• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
N0625

Dissecando o arquivo MSDOS.SYS

3 posts neste tópico

Fala, galera!!

Se houver um tópico semelhante neste fórum, peço desculpas pela duplicidade.

Muitos tópicos mencionam alguns problemas que às vezes tem o MSDOS.SYS como causa. Problemas como o menu de inicialização do Windows aparecendo a cada boot, entrada no Windows só em Modo de segurança, mesmo sem ter requerido este menu, só para citar alguns incômodos problemas. Tem também a personalização do MSDOS.SYS, como suprimir o logo do Win9x no boot. Então resolvi postar este tópico, listando as várias opções que este arquivo traz. Estas dicas só se aplicam ao Windows 95/98 e 98SE/Me.

Para editar o MSDOS.SYS, é preciso desativar os atributos de sistema, oculto e somente leitura. No DOS digite no prompt:

ATTRIB -S -H -R C:\MSDOS.SYS

Você pode editar o MSDOS.SYS com o EDIT do DOS ou com o Bloco de notas. Reparem que no final do arquivo tem vários "X". São 71 caracteres por 19 linhas, que resulta em 1349 bytes. Segundo a Microsoft, esta medida evita que programas antivírus pensem que o arquivo está infectado, então com estes caracteres, o arquivo passa a ter, no mínimo 1KB de tamanho, para que os antivírus não encrenquem com o MSDOS.SYS.

O MSDOS.SYS é dividido em duas seções, a PATHS e a OPTIONS.

A seção PATHS não tem muita utilidade, pois normalmente é usada somente pelo sistema. Eis os parâmetros:

WinDir = indica o caminho da pasta de instalação do Windows. Por padrão este parâmetro aponta para C:\WINDOWS, que é o padrão da instalação.

WinBootDir = indica a pasta onde estão localizados os arquivos de boot do Windows. O padrão também é C:\WINDOWS.

HostWinBootDir = indica a letra da partição de boot. Por padrão é C:\ .

UninstallDir = é um parâmetro muito raro de ser encontrado. Este parâmetro indica a pasta onde contém os arquivos de desinstalação do sistema operacional atual. este parametro só é inserido quando é realizada uma atualização do sistema, e ainda assim se o usuário escolher a criação dos arquivos de desisntalação.

Seção OPTIONS

Esta seção é realmente interessante. Os valores podem ser 0, 1 ou 2. Vamos para as chaves:

BOOTMULTI = Especifica se a tecla F4 será reconhecida (1) no momento do boot.

BOOTWIN = Se há um ambiente versão DOS (MS-DOS 6.22 no máximo) mantido durante a instalação do Windows, esta chave define o sistema a ser carregado. Quando vale "1", o Windows 9x será o padrão no boot. A tecla F4 controla esta chave, quando ativada na chave BOOTMULTI.

BOOTGUI = esta chave, por padrão vale "1". No caso, ao fim da execução dos arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT, é iniciada a carga do Windows. Quando vale "0", o carregamento pára ao fim do processamento do AUTOEXEC.BAT. Para iniciar o Windows nestas condições, basta digitar WIN, aos moldes do Windows 3.11.

BOOTKEYS = a utilidade desta chave é habilitar ou não o funcionamento das teclas de função (Fx). Se BootKeys vale "0", nenhuma das teclas Fx será varrida durante a inicialização. Esta chave pode ser interessante para impedir acessos ilegais ao menu de opções de boot. F8, F5, F4, CTRL, entre outras, serão inibidas durante o boot, quando o BootKeys vale "0". Mas não é bom desativar a chave BootKeys, pois nunca se sabe se o modo de segurança ou o prompt do DOS serão úteis.

BOOTMENU = esta chave costuma ser a dor de cabeça de muitos usuários, que tem que confirmar a inicialização do Windows no menu de boot que surgirá durante a inicialização se o valor dela for "1". O MSCONFIG e o TweakUI também habilitam esta função através de suas interfaces.

