Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que são arquivos xml


Visitante

Posts recomendados

Significa Xtensible Markup Language

ou seja, é uma linguagem de marcação onde você pode criar suas próprias marcações, conhecidas como Tags, não pertence a linguagem de programação nenhuma, nem poderia ser classificada como tal, é apenas uma linguagem de marcação.

A XML constitui-se em uma importante ferramenta para auxílio ao desenvolvimento de programas, pois ajuda a classificar/organizar informação.

Um exemplo bem simples de utilização de XML:

<pessoa>

<nome>Pato Donald</nome>

<idade>60</idade>

<endereco>Rua das Alamedas 13</endereco>

<telefone>1313-1313</telefone>

<cidade>patopolis</cidade>

</pessoa>

Várias marcações pessoa constituiriam um belo "banco" de informações hein?

Um programinha "esperto" poderia se utilizar disso para achar fácilmente informações sobre qualquer dessas pessoas! E a tag pessoa é extensível, ou seja, pode-se criar novas tags dentro dela, novas tags dentro das suas subtags também.

Partindo para o campo da Orientação a Objetos, poderíamos utilizar XML para representar objetos de uma classe em determinado momento, criando marcações específicas para os atributos da classe naquele momento, e tudo isso salvar em um arquivo que funcione como um log, dá pra entender?

Imagine um programa que fique monitorando seu hardware, existe uma classe computador com atributos relacionados à tensões e temperaturas no processador, vga, etc.., esse programinha fica lendo de tempo em tempo esses dados e enviando(em formato XML) para o servidor de uma empresa na internet que é paga para guardar essas informações ok?

Na hora que der pau no seu computador(tomara que nunca dê :D), você pode entrar na internet, e utilizar a ferramenta deles que mostrará na sua tela os dados de seu computador na hora que ele deu pau.

Aí você vai descobrir que você tinha que dar uma diminuída no seu overclock ;)

Espero ter ajudado(e que esse exemplo seja pertinente(inventei agora)).

Um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...