Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
N0625

Dissecando o arquivo MSDOS.SYS

Recommended Posts

Fala, galera!!

Se houver um tópico semelhante neste fórum, peço desculpas pela duplicidade.

Muitos tópicos mencionam alguns problemas que às vezes tem o MSDOS.SYS como causa. Problemas como o menu de inicialização do Windows aparecendo a cada boot, entrada no Windows só em Modo de segurança, mesmo sem ter requerido este menu, só para citar alguns incômodos problemas. Tem também a personalização do MSDOS.SYS, como suprimir o logo do Win9x no boot. Então resolvi postar este tópico, listando as várias opções que este arquivo traz. Estas dicas só se aplicam ao Windows 95/98 e 98SE/Me.

Para editar o MSDOS.SYS, é preciso desativar os atributos de sistema, oculto e somente leitura. No DOS digite no prompt:

ATTRIB -S -H -R C:\MSDOS.SYS

Você pode editar o MSDOS.SYS com o EDIT do DOS ou com o Bloco de notas. Reparem que no final do arquivo tem vários "X". São 71 caracteres por 19 linhas, que resulta em 1349 bytes. Segundo a Microsoft, esta medida evita que programas antivírus pensem que o arquivo está infectado, então com estes caracteres, o arquivo passa a ter, no mínimo 1KB de tamanho, para que os antivírus não encrenquem com o MSDOS.SYS.

O MSDOS.SYS é dividido em duas seções, a PATHS e a OPTIONS.

A seção PATHS não tem muita utilidade, pois normalmente é usada somente pelo sistema. Eis os parâmetros:

WinDir = indica o caminho da pasta de instalação do Windows. Por padrão este parâmetro aponta para C:\WINDOWS, que é o padrão da instalação.

WinBootDir = indica a pasta onde estão localizados os arquivos de boot do Windows. O padrão também é C:\WINDOWS.

HostWinBootDir = indica a letra da partição de boot. Por padrão é C:\ .

UninstallDir = é um parâmetro muito raro de ser encontrado. Este parâmetro indica a pasta onde contém os arquivos de desinstalação do sistema operacional atual. este parametro só é inserido quando é realizada uma atualização do sistema, e ainda assim se o usuário escolher a criação dos arquivos de desisntalação.

Seção OPTIONS

Esta seção é realmente interessante. Os valores podem ser 0, 1 ou 2. Vamos para as chaves:

BOOTMULTI = Especifica se a tecla F4 será reconhecida (1) no momento do boot.

BOOTWIN = Se há um ambiente versão DOS (MS-DOS 6.22 no máximo) mantido durante a instalação do Windows, esta chave define o sistema a ser carregado. Quando vale "1", o Windows 9x será o padrão no boot. A tecla F4 controla esta chave, quando ativada na chave BOOTMULTI.

BOOTGUI = esta chave, por padrão vale "1". No caso, ao fim da execução dos arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT, é iniciada a carga do Windows. Quando vale "0", o carregamento pára ao fim do processamento do AUTOEXEC.BAT. Para iniciar o Windows nestas condições, basta digitar WIN, aos moldes do Windows 3.11.

BOOTKEYS = a utilidade desta chave é habilitar ou não o funcionamento das teclas de função (Fx). Se BootKeys vale "0", nenhuma das teclas Fx será varrida durante a inicialização. Esta chave pode ser interessante para impedir acessos ilegais ao menu de opções de boot. F8, F5, F4, CTRL, entre outras, serão inibidas durante o boot, quando o BootKeys vale "0". Mas não é bom desativar a chave BootKeys, pois nunca se sabe se o modo de segurança ou o prompt do DOS serão úteis.

BOOTMENU = esta chave costuma ser a dor de cabeça de muitos usuários, que tem que confirmar a inicialização do Windows no menu de boot que surgirá durante a inicialização se o valor dela for "1". O MSCONFIG e o TweakUI também habilitam esta função através de suas interfaces.

BOOTMENUDELAY = determina o tempo que o menu de inicialização tem que esperar para executar a opção padrão. Esta chave só tem funcionalidade se BOOTMENU for ativado. O tempo pode valer entre 0 e 90 segundos.

BOOTDELAY = esta chave controla o tempo que o usuário tem para acessar o menu de opções de boot (tecla F8) após o sumário do BIOS. No Windows 95 o tempo equivale ao tempo em que a mensagem Iniciando o Windows 95 permanece na tela. No 98, este parâmetro vale "0", independente do MSDOS.SYS.

No Windows 95 este parâmetro pode valer entre 0 e 2 segundos.

BOOTMENUDEFAULT = lembra que ao acessar o menu de opções de boot, a opção "Normal" fica destacada? Esta chave controla esta função, ela especifica a opção padrão do menu. Pode valer de 1 a 8, quando há suporte de rede.

BOOTSAFE = esta chave é outra dor de cabeça para alguns usuários, que reclamam que o Windows só inicia em modo de segurança (1). Esta chave pode ser útil quando o PC não inicia pelo modo normal e é preciso trabalhar com o PC enquanto o reparo não é feito.

BOOTWARN = Quando sistema trava durante a inicialização, na próxima tentativa, um aviso de que o sistema não foi carregado com êxito é exibido, e a opção do Modo de segurança é destacado. Isso acontece quando BOOTWARN vale "1". Quando este parâmetro vale "0", o modo de segurança será carregado incondicionalmente nesta situação.

LOADTOP = o Windows carrega o command.com e o drvspace.bin ou dlbspace.bin na área de memória alta, aquela acima dos primeiros 640KB. Pode haver problemas com alguns programas MS-DOS quando esta situação é detectada. Valendo "0", os arquivos mencionados serão carregados abaixo dos 640KB.

LOGO = esta chave indica se o logo do Windows será exibido (1) ou não (0) durante a inicialização.

DOUBLEBUFFER = esta chave ativa o recurso de cache para controladoras SCSI e IDE/ATA que gerenciam HDs superiores a 8Gb. Valendo "0" (padrão) o cache não é ativado. Valendo "1", o Windows determina se é necessário o recurso. Valendo "2" ativa o recurso de qualquer maneira.

AUTOSCAN = mais uma chave que traz problemas a alguns usuários. Ela controla a execução do scandisk em caso de desligamento incorreto do sistema. Valendo "0", o Scandisk não é executado nesta situação. Valendo "1" (padrão), deixa o usuáriuo decidir a sua execução. Valendo "2", a execução começa sem requisição.

NETWORK = para ativar o suporte à rede no modo de segurança, é preciso que a chave Network aponte para "1".

SYSTEMREG = Preferencialmente esta chave deve valer "1" (padrão), caso contrário os drivers genéricos serão carregados, como no modo de segurança. Valendo "0" pode inpedir a inicialização do sistema. Este parâmetro controla a utilização do Registro.

DRVSPACE e DLBSPACE = quando estas chaves valem "1", o suporte a compressão de dados em temo real é ativado. Este suporte dá a impressão que a partição tem mais espaço do que o normal. Este recurso era interessante na época do Windows 3.11 e Windows 95a com HDs relativamente pequenos. Hoje em dia isto não é necessário, e para economizar memória, estas chaves valem "0".

WinVer = exibe apenas a versão do Windows.

DISABLELOG = Desativa a criação do arquivo BOOTLOG.TXT gravado em C:\.

BOOTCONFIG = cria uma referência a um arquivo CONFIG.SYS personalizado.

Fonte: Revista PCs e Hardware PC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo topico, tinha algumas duvidas sobre o msdos.sys que finalmente foram resolvidas, valeu grande PCCARIOCADC você é o cara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Sidney_ssc@26 dez 2004, 12:01

    Belo topico, tinha algumas duvidas sobre o msdos.sys que finalmente foram resolvidas, valeu grande PCCARIOCADC você é o cara.

    :joia: !

    Falta dar um complemento no item BOOTMENUDEFAULT, mas já está a caminho.

    Abraços!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×