Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Oficial - Configuração de redes no Linux - Atualizado 17/12


Reippers

Posts recomendados

Boas galera!

Vou deixar aqui os modos de configurações e alguns comandos que podem vir a ajudar.

Bom vamos la configurando uma pppoe.

A maioria dos modems ADSL vendidos no Brasil são roteadores, no entanto existem alguns modelos que só funcionam no modo Bridge, ou seja, no Windows por exemplo.

Você usaria um discador para conectar-se.

Você precisará de um provedor, usuário e senha para autenticação, e também, naturalmente, uma placa de rede para ligar ao modem.

Para fazer a configuração vá ao terminal, Aplicativos > Acessorios > Terminal, e digite.

sudo pppoeconf

Se o pacote pppoe não estiver instalado use o comando.

sudo apt-get install pppoe pppoeconf

Atenção: O pacote pppoe já vem instalado por padrão, mais se por algum motivo você precisou excluir o mesmo, com o comando acima você pode recuperalo.

Um programa com uma interface semi-gráfica vai abrir no terminal e lhe fará as seguinte perguntas

1.Confirmar se sua placa de rede foi detectada. (preste atenção em qual eth vai apareçer etho, eth1,eth2 eth3 você pode precisar desse nome mais a frente).

2.Digitar seu nome de usuário (fornecido pelo provedor).

3.Digitar sua senha (fornecida pelo provedor).

4.Se você já possui uma conexão PPPoE configurada, ele perguntará se você deseja modificar sua configuração atual. (Fica a critério do usuário)

5.Responda o padrão em todas as perguntas (basta digitar enter), ou mude, caso saiba o que está fazendo!

6.Limited MSS problem - choose "Yes".

7.O programa perguntará se você deseja ativar a conexão durante o boot, provavelmente você vai querer responder Sim.

8.Finalmente, perguntará se você deseja estabilizar a conexão imediatamente.

Para verificar se sua conexão pppoe já está ativa no terminal digite o comando plog ou ifconfig. E eles lhe mostraram as configurações da sua placa de rede. Se estiver inicializada corretamente com a configuração PPPOE. Este comando lhe mostrara, Ip, Mascara de rede, Gateway e os servidores DNS. Ou simplesmente abra o seu navegador e veja se vai navegar corretamente.

Dicas caso a configuração da PPPOE não funcione:

1 - Dica:

Para iniciar a conexão pppoe, caso a mesma ainda não estiver ativa vá ao terminal Aplicativos > Acessorios > Terminal. E digite o comando.

pon dsl-provider

Para finalizar a sua conexão pppoe vá ate o terminal Aplicativos > Acessórios > terminal. E digite o comando.

poff dsl-provider

Sistema > Administração > Log do Sistema.

Você verá você as mensagens contidas em /var/log/messages.

Ou no terminal digite:

sudo dmesg

2 - Dica:

Se caso você abrir o navegador e ele estiver com uma mensagem do lado inferior esquerdo “Localizando site ou looking up site”, vá ao terminal e digite:

sudo route add default ppp0

Esse comando fará uma placa virtual PPP0, assim você poderá navegar normalmente como se fosse uma placa física.

Abra o navegador novamente e veja se vai navegar, se não navegar refaça as configurações da pppoeconf.

3 - Dica:

Se caso você chegar ate aqui e não conseguir navegar, e toda hora que iniciar o seu sistema você tem que levantar a PPPOE ou configurar o pppoeconf, siga os passos a seguir:

Vá ao terminal e digite:

sudo gedit /etc/network/interfaces 

Apague o que estiver gravado neste arquivo e substitua por este:




# The loopback interface
# automatically added when upgrading
auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
provider dsl-provider
# please do not modify the following line
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf


# added by pppoeconf
auto eth0
iface eth0 inet manual
# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )

Ao terminar salve e feche o arquivo.

Ainda com o terminal aberto digite:

sudo gedit /etc/ppp/peers/dsl-provider 

Neste arquivo pode haver algo escrito ou não, então substitua ou inclua as linhas:


# /etc/ppp/peers/dsl-provider

noipdefault
defaultroute
replacedefaultroute
hide-password
#lcp-echo-interval 30
#lcp-echo-failure 4
noauth
persist
#mtu 1492
usepeerdns
plugin rp-pppoe.so eth0
user "usuario@provedor”
# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections

OBS.: Repare em qual placa de rede não for eth0 troque para a respectiva placa eth1, eth2 e etc.

Aonde se coloca o usuário tem que se respeitar as aspas.

