho conhecimento tão avançado em programação a ponto de compilar à mão. Sou engenheiro eletricista e atualmente trabalho como professor. Ensino linguagem C para aplicação em microcontroladores. E como dou aulas em curso técnico nada é tão avançado. 

Vou deixar o tópico aberto e ver se alguém aparece com uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é sempre, mas quando eu recebo uma mensagem do tipo "No such file or directory" o problema normalmente está nos meus #includes. Veja se no código que você está tentando compilar tem alguma linha parecida com as seguintes:

#include <CreateProcess>

ou

#include "CreateProcess"

Outra possibilidade é que algum arquivo de cabeçalho que você inclui no seu código tenta incluir o arquivo de cabeçalho CreateProcess. Não sei se é o seu caso, mas quando programa-se com a API do Windows (também conhecida como "API Win32") faz-se o #include do cabeçalho Windows.h para ter acesso à função CreateProcess, mas como você trabalha com microcontroladores eu acho que você não tem acesso à API do Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tente entrar em %appdata% e borre a pasta chamada codeblocks, essa pasta guarda toda a configuração do programa, se quiser apenas mude o nome dela, mas não tenha medo, o programa criará outra, o efeito é semelhante a uma instalação nova, todos os problemas deveriam desaparecer. talvez depois de fazer esse processo você deverá configurar o toolchain do codeblocks se o compilador não funciona, isso é porque codeblocks não identificou automaticamente o compilador, se isso ocorrer volte aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!