Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Executar programa através de outro dispositivo


Posts recomendados

Olá,

 

Gostaria de saber se existe a possibilidade de executar um programa de um microcontrolador (microcomputador, ou qualquer dispositivo que eu consiga fazer isso) através de um smartphone.

 

ex: Computador(1) com um programa executavel, e outro computador(2) em rede, executar esse programa do computador(1), mas nesse caso vai se tratar de um microcontrolador, ou esses microcomputadores, ou qualquer dispositivo viável.

 

Outra duvida, a conexão seria via wi-fi, mas sera que consigo via bluetooth?

 

A principio a ideia seria ter um banco de dados no smartphone e o microntrolador enviaria dados ao smartphone informando o que executar.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é necessário isto?

Seria mais fácil fazer uma comunicação através de comando.Se eu receber "A" ligo um luz,se eu mandar "B" desligo a luz,se eu mando "C" ligo um motor...

Se você quer se comunicar na internet,da um olhada nodemcu(esp8266),tem wiffi,além de ser um microcontrolador, e sair menos de 30 reais no mercado livre.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Via WiFi a melhor opção seria o ESP8266, inclusive já estão comercializando a nova versão que é o ESP32 na China(um pouco caro ainda por ser lançamento), com ele é dá pra conectar em redes WiFi e bluetooth. Quanto ao acesso de diversos dispositivos e plataformas, é só o servidor permitir os acessos tanto para inserirem dados quanto para lerem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo que preciso. porém tem algum com conexão bluetooth?

Só consegue criar o programa na web?

 

essa placa é capaz de fazer o que esp8266 faz? 

http://www.ti.com/tool/LAUNCHXL-CC2650?keyMatch=cc2650&tisearch=Search-EN-Products

 

preciso de algo parecido, pois vou ativar reles do arduino, e gostaria que o esp8266 (por exemplo) encaminhasse o smartphone para a interface que vai controlar como nesse video

 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

É isso mesmo que preciso. porém tem algum com conexão bluetooth?

WiFi + bluetooth o caminho mais fácil que você pode encontrar é com os ESP32, veja aqui uma breve explicação sobre ele: http://pedrominatel.com.br/pt/esp32/esp32-o-que-ja-sabemos-sobre-o-novo-esp8266/

 

19 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

Só consegue criar o programa na web?

Pode criar na IDE do Arduíno se não quiser usar outras, inclusive pode aproveitar os sketch(códigos) do Arduíno, depois de criado o programa basta fazer o upload para o ESP, da mesma forma como é feito no Arduíno.

 

19 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

essa placa é capaz de fazer o que esp8266 faz? 

Não! Esta placa é voltada para o protocolo ZeegBee que é diferente do TCP/IP do ESP. Em resumo, o Zeegbee não pode acessar a sua rede WiFi da sua casa, enquanto o TCPIP pode!

 

19 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

preciso de algo parecido, pois vou ativar reles do arduino, e gostaria que o esp8266 (por exemplo) encaminhasse o smartphone para a interface que vai controlar como nesse video

Com este módulo ESP do vídeo é possível por exemplo você conectar nele um módulo bluetooth à parte, daí você teria as duas tecnologias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz obrigado pelo esclarecimento!

 

Quero utilizar a conexão bluetooth preferencialmente, mesmo que a placa da texas seja voltada para zeegbee, ela não consegue criar um executador como o do video?

 

Entao para ativar os relés do meu projeto, vou utilizar o arduino com bluetooth e os relés, junto ao ESP32 que vai fornecer os botões que serão utilizados para controlar os reles. A conexão do smartphone com o esp32 vai ser smartphone>bluetooth*arduino>esp32?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheeus.oliveira Dizem que uma imagem fala mais que mil palavras, então vou te mandar duas hehehe...

 

esp32.png.991a6a30b4193aca048225dd48b115b0.png

 

 

esp12.thumb.png.3c262d9d8bb6dd0c2fb589b5282d4240.png

 

Suas perguntas:

 

5 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

Quero utilizar a conexão bluetooth preferencialmente, mesmo que a placa da texas seja voltada para zeegbee, ela não consegue criar um executador como o do video?

Não conheço esta placa da Texas, mas conheço as tecnologias Zeegbee e TCP-IP e posso te garantir que são coisas diferentes, isso significa que esta placa da Texas não faz a mesma coisa do ESP01 do vídeo. Os dispositivos zeegbee só se conectam entre eles mesmos formando uma rede mesh. Basicamente os zeegbees servem para fazer uma rede serial(rs232) virar wifi.

 

5 horas atrás, matheeus.oliveira disse:

Entao para ativar os relés do meu projeto, vou utilizar o arduino com bluetooth e os relés, junto ao ESP32 que vai fornecer os botões que serão utilizados para controlar os reles. A conexão do smartphone com o esp32 vai ser smartphone>bluetooth*arduino>esp32?

Funciona assim: 

 

Usando o ESP01(do vídeo), você vai na IDE do Arduíno e cria seu programa, envia para o ESP01(como se fosse um arduíno), daí seu ESP01 se comunicará com o módulo bluetooth, assim seus dispositivos WiFi se conectam no ESP01 e seus dispositivos bluetooth, no módulo bluetooth.

 

Usando o ESP32(Tecnologia nova, só se encontra pra comprar no exterior), você vai na IDE do Arduíno, cria seu programa, envia para a memória do ESP32 e assim todos os seus dispositivos (WiFi ou Bluetooth) se conectarão ao ESP32, como pode ser visto nas imagens.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...