Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectividade nula ou limitada - Windows não atribui IP por DHCP


Visitante

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, gostaria de pedir a ajuda de vocês pra solucionar um probleminha de rede aqui.

Estou com um micro novo aqui na casa da minha namorada (aliás, já é o segundo, pois o primeiro foi trocado pela loja devido à essa mensagem de "conectividade nula ou limitada", achei que fosse um problema na placa de rede e solicitei a troca) e, pra minha surpresa, também deu essa mensagem, e também não foi possível acessar à Internet.

Suspeitando de que é muito raro dar problemas IGUAIS em produtos DIFERENTES, resolvi procurar no Google sobre essa mensagem, e pelo que pude constatar, o Windows XP SP2 tem problemas ao atribuir IP automaticamente, e nesse caso deve-se atribuí-los manualmente.

Pois bem, aqui em casa temos uma rede com um modem DSLink 200e e um HUB 8 portas LG, e como não imaginava qual poderia ser o IP aqui da rede (que sempre foi atribuído automaticamente pelos outros computadores), olhei os IPs atribuídos no notebook da minha namorada e copiei e configurei o novo micro manualmente com eles. Funcionou...

Então, resolvemos ligar o novo micro (com IP fixo) e o notebook (atribuindo automaticamente) e, para minha surpresa, apareceu uma mensagem de "conflito na rede" (ou seja, o notebook não atribuiu outro IP, tentou utilizar o mesmo IP que copiei pro outro micro) e quando desliguei o micro... O NOTEBOOK NÃO ATRIBUIU MAIS IPs AUTOMATICAMENTE! Deu a maldita mensagem de "conectividade nula ou limitada"! :eek: Já reinstalei o Windows XP (que veio nos CDs de recuperação) 2 vezes e continua não atribuíndo automaticamente (vale lembrar que antes atribuía)!

Agora a situação é a seguinte: eu mudei o final do IP do micro de 1.33 (que era o do notebook) pra 1.34 e ele está funcionando sem problemas, e sem conflitos com os outros micros da casa, e configurei manualmente o notebook com o 1.33 (que inicialmente foi atribuído automaticamente pra ele).

Mas o que eu devo fazer pro notebook voltar a atribuir o IP automaticamente? Já tentei até ligá-lo DIRETO no modem, sem passar pelo HUB e não adianta! Continua o tal de "endereço privado automático" (ao invés de "atribuído por DHCP").

-> Em outros fóruns, dizem que o Windows XP com SP2 tem dificuldade de atribuir IPs automaticamente. Mas eu lembro que quando minha namorada comprou o notebook, eu mesmo instalei o Windows XP SP2 que veio com ele e configurava automaticamente, sem problemas! E agora, mesmo depois da reinstalação, não configura mais...

Desculpem o texto longo, mas tentei ser o mais claro possível hehe!

Obrigado desde já! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra esse modem, da DSLink, (200E, 220E, 200UE e 260E), digite no navegador: 192.168.1.1.

Vai abrir a tela de login. Digite "root" pra login, e "root" pra senha, sem as aspas.

Ele vai abrir na aba Home. Logo abaixo da linha de abas, vai ver: Home | Quick Configuration. Clique em Quick Configuration.

Ali, logo abaixo da linha de senha, vai ver: DHCP = Enabled / Disabled. Deixe o Enabled marcado.

Clique em Submit, lá em baixo.

Clique na aba Admin. Abra a sub-aba Commit E Reboot.

Clique em Commit. Espere até ver "Changes commited sucessfully.."

Clique em Reboot. Olhe no modem, até as 3 luzes voltarem a se fixar.

Pronto. Seu modem já pode atribuir um IP por DHCP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode saber se o DHCP esta ativo ou não da seguinte forma:

pelo MS-DOS você vai digitar o comando " ipconfig /release" que vai zerar as atribuições de indereço IP da maquina, se o comando funcionar na tela você vai ver o IP todo zerado tipo 0.0.0.0

Em seguida você vai digitar o comando " ipconfig /renew" que vai solicitar ao DHCP uma atribuição de IP novo. Se ele renovar o IP é porque esta ativo e se não renovar é porque não esta ativo.

Você pode tambem dar o comando ''ipconfig /all'' em uma maquina que esta funcionando e digitar manualmente essas configurações no micro que não funciona lembre não repita mais o mesmo IP para não dar conflito. as informações a serem copiadas são as de DNS: do provedor, GATEWAY PADRÃO: e outras diretrizes que tiver menos o mesmo IP OK!

Configurando manualmente tem que sumir a mensagem de conectividade nula ou limitada mesmo que depois não consiga navegar na NET. isso se ocorrer é só configurar adquadamente com o provedor.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, obrigado a todos pela ajuda, mas acho que foram infelizes minhas tentativas... :(

Entrei na configuração do modem e na "quick configuration" a opção "use DHCP" estava desabilitada. Habilitei ela, dei commit, depois reiniciei o modem e deixei o Windows configurar os IPs automaticamente... Deu a maldita "conectividade nula ou limitada".

Também tentei renovar o IP via IPCONFIG, mas veio uma mensagem dizendo que esgotou o tempo de busca do DHCP (algo assim)...

Tava olhando nas configurações do modem, na página LAN tem uma opção "get LAN address", e ela está configurada em manual. Tem mais estas opções: external DHCP server e Internal DHCP server, será que é isso? Não alterei pois sou meio leigo em redes e tenho medo de estragar tudo!

Quanto ao micro novo, não vejo problema algum deixar o IP dele configurado manualmente, está funcionando 100% assim, e ele só será usado aqui em casa mesmo. O que eu queria mesmo era que o notebook da minha namorada voltasse a obter IPs automaticamente, pois imagina que trabalheira ter que configurar os IPs manualmente em cada lugar diferente que ele for conectado... :huh:

O mais engraçado é que antes ele atribuía os IPs automaticamente, já reinstalei 2 vezes o Windows XP nele (uma vez com o cabo de rede ligado e outra sem) e não tive sucesso...

Mesmo assim, obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jumbo747,

Esses modens são manhosos, mesmo, com relação ao DHCP.

Como existem vários programas P2P que exigem IP configurado manualmente, pra redireciomento de portas, a gente costuma fixar os IPs dos computadores desktop de uma rede, e no(s) notebooks, a gente usa um programa freeware chamado NETSETMAN, que permite a configuração de até 6 conexões diferentes num adaptador de rede. E ele acha sozinho em qual rede você plugou.

Assim, pra resolver esse seu dilema de uma vez por todas, instale o netsetman só no notebook, e configure até 6 locais onde você poderia conectá-lo. Daí pode usar emule, utorrent, e tudo que quiser, sem depender de alterar as configurações a cada local que visitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!