Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda - Alarme com senha


Nilson15

Posts recomendados

É trabalho de colégio, preciso muito da ajuda de alguém;

Já tenho um alarme pronto, só que agora preciso fazer isso:

- Painel com senha numérica, ao digitar a senha, o circuito do alarme é alimentado.

- Ao digitar outra senha, a alimentação do alarme é cortada.

O problema é que nunca tivemos esse tipo de matéria antes, sei muito pouco sobre CIs.

Pesquisei a internet inteira e não achei nada, e ninguém para me ajudar. Então estudei sobre Portas Lógicas, aprendi um pouco e cheguei a fazer esse circuito aqui:

http://img110.imageshack.us/img110/7319/alarmesenhaib9.jpg

Mas o problema é que ele não tem uma ordem de sequência para ser ativado. Todos os botões dependem um dos outros, precisam estar todos em N.F, mas não importa se eu ligo na ordem:

- 1, 2, 3, 4

- 3, 4, 2, 1

- 4, 3, 1, 2

etc

Esse é o meu problema! Não consigo encontrar uma lógica para impedir isso, a ordem deve ser uma só! E eu estou usando chaves N.A. porque não sei como faria para usar chaves de pulso como as de telefone ou teclado :(

Alguém pode me ajudar ou tem um esquema com senhas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão posta ai pra gente o circuito do alarme.

Também estou fazendo um semelhante, talvez troquemos idéias.

falowsss!!!!!

É um circuito simples de alarme com no-break.

http://bp1.blogger.com/_crhoKRzUY_Q/RrvjyDHcWbI/AAAAAAAAAAc/nvmGSxwa8_I/s1600-h/esquema2.JPG

De um lado entra a fonte, do outro a bateria, o TIC106 serve pra quando eu der um pulso no Gate (com uma chave, reed switch, sensor de presença etc) ele aciona o alarme e não para mais, até que você deslique ele manualmente

Obs: Eu não usei Zenner, eu usei 3 diodos 1N4007 em série pra provocar a queda de tensão, e se fosse usar o Zenner, usaria atrás do 1N4007.

Isso eu consegui fazer de cabeça sozinho, mas a senha tá difícil =/.

Fiz um Blog com esses circuitos para os alunos que entrarem no próximo ano não ficarem se matando igual eu. Pra terem uma ideia, esse segundo alarme com No-Break, só eu e mais 2 pessoas fizeram. Imagina agora com essa senha maldita :P

http://circuitosdolavo.blogspot.com/

Eu também pensei nisso aqui hoje de manhã:

http://img402.imageshack.us/img402/2147/senha2on0.jpg

Mas acho que do mesmo modo que o que eu postei lá em cima, não importa a ordem em que eu acionar as chavez, ele vai funcionar, e não pode ocorrer isso!

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É um circuito simples de alarme com no-break.

http://bp1.blogger.com/_crhoKRzUY_Q/RrvjyDHcWbI/AAAAAAAAAAc/nvmGSxwa8_I/s1600-h/esquema2.JPG

De um lado entra a fonte, do outro a bateria, o TIC106 serve pra quando eu der um pulso no Gate (com uma chave, reed switch, sensor de presença etc) ele aciona o alarme e não para mais, até que você deslique ele manualmente

Obs: Eu não usei Zenner, eu usei 3 diodos 1N4007 em série pra provocar a queda de tensão, e se fosse usar o Zenner, usaria atrás do 1N4007.

Isso eu consegui fazer de cabeça sozinho, mas a senha tá difícil =/.

Fiz um Blog com esses circuitos para os alunos que entrarem no próximo ano não ficarem se matando igual eu. Pra terem uma ideia, esse segundo alarme com No-Break, só eu e mais 2 pessoas fizeram. Imagina agora com essa senha maldita :P

http://circuitosdolavo.blogspot.com/

Eu também pensei nisso aqui hoje de manhã:

http://img402.imageshack.us/img402/2147/senha2on0.jpg

Mas acho que do mesmo modo que o que eu postei lá em cima, não importa a ordem em que eu acionar as chavez, ele vai funcionar, e não pode ocorrer isso!

:(

voce quase chegou lá, só faltou um pouquinho...

Veja ai abaixo um circuito meio prático, meio didático, uma vez que não estou colocando os valores nem dos tiristores nem do transistor.

Senha.jpg

Veja que para funcionar há que ser pressionada a S1, depois a S2 e depois a S3, nessa ordem, sem em nenhum instante pressionar nenhuma das outras 6 chaves (reseta a memória dos tiristores). A senha S1, S2, S3 faz ligar um relé. Para desligá-lo, basta apertar em qualquer das outras chaves. Essas chaves seriam contatos momentâneos de dois polos somente.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu faller, mas eu também preciso de uma senha pra desativar!

Eu tive essa ideia que você postou ai hoje de tarde, enquanto ia pra escola, ai confirmei com meu professor, e ele disse que iria funcionar!

Mas eu só consegui visualizar essa lógica quando montei o circuito do Anexo!

O meu faz o seguinte: Quando são pressionados os 4 digitos, o circuito polariza um Transistor diretamente, e quando são digitados outros 4 digitos ele polariza o Transistor inversamente, fechando o contato.

Para isso eu vou usar 8 - SCR's TIC106 ^_^

Mas eu não entendi como funciona esse seu Reset, se eu entender é mais fácil eu fazer isso no meu circuito:

4 Digitos acionam o Alarme pelos SCR

4 Digitos resetam o alarme!

Valeu pela ajuda! ;)

obs: Meu desenho tá errado, as referências dos SCR's deveriam estar juntamente com as do ultimo da direita, para que quando eu fechasse o transistor, todos os Gates fossem resetados, precisando de um novo pulso para funcionarem!

post-212770-13884944350048_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas eu não entendi como funciona esse seu Reset, se eu entender é mais fácil eu fazer isso no meu circuito:

Primeiramente te explico o reset. Veja que em condições normais o resistor polariza de modo direto o transistor PNP, fazendo-o conduzir e apresentar + Vcc no primeiro tiristor.

Desse modo o tiristor está pronto para conduzir. Pressionando S1 se ativa o primeiro tiristor, via Resistor de 1K. Ai fica pronto o segundo tiristor para trabalhar. Ele será colocado em operação quando pressionar S2 (condução desde o Vcc até a massa via resistor de 1K.

Finalmente o último tiristor é colocado em operação ao pressionar S3. Liga o relé nessa hora.

Eu não fui muito feliz no desenho. Redesenhando deverá ficar mais fácil de você entender... Veja...

Senhamod.jpg

Qualquer chave adicional ao ser pressionada, irá levar +Vcc até a base do transistor PNP, cortando-o (não mais passará corrente). Ao cessar a corrente, o relé desarma, e a função memória dos tiristores é apagada. (para de passar corrente pelos tiristores e eles entram em corte).

Você pode exercitar essa config de memória sequencial para ligar um relé e outra, com outras 3 chaves para desligar o relé. O importante é você entender que o tiristor tem uma função de memória (excita o mesmo, ele conduz e você pode tirar a excitação e ele mantém a corrente)

Você pode também fazer isso com circuitos lógicos. Veja que te mostro que a mais simples memória lógica pode ser provida por uma simple porta lógica do tipo "AND" .

Memobasica.jpg

Veja que esse arranjo é didático. Se você colocar um zero lógico na entrada, a memória será setada para zero, ao pressionar o botão S4 e a saída irá para zero. Se na entrada tiver presente +Vcc e S4 for pressionado, a saída vai para 1 lógico e mantém esse 1 via resistor de realimentação, podendo desse modo liberar S4. Se for necessário limpar a memória, um pulso de zero no resset se encarregará de fazê-lo.

Com um circuito desses ai é possível montar uma memória sequencial, como te mostro aqui...

Senhalgica.jpg

Essa memória ai acima tem a mesma função dos tiristores daquele esquemático que postei...

Uma lembrança só... Você fala que fazer no seu circuito fica mais fácil. Tome cuidado pois seu circuito não é operacional na prática, você está colocando a fonte de 12 Volts em curto, direto, não há limitação de corrente, tem problemas ai. Se eu tirar todos os resistores de meu circuito, ele também vai ficar fácil de entender e vai ficar simples, só que não vai funcionar. Tirando o curto no tiristor 1 que faria ou ele ou a bateria explodirem, tem mais problemas ai, por exemplo, do modo que está os tiristores 2,3 e 4 não conseguirão ligar jamais....

Nem naquele seu primeiro circuito os tiristores não iriam conseguir entrar em condução, a não ser que você pressionasse todas as três chaves ao mesmo tempo...

Curta ai esses circuítos e coloque mais um pouco de eletrônica nesse seu pensamento lógico ( a lógica está correta, é possível perceber o que você quer fazer, mas a eletrônica está errada..)

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu faller! Em 1 semana procurando, não tinha achado nada na internet e você foi a unica pessoa que me ajudou.

Fiz esse aqui que acho que vai ser o denifinitivo.

As linhas vermelhas são dos digitos para ligar a bobina (1,2,3) e as azuis para desligar a bobina dando um pulso positivo na base do transistor (4,5,6).

Tenho 2 transistores ai, pois do mesmo modo que reseto a senha 1,2,3. Tenho que resetar a senha 4,5,6 também.

Fiz como você me deu a base, usando um transistor como chave.

Só uma duvida: o tempo de um toque no botão 6 ou no 3, seria o suficiênte para fechar o transistor e resetar os SCRs? Porque o toque dura menos de 1 segundo, seria como apertar uma tecla do seu teclado

imagem10dj4.th.jpg

Sei que deve ter alguns erros, como por exemplo a chave 3, que daria um reset mesmo sem ser pressionada na ordem. Mas isso é só a base da minha ideia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nilson15. De lógica teu conceito é ótimo. Fácil de visualizar onde querias chegar. Raciocínio perfeito.

De eletrônica tua nota é um pouco mais baixa. Esse teu circuíto dai tem poucas mas tem algumas correções a serem feitas.

Mas no global, muito bom mesmo, diria até ótimo...

Vou pegar teu raciocínio e fazer as correções (poucas) necessárias...

Tai umas poucas sugestões para que o circuito se torne operacional. Unica dúvida que eu fiquei foi a real condição de S3, via D5 bloquear o H4. Caso isso ocorra (não conseguir desligar o H4) basta a colocação de um resistor pequeno, que provoque uma queda de 0,3 volts, em série com esse H4 e vai sim funcionar legal)..

Veja as mudanças que fiz e procure entender porque no seu circuito não iria funcionar... Qualquer dúvida pergunte...

Senhadupla.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...