• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
salles2000

2:1 ACESSAR O SERVIDOR DE UMA ESTAÇÃO

7 posts neste tópico

Olá Galera,

Gostaria de tirar duas Dúvidas:

Tenho um servidor CL-10 que eu costumo acessar o servidor por qualquer estação, usando o IExplorer pelo IP do servidor porta 10000, mas desta forma o acesso é por uma interface gráfica, gostaria de acessar em modo texto, como se estivesse em frente ao monitor do servidor.

E gostaria também de saber se desta forma vou poder rodar programas como o TOP por exemplo, que exibe os recursos da máquina, mas o detalhe é será que ele vai exibir os recursos da máquina que eu estaria emulando ou os recursos da minha estação ?

Dúvida Nr 2

--------------

No servidor tenho várias partições, algumas delas são mapeadas para as estações windows, na pasta /home/netlogon tenho um arquivo para cada usuário com o mapeamento das partições através do comando NET USE, mas para isto elas foram disponibilizadas pelo samba.

Tenho uma partição chamada /backup que eu gostaria de mapea-la pelo NET USE, por onde eu configuro o samba ? se possível passem o arquivo e se tiver alguma opção por interface tambem eu aceito. Parece que o CL-10 não tem mais o LinuxConf.

Agradeço!

Um abraço do Salles

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sua primeira dúvida pode ser resovida usando ssh. Ele será usado para modo texto... Por exemplo, você citou o uso do top... quando você digitar top no ssh ele irá te retornar os recursos usados no computador que você estiver conectado. Use o programa PUTTY se quiser acessar de uma estação windows. Se for acessar de uma estação linux, digite assim

ssh 192.168.0.1

ou se o root não tiver permissão, digite assim:

ssh usuario@192.168.0.1

.

A sua segunda dúvida:

Edite o arquivo smb.conf que está dentro do diretório que o samba está instalado, geralmente dentro de /etc/samba.

Insira as seguinte linhas dentro da sessão share definition:

[backup]
  comment = Pasta para backup
  path = /backup
  public = yes
  writable = yes

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu SpawnlinuX,

É bom falar com que manja, a configuração do smb foi linda, apenas não usei a cláusula "Public" e ao invés da "Writable" usei a "Read Only" e mais uma série de outras que estavam sendo aplicadas para as outras duas partições que o samba libera.

Agora preciso descobrir onde conseguir o programa Putty...

Ele serve para qualquer versão do linux ?

Obrigado e forte abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Pelamordedeus né?!?

Nessas alturas do campeonato não saber usar o Google é demais mesmo.

Vai no Google digita PUTTY e enter. Os dois primeiros resultados são os da página do programa.

E sim, ssh é universal em todos os Linux, não precisa se preocupar que o Putty funciona em todos. (e usa também o PSCP prar transferência de arquivos.

Vale lembrar que é perfeitamente possível usar todos os aplicativos modo texto (do Linux) no PUTTY, como vi, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Ei desculpa aí Tabgal, a ansiedade para achar logo a solução faz a gente fazer perguntas sem antes tentar se virar sozinho, mas prometo que vou pesquisar mais.

Estes dois assuntos foram resolvidos, graças a todos vocês, consegui o PuTTY no superdownloads.

Só não estou conseguindo acessar como ROOT, já libeirei o ROOT no SSH, mas não loga. Então após logar como usuário comum eu uso o comando SU. não tem problema né?

Mas já vi que vou precisar muito de vocês!

No momento já estou com um problemão aqui relacionado a montagem de um HD removível, mas vou pesquisar um pouco antes e se precisar abro um outro tópico.

Agradeço a Todos!

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0