• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
vmosconi

Como comprar um cooler ideal

2 posts neste tópico

Para se escolher um bom cooler devemos estará a par de algumas características dele:

Velocidade de Rotação (RPM)

Fluxo de ar (CFM)

Nível de Ruído (Db)

Tipo do cooler (Ball bearing ou sleeve bearing)

Tamanho (60x60 a 120x120 ( ou mais))

Material do Dissipador (Cobre ou Alumínio)

Todas estas características estão relacionadas entre si.

Vejamos quais são os parâmetros ideais para um bom cooler:

Velocidade de Rotação: Pode variar desde 1500 a 7500 Rpm (rotações por minuto)

Fluxo de Ar: esta característica está diretamente ligada a vários fatores, como tamanho do cooler, velocidade, tipo de cooler. O ideal desta característica é quanto maior melhor, mas em compensação quanto maior a rotação, maior o ruído.

Nível de ruído: Pode variar muito dependendo da rotação , como vimos acima, mas o mais comum é de 10,0 Db a 45Db.

Tipo do cooler: Ball Bearing: Representa uma das características das ventoinhas. Uma ventoinha é ball bearing quando o seu rolamento é feito através de esferas (normalmente 2 ou 4), este tipo de ventoinhas tem uma duração de vida muito maior que as sleeve bearing (bucha) e produzem menos ruído, já que a fricção entre os componentes é feita de forma mais suave, sendo na sua maioria feita no rolamento

Sleeve Bearing: Representa uma das características das ventoinhas, uma ventoinha é sleeve bearing quando o seu rolamento é feito através de uma bucha, o que provoca uma maior fricção entre os componentes e consequentemente menor vida útil e maior ruído.

Tamanho: Pode ser encontrado em vários tamanhos: desde 40x40 (p100) até 120 x 120 (fan para gabinete). Esta característica está relacionada diretamente ao fluxo de ar, pois quanto mais o tamanho, maior o fluxo.

Material do dissipador: É achado com muita freqüência em 3 tipos diferentes: Todo de alumínio, todo de cobre e de alumínio com a base em cobre.

Devido ao preço alto do cobre e a pequena necessidade a um tempo atrás, não se fabricavam dissipadores de cobre.

Com a demanda por um dissipador melhor, foram fabricados com um material de maior valor e de maior qualidade: o cobre.

A fim de melhorar o dissipamento de calor, juntaram os 2 componentes, já que levaram em conta que o cobre conduz bem mais calor que o alumínio, mas o alumínio por sua vez dissipa o calor bem melhor.

Para se ter um bom cooler é necessário levar em conta principalmente o Fluxo de ar, a qualidade do dissipador e o nível de ruído.

Muitas pessoas acham que o que o mais importante é a velocidade do cooler, esta afirmação é falsa, já q no mercado existem ótimos coolers com baixas rotações e alto fluxo de ar.

Nada adianta também um cooler perfeito já que a circulação de ar dentro do gabinete está precário. Existem varias formas de ter um gabinete com uma temperatura boa, sem ter que gastar muito dinheiro. O ideal é que se tenha um fluxo de ar interno com um cooler de 80x80 colocando a ar para dentro do gabinete e um cooler também de 80x80 para retirar o ar quente. O fan que ira colocar o ar frio (ambiente) para dentro deverá estar em um local baixo e o que irá retirar o calor deverá estar em um local alto, já que como todos sabem o ar quente tende a subir.

Existem no mercado alguns controladores que podem limitar a velocidade destes fans adicionais, já que para quem fica horas ao lado do computador o ruído fica infernal.

Opreço destes controladores podem variar a até R$300,00!!!

Mas isso pode ser feito facilmente por nós estarei colocando aqui um esquema básico para se controlar a velocidade de um fan. Para se controlar a velocidade de mais de um fan será necessário a montagem de mais um destes.

%7Boption%7Dhttp://www.casemodbr.com/img/artigos/controlador/circuito.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://www.casemodbr.com/img/artigos/controlador/esquema.jpg' border='0' alt='' />

O manual para a montagem segue neste link:

Controlador para fans

Existem muitos tutoriais na internet de como fazer uma refrigeração ideal dentro do gabinete.

Eis aqui alguns link´s para quem se interessar.

www.casemodbr.com

Algumas partes desse tutorial forma tiradas do site

www.casemodbr.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0