Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest yamane

Arquivo de troca (swap) em partição exclusiva

Recommended Posts

Guest yamane

<font color='#000000'>Olá senhores,

alguém poderia me informar se é melhor criar uma partição exclusiva para o Arquivo de Troca (Swap) do Windows 98SE ou basta especificar o tamanho mínimo e máximo como sendo iguais, e deixar o Swap na mesma partição do Windows 98SE?

Tenho um HD de 10Gb, 128Mb RAM PC133, Processador C3 de 750Mhz (notebook PCChips A900).

Penso em deixar aproximadamente 400Mb para o Arquivo de Troca (Swap).

[ ]'s

Renato</font>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>yamane, é sempre recomendável deixar que o próprio Windows gerencie a Memória Virtual. E esse arquivo de troca, Swap, fica na Pasta Windows... Mas se você quiser fazer o gerenciamento por sua conta, é recomendável fazer um mínimo de Memória Virtual igual a duas vezes e meia à sua Memória RAM. Portanto, no seu caso, não serão necessários 400 MB. 320 MB é o que se recomenda. E outra coisa importante que muitas pessoas não levam em conta...  Nunca se deve colocar o mínimo e o máximo como sendo iguais!! A gente coloca o mínimo e deixa Sem Máximo!... E deve deixar o arquivo Swap na mesma partição do Windows 98-SE!</font>

Compartilhar este post

Link para o post
Guest yamane
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>O grande problema em deixar o campo "máximo" para o Windows gerenciar é a fragmentação excessiva do HD, não concorda?</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest Felipe Augusto
  • Autor do tópico
  • <font color='#000F22'>

Postado Originalmente por Fragoso@21 Mai. 2003,04:57

yamane, é sempre recomendável deixar que o próprio Windows gerencie a Memória Virtual. E esse arquivo de troca, Swap, fica na Pasta Windows... Mas se você quiser fazer o gerenciamento por sua conta, é recomendável fazer um mínimo de Memória Virtual igual a duas vezes e meia à sua Memória RAM. Portanto, no seu caso, não serão necessários 400 MB. 320 MB é o que se recomenda. E outra coisa importante que muitas pessoas não levam em conta...  Nunca se deve colocar o mínimo e o máximo como sendo iguais!! A gente coloca o mínimo e deixa Sem Máximo!... E deve deixar o arquivo Swap na mesma partição do Windows 98-SE!

Por que o arquivo de troca deve ficar na mesma partição do Windows 98? É muito mais eficiente deixá-lo em uma particão (FAT16 se usa-se Windows 9x, pois este tipo tem uma tabela de alocação mais simples, resultando em uma melhor performance) com 2,5 vezes a quantidade de RAM.

Tem lógia usar como valor máximo 2,5 vezes o tamanho da RAM porque, após ultrapassar este valor o sistema estará tão lento (tão lento mesmo!) que não será viável o seu uso. Contudo, para os mais paranóicos, pode-se deixar 3 vezes o tamanho da RAM, por precaução...

Como tamanho mínimo, eu sempre deixo o valor do tamanho máximo (sem explicação !!!).

Senhores, todo o procedimento descrito aqui eu o faço a muito temo, usando Windows 98 Se e XP, e até hoje nunca tive nenhum problema (e nem o SO precisou de mais SWAP do que 2,5 vezes o tamanho da RAM, mesmo rodando aplicações muito pesadas).

:cool: Falô!!!</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest Tordekio
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Vocês não sabem ser paranóicos... a minha swap tem o valor mínimo de 8x a minha memória ram ... e eu deixo em uma partição separa, de 1,19Gb. É claro que quando o RWin98 Se precisar de 512Mb o Pc vai estar tão rápido quanto um 386, mas prevenir é melhor que remediar. Outra coisa, qual partição é mais rápida? a Fat16 ou Fat32?</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest Felipe Augusto
  • Autor do tópico
  • <font color='#000F22'>

Postado Originalmente por Tordekio@25 Mai. 2003,12:28

Outra coisa, qual partição é mais rápida? a Fat16 ou Fat32?

Fat 16 é mais rápido para swap. Isto porque está limitado a 2^16 = 65535 clusters. Em uma partição reservada só para swap, apenas um arquivo é criado: win386.swp (win 9x) ou pagefile.sys (win 2k e Xp). Para que precisa-se de mais clusters? Se algo for desperdiçado, será uns 2 ou 3 kB no máximo, usando-se FAT 16. A consulta ficará ligeiramente mais rápida se for usado FAT 16 ao invés de 32 (isto devido ao fato da FAT- File Allocation Table - ser bem menor).

Não me expressei muito bem, mas deu para passar a ideia.

Contudo, só tenho uma duvida: nestas circunstâncias, qual é mais rápido: FAT 16 ou NTFS? Por quê?

Um recado para Yamane: este Notebook da PC Chips é ruim? Leva a mesma fama das placas-mãe? Sabe como é, como a primeira impressão é a que fica, nunca mais confio nas PC CHIPS.

Valeu!!! :cool:</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest yamane
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Olá Felipe Augusto,

esse Desknote PCChipps A900 quebra um galhão ;-)

Tenho ele a 6 meses e nunca me deu problema.

Utilizo o Win98Se, IE6.0 SP1, Office XP, AutoCad R14, Corel Draw 10, AVG Anti-Vírus, utilizo alguns periféricos USB, conexão dail-up e wireless, rede... só o desempenho do processador que não é tudo aquilo que promete, mas ele roda todos esses programas normalmente.</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>O melhor modo É NÃO DEIXAR O WINDOWS GERENCIAR A MEMÓRIA VIRTUAL.você conhece o desfragmentador VOPT XP?Não sei onde você pode pega-lo mas se você quiser posso passar ele para você por icq/messenger.Esse desfragmentador indica a quantidade certa a swap a ser usada e ele faz o swap ficar na parte mais interna do hd(que gira mais rápido).Os valores de Swap devem ser iguais tanto no minimo quanto no máximo.Qualquer dúvida é só perguntar.Quanto menos ram você tiver mais swap você vai precisar.</font>

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais