Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

restricao de opcao


kindurys

Posts recomendados

a funcao scanf() nesse caso: scanf("%i",&x); esta pronta para armazenar um inteiro, mas se o

usuario digita um caracter, ela não funciona direito como posso fazer com que a execucao do

programa so continue se o usuario digitar o tipo de dado especifico.

e

scanf vai ler uma opcao 1, 2 ou 3, mas so quero que o programa continue se for digitado um desses numeros

nesse caso posso fazer um do..while e so sair do laco se for digitado o pedido

ex.

do{

}

while((op!=1)&&(op!=2)&&(op!=3));

mas se as opções aumentarem? forem muitas, tem um jeito mais simples de fazer essa restricao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muito tempo que não mexo diretamente com C (php e java não são a mesma coisa), então, a minha solução provavelmente não vai ser a melhor, mas se você tiver urgência...

a funcao scanf() nesse caso: scanf("%i",&x); esta pronta para armazenar um inteiro, mas se o

usuario digita um caracter, ela não funciona direito como posso fazer com que a execucao do

programa so continue se o usuario digitar o tipo de dado especifico.

Tem um modo muito mais eficiente, mas o que me vem a cabeça no momento é verificar o valor ASCII da entrada (função chr(), se não me engano). Testa se o dado está entre 48 e 57 (0 a 9).

scanf vai ler uma opcao 1, 2 ou 3, mas so quero que o programa continue se for digitado um desses numeros

nesse caso posso fazer um do..while e so sair do laco se for digitado o pedido

ex.

do{

}

while((op!=1)&&(op!=2)&&(op!=3));

mas se as opções aumentarem? forem muitas, tem um jeito mais simples de fazer essa restricao?

Cria um valor de escape. Tipo, se for igual a 9, encerra o programa (ou função). Assim:

do{
...
}
while(op!=9);

Ou então usa o comando switch(op), e na opção default você encerra.

Como eu disse, são apenas sugestões, provavelmente você vai acabar achando um modo bem mais eficiente.

Boa sorte

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...