Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia.

Gostaria de saber se teria como eu gravar o bootloader no ATMEGA328P direto na PCI de um projeto que estou desenvolvendo, ou seja, sem utilizar, por exemplo, o arduino uno ou duemilanove. Alguém poderia me ajudar?

O projeto terá duas vertentes, sendo que uma utilizará um cristal de 16Mhz e alimentada com 5VDC, e outra utilizará o clock interno de 8Mhz do próprio ATMEGA e alimentada com 3,3VDC .

Grato da atenção de todos.

Postado

O que é PCI que você se refere? A placa pcb?

Arduino tem as entrada SPI para o programador, você pode colocar os pinos ou algum conector assim para você programar o atmega em qualquer pcb e com qualquer coisa ligado a ele.

Você pode programar usando o programador (procura no google "atmega Programmer"). Tem algumas formas de fazer isso.

Sobre usar o Rx Tx depende do projeto... se tiver algo ligado ao Rx Tx do tipo um módulo ou circuito bluetooth pode impedir a gravação. 

Postado

Me desculpe amigo. É isso mesmo, PCI é a placa de circuito impresso.

O meu problema não é gravar o programa, e sim o bootloader. Gostaria de saber como eu faço isso direto na minha PCI.

Como eu disse antes, terei duas vertentes, uma comunicando com a outra, porém a comunicação entre elas não será pelo Rx e Tx, logo, estes pinos ficarão exclusivamente para gravação.

Postado

Hum... me parece que só dá para passar o bootloader por SPI

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoToBreadboard

Nunca tentei pelo Rx tx além de passar programa. Sendo que no SPI você pode tanto passar o bootloader como passar programas para ele.

Mas se o atmega já tiver o bootloader não precisa você ficar gravando ele toda hora... só uma vez.

adicionado 2 minutos depois

ah como disse tem outras forma de fazer também

https://diyhacking.com/make-arduino-board-and-bootload/

você pode fazer também seu próprio SPI por porta paralela* e coisa do tipo... depende.

• 3 semanas depois...
Postado

Olá @Bommu Perneta, realmente não há como gravar o bootloader pelo Rx Tx. Pesquisei muito a respeito e realmente tive que mudar meu projeto. 

Descobri que quando se grava um ATMEGA328 pela SPI do Arduino não é necessário gravar o bootloader primeiro, pode-se subir direto a sketch.

Gostaria de compartilhar um problema que eu tive, pois talvez possa ajudar alguém.

Estou usando um Arduíno Duemilanove para carregar os programas. Inicialmente eu estava tendo o seguinte problema ao carregar bootloader e sketch:

avrdude: stk500_getparm(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x14 

avrdude: stk500_getparm(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x01 

avrdude: stk500 initialize(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x10 

avrdude: initialization failed, 

rc=-1 Double check connections and try again, or use -F to override this check. 

avrdude: stk500_disable(): unknown response=0x12 

a porta serial avrdude: stk500_disable(): unknown response=0x12 selecionada não existe ou sua placa não está conectada

Depois de 4 dias quebrando a cabeça eu descobri que o problema não era a comunicação da placa do meu projeto com o Arduíno, e sim do computador com o Arduíno.

O lance é que o computador dava um reset no Arduíno quando eu solicitava para gravar pela SPI, e por isso dava esse erro de comunicação.

Solução:

Removi o ATMEGA328 da placa do meu gravador (Duemilanove), dobrei o pino 1 (referente ao reset), voltei ele pro gravador e pronto. Não há mais problemas de gravação, pois não há mais como a CPU resetar o Arduíno.

Lembrando: Caso queiram gravar algo no ATMEGA do gravador, é necessário voltar o pino de reset.

Caso tenham outra solução para este problema, por favor, compartilhem comigo.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Leandro Lemos Kallás disse:

dobrei o pino 1

isso não é totalmente bom. Além do óbvio risco de quebrar o pino, não é nada bom deixar ele flutuando caso esse tal de

2 horas atrás, Leandro Lemos Kallás disse:

Arduíno Duemilanove

(wtf?) seja o sistema rodando. Se este for só gravador, consulte o ds do seu mc e veja qual a condição (0,1,vpp) é aplicada no pino reset durante a gravação pra não deixá-lo aberto...

De fato existem programadores relativamente simples e baratos pra atmegas. Me lembro de ter contato com algum há ... algum tempo atrás. Conversam direto com eles. Há vida além do arduíno

Postado
Em 13/11/2017 às 10:38, Leandro Lemos Kallás disse:

Olá @Bommu Perneta, realmente não há como gravar o bootloader pelo Rx Tx. Pesquisei muito a respeito e realmente tive que mudar meu projeto. 

Descobri que quando se grava um ATMEGA328 pela SPI do Arduino não é necessário gravar o bootloader primeiro, pode-se subir direto a sketch.

Gostaria de compartilhar um problema que eu tive, pois talvez possa ajudar alguém.

Estou usando um Arduíno Duemilanove para carregar os programas. Inicialmente eu estava tendo o seguinte problema ao carregar bootloader e sketch:

avrdude: stk500_getparm(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x14 

avrdude: stk500_getparm(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x01 

avrdude: stk500 initialize(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x10 

avrdude: initialization failed, 

rc=-1 Double check connections and try again, or use -F to override this check. 

avrdude: stk500_disable(): unknown response=0x12 

a porta serial avrdude: stk500_disable(): unknown response=0x12 selecionada não existe ou sua placa não está conectada

Depois de 4 dias quebrando a cabeça eu descobri que o problema não era a comunicação da placa do meu projeto com o Arduíno, e sim do computador com o Arduíno.

O lance é que o computador dava um reset no Arduíno quando eu solicitava para gravar pela SPI, e por isso dava esse erro de comunicação.

Solução:

Removi o ATMEGA328 da placa do meu gravador (Duemilanove), dobrei o pino 1 (referente ao reset), voltei ele pro gravador e pronto. Não há mais problemas de gravação, pois não há mais como a CPU resetar o Arduíno.

Lembrando: Caso queiram gravar algo no ATMEGA do gravador, é necessário voltar o pino de reset.

Caso tenham outra solução para este problema, por favor, compartilhem comigo.

Existe alguns problemas desse tipo, até mesmo no Arduíno Uno. Por isso que é muito importante verificar no ato da compra qual a REVISÃO do Arduíno !

No caso do Uno, a recomendada é a R3.

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!