• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Mr. Pringles

Preciso de INFO sobre REDES pequenas

10 posts neste tópico

Se v algume souber d alguma apostila sibre redes, qual quer tipo, de preferência , redes simples pequenas e que compartilhem uma NET banda larga, por favor me mandem um link

tambem tenho uma duvida:

dá pra fazer uma rede de 2 micros sem hub? tipo, só com o cabo ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dá pra fazer uma rede de 2 micros sem hub? tipo, só com o cabo ?

Com certeza que sim :)

você vai fazer um cabo em CROSSOVER, ou seja, uma ponta do cabo vai ter a sequencia diferente da outra ponta.

você pode fazer assim..

o cabo possui 8 fios, você so precisar usar 4 fios, que pode ser o Branco Azul, Azul, Branco Marrom, Marrom, os demais você pode corta-los.

A sequencia fica assim:

Na primeira ponta do cabo:

O conector RJ45 tem 8 entradas ...

1-Branco Azul

2-Azul

3-Branco Marrom

4-

5-

6-Marrom

7-

8-

Vai vai perceber que so precisa de 4 fios, e o ultimo fio PULA 2 CASAS.

Na segunda ponta fica assim:

1-Branco Marrom

2-Marrom

3-Branco Azul

4-

5-

6-Azul

7-

8-

Pronto :)

Espero que tenha entendido.

OBS - A utilização dos 8 fios so é necessario quando você vai ligar os computador no HUB, quando é apenas em CROSSOVER, so é necessario os 4 fios citados.

falou :)

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa, mas vai uma pequena correção...

o cabo possui 8 fios, você so precisar usar 4 fios, que pode ser o Branco Azul, Azul, Branco Marrom, Marrom, os demais você pode corta-los.

Na verdade, nos padrões 568 A e 568 B, para uso em Ethernet, Fast Ethernet, etc (menos GigaSpeed), você usa 4 fios, e os pares azul e marrom que você citou são os não utilizados...

Não aconselho cortar, o ideal é você conectar todos os fios, mesmo os não utilizados... ajuda até na fixação do cabo ao conector...

Cabo "normal" padrão 568A

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v108/zippert/568A.jpg' border='0' alt='' />

Cabo "normal" padrão 568B

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v108/zippert/568B.jpg' border='0' alt='' />

Cabo cross

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v108/zippert/cross.jpg' border='0' alt='' />

Os cabos padrão 568A e B são para conexão entre micro x switch, hub, modem, etc.

Os cabos Cross são para conexão entre micro x micro, hub x hub, switch x switch...

Caso você utilize GIGA (1000baseT ou 1000baseTX) serão utilizados os 4 pares para a transmissão de dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Ate agora você recebeu infos sobre como ligar os micros, mas, ao meu ver, faltou a configuração:

supomos que você tenha o micro 1 (win2000) e o micro 2 (win98).

no win2000.... você precisa ter duas placas de rede (1 para conexao com a net e outra para conexao com o win98). nas propriedades da placa de rede q conecta com o win98 (intranet) você coloca um ip do tipo 192.168.0.1 e uma mascara de sub rede 255.255.255.0 e como gateway padrão o ip da placa q conecta você com a internet.

no micro com win98 você coloca o ip tipo 192.168.0.2 e mascara de sub rede 255.255.255.0 e gateway padra o endereco da plac ado outro micro 192.168.0.1

você deve logar o win98 com o mesmo usuario e senha q você usa no win2000 para poder eter acesso a pastas compartilhadas no win2000.

você tb precisa habilitar o compartilhar conexao com a internent na plac a q conecta você com a internet...

espero ter ajudado..

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

valeu, mas não é bem isso,

esse troço de configurar a rede ate é interessante, mas minha rede usa IP fixo

então não rola esse troço de 192.168.0.X

é algo do tipo 203.180.132.205 (não é o meu IP real, logico)

e tem um gateway do tipo 203.180.132.201

aí vai os micros (q sao 5) na ordem de IPs , 203.180.132.202 , 203.180.132.203 ,203.180.132.204 , 203.180.132.205 , 203.180.132.206.

esses IPs sao fixos, ou seja, se eu mudar eles, a rede ate q funciona, mas a net não.

e alem do mais, toh com problemas em configurar micros com win 98 , sao dois com win 98 e 3 com o xp

vai mais uma ajuda a faz favor!!!! :help:

Compartilhar este post

Link para o post

valeu, mas não é bem isso,

esse troço de configurar a rede ate é interessante, mas minha rede usa IP fixo

então não rola esse troço de 192.168.0.X

é algo do tipo 203.180.132.205 (não é o meu IP real, logico)

e tem um gateway do tipo 203.180.132.201

Infelizmente, vai ter que rolar esse troço de 192.168.0.xxx.

Os ips 203.xxx.xxx.xxx são ips de classe C, ou seja, válidos na Internet. Não adianta você por esses ips na sua rede interna que não vai funcionar mesmo.

Dá uma lida neste tópico aqui.... Creio que vai esclarecer suas dúvidas...

Compartilhar este post

Link para o post

aaaaaaaaaaa, saquei!!!!!!!!

eu andei lendo algo sobre redes, TIPO, se eu quiser compartilhar a net nesse doi micros eu teria q dar a um micro o gateway do micro q tem a placa de rede q se conecta a net certo???

e sobre a rede q eu tava falando (com 3 win xp e 2 win 98), eu descobri q o micro q tava dando problema era inocente :tantan::tantan: !!!!!!!!!

o problema esta eu acho na sua placa, pois ele foi colocado em um ponto de 80 metros e já é meio velho, aí eu acho q ele não concegue funciona assim....

outros conseguem mas ficam beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem lentos na rede

(tipo, usam nem 1% dela....)

preciso confirmar isso, alguem pode me dar certeza??!?!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara lhe aconselho você usar as configurações de redes padrão. O 1° com 2 PR, o IP na PR que se conecta a Net fica sendo Automático, da 2° você tem q usar 192.168.0.1, nos demais micros você configura no esquema DHCP, para buscar IPS aoutomático, eu uso esse sistema e num ca me deu nem um trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0