Faça a configuração do pppoeconf mais uma vez como no primeiro passo, e possivelmente agora sera a última vez a rodar o comando, depois o mesmo ficar automático sempre que iniciar o seu sistema.

4 – Dica:

Digite no terminal:

sudo gedit /etc/network/interfaces

Edite como o arquivo abaixo:


auto eth0
iface eth0 inet manual
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf

auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
provider dsl-provider
# added by pppoeconf

Se isso não funcionar, edite o arquivo rc.local com o comando.

sudo gedit /etc/rc.local

e antes da ultima linha adicione:

ifconfig eht0 up

pon dsl-provider

OBS.: As dicas 3 e 4 são diferentes não tentem fazer as 2 juntas pois não dará certo.

Para configurar minha rede sem a conexão pppoe tive que editar o arquivo interfaces, e mudar as configurações do mesmo. Por que depois que fiz a minha conexão pppoe ficou no gerenciador de redes, uma rede ativa com o nome de Ifupdown (eth0), e que não se editava ou exclui-a. Então modificando o arquivo interfaces consegui configura a minha rede normalmente.

Achei varias maneiras e formas, de configurar o arquivo interfaces e vou coloca los aqui. Possa ser útil para alguem. Minha configuração foi com ip estático, por se tratar de uma empressa. Mas as configurações vão ao gosto de cada um.

Configurando a rede como DHCP padrão na interface eth0 .

sudo gedit /etc/network/interfaces

#coloque

auto eth0

iface eth0 inet dhcp

Configurando a interface eth0 com ip estático.

sudo gedit /etc/network/interfaces

#coloque de acordo com sua rede.

auto eth0

iface eth0 inet static

address 192.168.0.55

net 192.168.0.0

netmask 255.255.255.0

gateway 192.168.0.1

Configurando sua rede como ip estático .

sudo gedit /etc/network/interfaces

#coloque de acordo com sua rede.

auto eth0:1

iface eth0:1 inet static

address 192.168.0.55

net 192.168.0.0

netmask 255.255.255.0

gateway 192.168.254.254

Lembre-se de verificarem o número que acompanha o eth.

Instalação, configurações de modens USB 3G

Galera esta pagina do tópico foi tirada deste link. Os testes foram feitos com o modem 3G USB Huawei E 226, acredito que o modo de configuração dos demais seja do mesmo modo, ainda não tive tempo de fazer teste com outros.

Entendendo o funcionamento

Pesquisando na internet achei informações sobre o modem E220 e forma de configurá-lo, no entanto, os vários artigos que li me deram uma direção, mas não fizeram me conectar a internet. Daí resolvi testar várias configurações até encontrar uma forma de me conectar.

Como o modem é um dispositivo USB, precisaremos dos módulos usbserial que já vem com Kernel 2.6. Caso possua um kernel inferior, consulte informações de como instalar o módulo usbserial.

Se não tiver certeza sobre o módulo digite no shell o comando:

# lsmod | grep usbserial 

Uma vez certificado que o módulo está carregado, o modem funcionará como dispositivo udev e passará a ser detectado em /dev/ttyUSB*.

O próximo passo é criar um arquivo de configuração e utilizar o wvdial para conexão. E, por fim configurar os DNS.

Configurando o wvdial

O wvdial é bastante conhecido dos usuários de conexão discada. Para essa conexão banda larga ele funciona muito semelhante. Primeiramente, abra um editor de textos de sua preferência (eu usei o VI) e insira o conteúdo abaixo e salve em /etc com o nome de wvdial.conf:

[Dialer Defaults]

Carrier Check = off

Init1 = ATZ

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Password = claro

Ask Password = 0

Check Def Route = 1

Phone = *99***1#

Idle Seconds = 0

Modem Type = Analog Modem

Stupid Mode = 1

Compuserve = 0

Baud = 460800

Auto DNS = off

Dial Command = ATDT

Modem = /dev/ttyUSB0

ISDN = 0

Username = claro

[Dialer claro3g]

Stupid Mode = on

Password = claro

Auto Reconnect = off

Username = claro

Phone = *99***1#

Efetuando a conexão

Depois de configurado, vem a parte fácil que é a própria conexão.

