• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
salles2000

2:1 ACESSAR O SERVIDOR DE UMA ESTAÇÃO

7 posts neste tópico

Olá Galera,

Gostaria de tirar duas Dúvidas:

Tenho um servidor CL-10 que eu costumo acessar o servidor por qualquer estação, usando o IExplorer pelo IP do servidor porta 10000, mas desta forma o acesso é por uma interface gráfica, gostaria de acessar em modo texto, como se estivesse em frente ao monitor do servidor.

E gostaria também de saber se desta forma vou poder rodar programas como o TOP por exemplo, que exibe os recursos da máquina, mas o detalhe é será que ele vai exibir os recursos da máquina que eu estaria emulando ou os recursos da minha estação ?

Dúvida Nr 2

--------------

No servidor tenho várias partições, algumas delas são mapeadas para as estações windows, na pasta /home/netlogon tenho um arquivo para cada usuário com o mapeamento das partições através do comando NET USE, mas para isto elas foram disponibilizadas pelo samba.

Tenho uma partição chamada /backup que eu gostaria de mapea-la pelo NET USE, por onde eu configuro o samba ? se possível passem o arquivo e se tiver alguma opção por interface tambem eu aceito. Parece que o CL-10 não tem mais o LinuxConf.

Agradeço!

Um abraço do Salles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sua primeira dúvida pode ser resovida usando ssh. Ele será usado para modo texto... Por exemplo, você citou o uso do top... quando você digitar top no ssh ele irá te retornar os recursos usados no computador que você estiver conectado. Use o programa PUTTY se quiser acessar de uma estação windows. Se for acessar de uma estação linux, digite assim

ssh 192.168.0.1

ou se o root não tiver permissão, digite assim:

ssh usuario@192.168.0.1

.

A sua segunda dúvida:

Edite o arquivo smb.conf que está dentro do diretório que o samba está instalado, geralmente dentro de /etc/samba.

Insira as seguinte linhas dentro da sessão share definition:

[backup]
  comment = Pasta para backup
  path = /backup
  public = yes
  writable = yes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu SpawnlinuX,

É bom falar com que manja, a configuração do smb foi linda, apenas não usei a cláusula "Public" e ao invés da "Writable" usei a "Read Only" e mais uma série de outras que estavam sendo aplicadas para as outras duas partições que o samba libera.

Agora preciso descobrir onde conseguir o programa Putty...

Ele serve para qualquer versão do linux ?

Obrigado e forte abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelamordedeus né?!?

Nessas alturas do campeonato não saber usar o Google é demais mesmo.

Vai no Google digita PUTTY e enter. Os dois primeiros resultados são os da página do programa.

E sim, ssh é universal em todos os Linux, não precisa se preocupar que o Putty funciona em todos. (e usa também o PSCP prar transferência de arquivos.

Vale lembrar que é perfeitamente possível usar todos os aplicativos modo texto (do Linux) no PUTTY, como vi, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ei desculpa aí Tabgal, a ansiedade para achar logo a solução faz a gente fazer perguntas sem antes tentar se virar sozinho, mas prometo que vou pesquisar mais.

Estes dois assuntos foram resolvidos, graças a todos vocês, consegui o PuTTY no superdownloads.

Só não estou conseguindo acessar como ROOT, já libeirei o ROOT no SSH, mas não loga. Então após logar como usuário comum eu uso o comando SU. não tem problema né?

Mas já vi que vou precisar muito de vocês!

No momento já estou com um problemão aqui relacionado a montagem de um HD removível, mas vou pesquisar um pouco antes e se precisar abro um outro tópico.

Agradeço a Todos!

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0