Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação RS485 COM PIC


Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou com uma certa dificuldade para realizar uma "configuração" que nunca fiz, preciso da ajuda de você.

Estou criando um sistema de monitoramento para um elevador de carga, este sistema de monitoração vai monitorar cada porta deste elevador, sendo que vão ser cerca de 27 portas, estas portas tem uma chave fim de curso que me da uma sinal quando aberta ou fechada. Pra mim fica difícil ter que puxar um cabo para cada porta para monitorar até porque o clp que estou usando é limitado, então pensei em usar um sistema de que consiste no seguinte:

Em cada porta vou colocar uma placa (PCI) com um microcontrolador pic16f688, este pic entre outras funções vai monitorar se a porta esta aberta ou fechada, por exemplo:

 

    ......

          if(input_pinA0){

            output_high(pin_C0);

          }

          output_low(pin_C0);

 

Ou seja quando o sensor que estará ligado ao pino A0 for acionado identificando a abertura da porta, o pino C0 vai se tornar "alto" para acionar um led que indica que a porta esta aberta, porém alem disso preciso que seja enviada um bit ou byte via RS485 para o clp, o qual só possui comunicação RS485, informando que a porta X esta aberta.

sei como fazer toda a programação, mas não sei como fazer esta rede RS485 entre pics, estou com 2 clp e uma ihm em rede e preciso usar os pics para fazer o monitoramento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigo. 

O que você terá que estudar é sobre a utilização da porta serial do pic (USART).

 

Quando a porta estiver aberta envia , pela USART, o caractere 'A' e fechada o caractere 'B'.

De uma estudada sobre comunicação 485. Na figura abaixo ilustra como funciona. É um master (CLP) e vários slaves (portas), quando uma porta enviar um status no barramento o master identifica essa informação e trabalha ela internamente e daí fica a seu gosto se ele enviará uma resposta dizendo que reconheceu o comando e etc.

 

RS-485 Topology 2-wire.gif

 

E quanto ao pic x 485, ele libera pela saída serial dele nível ttl, então precisará utilizar um conversor ttl x 485, conforme a outra imagem abaixo.

Abs

atmega8_max485_0.png.a1908fb2d3faabbcc865dc1740244a3a.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!