Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ton Gunner

Roteador ou switch? Configurar rede doméstica

Recommended Posts

Fala pessoal, tudo bem?

 

Não entendo praticamente nada de rede e queria uma ajuda.

 

Tenho um pacote de internet de 50MB da Vivo, o modem fica na sala e o sinal de wifi é até ok no celular (as vezes fica bem ruim, mas consigo conviver).

 

Mas não consigo acessar os recursos da smartv e do PS4 no quarto. Além de ter um PC cabeado, estou pensando em também cabear esses equipamentos.

 

Aí que vem a dúvida, compensa comprar um roteador e deixar o sinal do wifi saindo do quarto (tive a NET antes e foi no quarto que o wifi distribuiu melhor para o resto da casa) ou compro algum switch para cabear os equipamentos? Se comprar o roteador, preciso de ajuda para configurar o modem para que apenas lance o sinal para o roteador (não quero ter dois pontos de wifi na casa pra não ter que trocar de rede em cada cômodo).

 

Outra dúvida, cabo de rede? Cat6 é o melhor, mas como identifico se o que tenho é esse? Qualquer switch me resolve o problema?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ton Gunner Dá pra fazer o que precisa de várias maneiras, usando switch, repetidor wifi, roteador em modo ap, etc, vai depender da escolha que fizer, fazendo a rede cabeada ou ponte via wifi, complicado te orientar sem saber direito o local. Seria melhor ver como gostaria de fazer, onde deixar o modem do provedor, onde deixar o roteador principal, aí a partir disso daria para te orientar um pouco.

 

OBS: Só para você saber, o switch só serve tipo como uma ponte, um switch da TP-Link ou da D-Link são bons.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então, o modem vai continuar na sala. O roteador (caso seja a escolha) ficaria no quarto, pois quero cabear o videogame e a TV do mesmo jeito e aproveitar o sinal do wifi para celular e tablet. 

     

    Qual switch seria o ideal? Gigabit? Ele funciona com qualquer cabo? porque o que eu tenho já tem uns 15 anos e com certeza não é cat6.

     

    Então minha dúvida é, qual switch é melhor pro meu caso? E o roteador TP-LINK Archer C7 ou Archer C20 são bons?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Ton Gunner Vamos por partes, corrigir se entendi errado:

    Estrutura atual:

    - Modem Wifi está na sala;

    - Smart TV e PS4 estão no quarto;

    - PC cabeado no quarto (cabo plugado no modem da sala)

     

    Estrutura pretendida:

    - Modem Wifi na sala;

    - Roteador ou Switch no quarto;

    - Sinal Wifi melhor no quarto.

     

    Dê retorno que voltamos a conversar.

     

    Quanto a sua dúvida de cabos, é só usar o padrão que todos usam do plugue rj45, suficiente. Quanto a switch, o que posso recomendar são as marcas TP-Link ou D-Link, daqueles que não precisa configurar nada, só plugar.

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Ton Gunner Ok, seguem sugestões:

    1. Com Roteador

    - A ponta do cabo de rede que está plugado no PC do quarto será plugado em um roteador na porta WAN (sendo que a outra ponta está vindo do modem wifi da sala);

    - O novo roteador do quarto além da porta WAN possuirá creio que no mínimo mais 4 portas LAN, aí é só utilizá-las para cabear a Smart TV, PS4 e PC, vai sobrar apenas uma porta LAN vaga no roteador;

    - Entre no setup desse novo roteador e configure a rede Wifi, alterando o nome e senha da rede sem fio de sua preferência;

    - Como não quer mais de um sinal Wifi ativo na residência, acesse o modem da sala e desabilite o sinal Wifi.

     

     

    2. Sem Roteador

    - A ponta do cabo de rede que está plugado no PC do quarto será plugado em um switch, não importa qual porta seja, (sendo que a outra ponta está vindo do modem wifi da sala);

    - O novo switch do quarto possuirá creio que no mínimo 8 portas, no caso sobrando 7, aí é só utilizá-las para cabear a Smart TV, PS4 e PC;

    - Quanto a necessidade de um sinal Wifi melhor no quarto, tem a possibilidade de utilizar um equipamento que tenha função Access Point (Ponto de acesso), aí teria que configurar no setup dele o nome e senha da rede Wifi, só não sei se dá problemas de conexão depois devido o nome for idêntico a rede Wifi da sala, só testando mesmo. Outra possibilidade é utilizar um repetidor Wifi para fazer uma ponte expandindo o alcance do sinal Wifi que vem da sala até no quarto, no caso dá para usar o mesmo nome na hora que configurar o repetidor, mas aí o repetidor só fica bom mesmo se tiver um lugar bom para plugar ele na tomada que tenha um sinal mais ou menos mediano que vem da sala para ele prolongar o sinal até o quarto.

     

     

    Essas são algumas maneiras de fazer o que precisa, pensei no jeito mais simples, afinal aí é residência, decida um jeito que fará você gastar menos, e não precisa procurar equipamentos muito top, modelos padrão de marcas boas darão conta do recado.

    Caso tiver outra sugestão, pode retornar.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×