BOOTMENUDELAY = determina o tempo que o menu de inicialização tem que esperar para executar a opção padrão. Esta chave só tem funcionalidade se BOOTMENU for ativado. O tempo pode valer entre 0 e 90 segundos.

BOOTDELAY = esta chave controla o tempo que o usuário tem para acessar o menu de opções de boot (tecla F8) após o sumário do BIOS. No Windows 95 o tempo equivale ao tempo em que a mensagem Iniciando o Windows 95 permanece na tela. No 98, este parâmetro vale "0", independente do MSDOS.SYS.

No Windows 95 este parâmetro pode valer entre 0 e 2 segundos.

BOOTMENUDEFAULT = lembra que ao acessar o menu de opções de boot, a opção "Normal" fica destacada? Esta chave controla esta função, ela especifica a opção padrão do menu. Pode valer de 1 a 8, quando há suporte de rede.

BOOTSAFE = esta chave é outra dor de cabeça para alguns usuários, que reclamam que o Windows só inicia em modo de segurança (1). Esta chave pode ser útil quando o PC não inicia pelo modo normal e é preciso trabalhar com o PC enquanto o reparo não é feito.

BOOTWARN = Quando sistema trava durante a inicialização, na próxima tentativa, um aviso de que o sistema não foi carregado com êxito é exibido, e a opção do Modo de segurança é destacado. Isso acontece quando BOOTWARN vale "1". Quando este parâmetro vale "0", o modo de segurança será carregado incondicionalmente nesta situação.

LOADTOP = o Windows carrega o command.com e o drvspace.bin ou dlbspace.bin na área de memória alta, aquela acima dos primeiros 640KB. Pode haver problemas com alguns programas MS-DOS quando esta situação é detectada. Valendo "0", os arquivos mencionados serão carregados abaixo dos 640KB.

LOGO = esta chave indica se o logo do Windows será exibido (1) ou não (0) durante a inicialização.

DOUBLEBUFFER = esta chave ativa o recurso de cache para controladoras SCSI e IDE/ATA que gerenciam HDs superiores a 8Gb. Valendo "0" (padrão) o cache não é ativado. Valendo "1", o Windows determina se é necessário o recurso. Valendo "2" ativa o recurso de qualquer maneira.

AUTOSCAN = mais uma chave que traz problemas a alguns usuários. Ela controla a execução do scandisk em caso de desligamento incorreto do sistema. Valendo "0", o Scandisk não é executado nesta situação. Valendo "1" (padrão), deixa o usuáriuo decidir a sua execução. Valendo "2", a execução começa sem requisição.

NETWORK = para ativar o suporte à rede no modo de segurança, é preciso que a chave Network aponte para "1".

SYSTEMREG = Preferencialmente esta chave deve valer "1" (padrão), caso contrário os drivers genéricos serão carregados, como no modo de segurança. Valendo "0" pode inpedir a inicialização do sistema. Este parâmetro controla a utilização do Registro.

DRVSPACE e DLBSPACE = quando estas chaves valem "1", o suporte a compressão de dados em temo real é ativado. Este suporte dá a impressão que a partição tem mais espaço do que o normal. Este recurso era interessante na época do Windows 3.11 e Windows 95a com HDs relativamente pequenos. Hoje em dia isto não é necessário, e para economizar memória, estas chaves valem "0".

WinVer = exibe apenas a versão do Windows.

DISABLELOG = Desativa a criação do arquivo BOOTLOG.TXT gravado em C:\.

BOOTCONFIG = cria uma referência a um arquivo CONFIG.SYS personalizado.

Fonte: Revista PCs e Hardware PC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo topico, tinha algumas duvidas sobre o msdos.sys que finalmente foram resolvidas, valeu grande PCCARIOCADC você é o cara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Sidney_ssc@26 dez 2004, 12:01

Belo topico, tinha algumas duvidas sobre o msdos.sys que finalmente foram resolvidas, valeu grande PCCARIOCADC você é o cara.

:joia: !

Falta dar um complemento no item BOOTMENUDEFAULT, mas já está a caminho.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0