Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais os passos para a construção de um site?


Posts recomendados

Utilizando o método mais simples e base de muitos outros métodos de desenvolvimento de software. o método cascata determina as seguintes etapas para o desenvolvimento de um software, no caso site.

 

Análise: Levantamento de requisitos, qual o objetivo do site, quais suas funcionalidades.

Projeto: Toda a documentação nescessária.

Codificação: Codificação do programas tanto do site quanto banco de dados, servidores...

Teste: Testar todas as funcionalidades listadas no projeto baseado no análise.

Implementação: Lançar e fazer funcional o site no mercado//web.

 

cascata.png

 

 

Essa é somente a base para o compreendimento de como deve ser feito. porém é moldável e existem outras metodologias  que possam atender melhor caso a caso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@thewebmaster Olá, seja bem vindo ao nosso Clube do Hardware.

 

 

Ao meu ver, o usuário@Paulo_silver  mostrou um dos métodos de desenvolvimentos mais utilizados. 

Tendo em mãos todos os requisitos e o projeto, codificar é a parte "mais fácil" digamos assim.

 

Basicamente,  quando você já tem tudo que precisa, incluindo a modelagem do banco de dados, a codificação fica bem fácil(dependendo do seu nível de conhecimento).

 

4 horas atrás, thewebmaster disse:

Eu sei que é necessário o layout, os códigos e tal.

Quais os passos?

O layout é feito pelos códigos.  

 

Você e/ou outra pessoa cria um layout no photoshop. Este passo é chamado de "Landing" que consiste em construir o site todo em imagem para ter a representação o modelo dele..

 

Então pela estrutura HTML você monta e estiliza com CSS.  Não tem como dar um passo a passo.

 

Se você é leigo ainda, veja video aulas no youtube que ensinam o básico de estruturas(html) e estilização (css).

 

Inclusive, recomendo leituras do autor chamado Mauricio Samy siva, o "maujor". Os livros dele são muito didáticos do iniciante ao intermediário avançado.

 

 

Aproveito para recomendar, que fique longe de quaisquer IDEs que auxiliam o desenvolvimento por meio visual. Por exemplo o Dreamweaver.  Pelo menos agora no inicio enquanto você aprende.

Ele em um primeiro momento para quem é leigo pode ser bom, mas para o desenvolvedor não.

Você mais perde tempo limpando o CSS que ele gera do que fazendo um na mão!

 

Claro que existem IDEs boas, como por exemplo o Eclipse for php(é o que eu uso), Notepad++, Komodo Edit.. dentre outros que são bons e gratuitos!

 

Enfim,  boa sorte no seu desenvolvimento

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@DiF 

Maneiro seu post !

Estou aprendendo html básico no  notepad++, depois irei aprender css, javascript, php e mysql tudo básico !!

Depois voce acha que devo me aprofundar em qual?? 

Queria saber de você, para eu usar no futuro, qual a melhor IDE, a IDE de um desenvolvedor profissional e porque você acha.....

Dreamweaver? Wordpress? Notepad++???

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@César C Olá.

7 minutos atrás, César C disse:

Depois voce acha que devo me aprofundar em qual?? 

Depende. Existem dois ramos no desenvolvimento web:

Front-end e Back-end.

Se você gostar de front-end, se aprofunde no desenvolvimento dele. Transformar os landings em  site e etc..

Se você preferir a mecânica por trás, se aprofunde em php.

 

HTML, CSS e Javascript praticamente andam juntas!

 

12 minutos atrás, César C disse:

Queria saber de você, para eu usar no futuro, qual a melhor IDE, a IDE de um desenvolvedor profissional e porque você acha.....

Dreamweaver? Wordpress? Notepad++???

Esta é uma pergunta muito relativa. Pois a opinião e gosto de cada desenvolvedor amador e/ou profissional é volátil.

 

Na minha opinião, gosto do Eclipse for PHP versão Oxygen.  Foi desenvolvido em Java, é leve e rápido. Possui o recurso  highlight(auto-completar  funções e estruturas listado em uma caixa drop-down) para diversas linguagens  como javascript, php e até mesmo html.

 

O notepad++ é uma boa IDE também, há quem prefere ela. Se você se acostumou e gostou dele, pode continuar com ele. Mas se estiver procurando por alternativas, dê uma chance para o Eclipse oxygen. 

 

O Dreamweaver é uma IDE que possui muito recurso, mas é pesado e pago.

Além disso, o modo editor de arrastar e soltar  gera muitos atributos desnecessários no CSS. Então você teria trabalho a mais para limpar linha a linha as coisas que não quer.

 

Muitos iniciantes preferem o Dreamwaver porque ele dá uma impressão de que tudo ali é fácil de fazer e não requer que saiba a linguagem.

 

Enfim, eu não gastaria dinheiro sabendo que tem IDEs melhores e gratuitas :) 

Lembrando que esta é minha opinião pessoal.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF

 

Obrigado pela ajuda...!!! Quero ser front-stack (creio que se pronuncia assim) quero atuar tanto na area de desenvolvimento (programação) qto de design!!! A IDE eclipse for php é boa pra isto?.... Quero desenvolver sites do início ao fim, trabalhar por conta própria... você tem algo a me dizer, pelo fato de estar começando, que possa me ajudar ???

 

voce acha que se eu me esforçar posso "chegar la" e me encaixar em algo rentável, como no caso, trabalhar por conta própria?

 

Outra coisa, o site oficial do eclipse é eclipse.org ne ?

 

OBRIGADO !!!

 

 

@DiF

Aguardo respostas....

Grato desde ja !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@César C

17 horas atrás, César C disse:

Quero ser front-stack (creio que se pronuncia assim) quero atuar tanto na area de desenvolvimento (programação) qto de design!!!

Nunca ouvi um termo destes. Para fazer os dois, só se você for trabalhar sozinho sem ajuda, sem equipe.

Eu vejo isso ruim. Pois o profissional precisa de uma especialidade para se aprofundar.

Nada impede de você saber as duas coisas, mas de prioridade a uma. Eu por exemplo, sou formado em ADS,  sei fazer as duas coisas, mas gosto do  back-end. Então me aprofundei mais no back-end e  na linguagem php. 

Citação

qto de design!!!

São duas áreas diferentes.  Uma é desenvolvimento e coding e outra é a criação. O ideal é você trabalhar com uma equipe. Por exemplo, um designer que cria o  landing, o coder transforma ela em estrutura html e estilização e o programador back-end dá vida ao sistema. Basicamente é isso.

 

17 horas atrás, César C disse:

A IDE eclipse for php é boa pra isto?....

Não sei dizer. Como eu mencionei no outro post, a pergunta é muito relativa. Depende exclusivamente do gosto do programador. EU uso e gosto do eclipse e não troco por nenhum outro IDE.

 

17 horas atrás, César C disse:

voce acha que se eu me esforçar posso "chegar la" e me encaixar em algo rentável, como no caso, trabalhar por conta própria?

Sim. qualquer um, que se esforça chega onde quer. O nicho de programação web é rentável. Mas saiba que atualmente é o ramo que todos estão entrando.. então prepare-se por forte concorrência com sistemas que criam sites  como o wix por exemplo..  enfim...  estude, aprenda, faça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!