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Olá @GABRIEL PAUZT GONÇALVES.

 

Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Poste o código que já conseguiu fazer e onde está com dúvidas...

 

Sugestão: tente fazer primeiro um programa mais simples... que leias os nomes e exibas todos, sem se preocupar se são repetidos ou não. Mais pra frente insere em "módulo" no programa.

 

No aguardo.

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  • Membro VIP

Olá @GABRIEL PAUZT GONÇALVES.

 

9 horas atrás, GABRIEL PAUZT GONÇALVES disse:

mas o probela é q o vetor nao aceita armazenar caracteres

Não aceita, ou não está aceitando? são coisas diferentes.

 

Resumidamente: sim, o VisuAlg aceita caracteres em vetores.... para o contexto, declare com o tipo caractere.

 

 

O programa "simples" que me referi, foi utilizando vetor mesmo... apenas que não precisaria se preocupar, por enquanto, se é repetido ou não. Algo como preencher um vetor com 5 nomes e após exibir esses 5 nomes.

 

 

9 horas atrás, GABRIEL PAUZT GONÇALVES disse:

dai eu n sei como construir um algoritmo ,,,,

Dê uma pesquisada sobre vetores em VisuAlg. Tente fazer algo, poste o código que conseguiu fazer e onde está com dúvidas.

 

No aguardo.

 

 

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Algoritmo "contar nomes"
var
v:vetor [1..4] de caracter
indice:inteiro
cont:inteiro
// Seção de Declarações das variáveis


Inicio
para indice de  1 ate 4 faca
escreval("digite seu nome")
leia(v[indice])
fimpara
para indice de 1 ate 4 faca
escreval(" os nomes descritos foram: ", v[indice])
fimpara
se v[indice] = v[indice] então
cont:=cont+1
fimse
escreval("nomes que se repetem igual a :"cont)
Fimalgoritmo

Até a parte do exibir os nomes ta de boa ,,,mas preciso fazer q ele mostre quantos nomes se repetem

 

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  • Membro VIP

Pronto... a parte do VisuAlg já vemos que está bem encaminhada, agora falta você "entender mais a fundo o problema, e tentar achar uma solução para ele".

 

Tente por exemplo imaginar que você que tivesse que fazer isso de cabeça... como você faria? Tendo você com uma lista, por exemplo de 20 nomes, como faria para identificar os repetidos como é pedido? Aí, tente entender os passos que você está usando e traduza para um algoritmo..

 

 

 

Então: antes você precisa saber o que você quer fazer. Depois vem a parte como fazer no VisuAlg.

 

A parte da leitura e exibição dos nomes está ok. Vamos analisar essa parte:

se v[indice] = v[indice] ENTÃO
  cont:=cont+1
fimse

Temos:

v[]   -  é a forma de acessar uma posição do vetor;

indice   -   é variável numérica que será usada para acessar uma posição de v;

 

Qual o valor de indice no momento que está executando esse se?   Veja que logo antes do se tem um para que usou esse indice, logo, indice estará com o último valor do para, ou seja, indice vai está com o valor 4. Logo, seria o mesmo que:

se v[4] = v[4] ENTÃO
  cont:=cont+1
fimse

Algo como: "se 'o nome que está na posição 4 do vetor' é igual ao 'o nome que está na posição 4 do vetor' então"

Ou seja, SEMPRE SERÁ IGUAL. Pois "X" sempre será igual a "X", logo, cont será igual a "o valor que tem em cont, que é 0, mais 1", logo, cont=1.  Entende? o VisuAlg simplesmente vai executar o que você determinar...

 

A parte de ter uma base da estrutura do VisuAlg está ok. Ela ajuda a criatividade... falta agora ter a lógica e após tentar traduzir.

 

 

No aguardo.

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