Para conectar-se, digite:

# wvdial -C /etc/wvdial.conf 

O modem iniciará a conexão e algo semelhante ao texto abaixo aparecerá:


WvDial<*1>: Sending: ATZ
WvDial Modem<*1>: ATZ
WvDial Modem<*1>: OK
WvDial<*1>: Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
WvDial Modem<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
WvDial Modem<*1>: OK
WvDial<*1>: Modem initialized.
WvDial<*1>: Sending: ATDT*99***1#
WvDial<*1>: Waiting for carrier.
WvDial Modem<*1>: ATDT*99***1#
WvDial Modem<*1>: CONNECT
WvDial<*1>: Carrier detected. Starting PPP immediately.
WvDial<Notice>: Starting pppd at Fri Jan 25 22:26:07 2008
WvDial<Notice>: Pid of pppd: 5714
WvDial<*1>: Using interface ppp0
WvDial<*1>: local IP address 10.124.107.15
WvDial<*1>: remote IP address 10.64.64.64
WvDial<*1>: primary DNS address 10.11.12.13
WvDial<*1>: secondary DNS address 10.11.12.14
WvDial<*1>: Initializing modem.

Configurando o DNS

O modem após efetuar a conexão já deveria navegar na internet, no entanto no meu caso ele conecta e não consegue navegar pois os DNS que aparecem durante a conexão não respondem às consultas de navegação.

Crie um arquivo chamado resolv.conf.bkp com os endereços de DNS da Claro, copie o conteúdo abaixo e salve em /etc/resolv.conf.bkp:

nameserver 200.255.121.39

nameserver 200.169.117.14

A partir da conexão efetuada execute como superusuário:

# cat     /etc/resolv.conf.bkp > /etc/resolv.conf 

Prontinho... pode abrir seu browser preferido e iniciar a navegação.

Dica: você poderá criar scripts a seu gosto e inclusive automatizar a forma de ajustar o arquivo resolv.conf (arquivo de configuração DNS).

Outra dica de configuração:

1. Abra o programa: Sistema > Administração > Rede.

2. Clique em desbloquear programa e insira a senha de root.

3. Clique no ícone "conexão ponto a ponto".

4. Na aba geral clique na opção "HABILITAR ESSA CONEXÃO", tipo de conexão "MODEM SERIAL".

5. Número do telefone *99***1#, usuário e senha claro.

6. Clique na aba MODEM, na porta do modem coloque o endereço do seu modem, no meu caso /dev/ttyUSB0, tipo de discagem TONE e volume OFF.

Obs.: Às vezes quando ligado o modem em alguma porta USB, sobe como memoria flash (pendrive), você deverá desmontar o dispositivo com o comando "umount". Ele será reconhecido como /dev/ttyUSB*.

7. Na aba opções selecione todos os campos e clique em OK.

Você verá que o dispositivo já conecta, mas não navega. Então vamos ao granfinalle!

Na parte principal do programa rede tem uma aba chamada DNS, trocaremos o dns padrão por um openDNS, que na minha opinião é bem mais rápido. Terão 2 DNS, acho que 10.11.12.13 e 10.11.12.14, não me lembro muito bem, mas acho que é isso. Clique nos DNS e troque por:

  • 208.67.222.222
  • 208.67.220.220

Pronto, net funcionando! Caso ainda não, digite no terminal:

$ sudo /etc/init.d/networking restart 

E conectado sem precisar baixar nada com Claro 3G!

Toda vez que ligar o PC, antes da tela de login você já estará conectado.

Bom galera é isso, espero que ajudar vocês em algo.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Amigo, valeu mesmo me salvou aqui ????

estava procurando aqui e nao achava !!!!

valeu mesmo cara

mas toda vez que vou trocar de conexao vou ter que fazer tudo isso de novo ????

uso speedy - com ppppe ... e quando preciso ligado direto em um roteador com fio, lembrando que o roteador fornece ip automatico pra mim ...fiz assim pra sair do pppoe

sudo gedit /etc/network/interfaces

deixei como ai em baixo

______________________

auto lo

iface lo inet loopback

_____________________

pra mim conectar com pppoe de novo tenho q ir no terminal e pppoeconf de novo ????

e pra voltar editar como ai em cima de novo ..??? e quando comecar as aulas lá é wirelles tem q ficar editando um e outro ??? desculpem estou comecando agora e gostei muito do ubuntu

valeu

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos la, não sei se entendi direito mais se não for isso pergunta novamente que vou ver se entendo.

mas toda vez que vou trocar de conexao vou ter que fazer tudo isso de novo ????

Trocar de conexão como você diz???

Você usa a de sua residência, e se for conectar em outro lugar, tipo uma lan house, se você vai ter que configurar a interface de novo???

Se for isso, você pode ir pelo painel de redes que tem do lado do relógio e configurar o ip da rede desejada por la. Depois você retira ele e quando voltar para sua casa é só usar a pppoe que já esta configurada na interface normalmente, não vai precisar mudar na interface a pppoe.

pra mim conectar com pppoe de novo tenho q ir no terminal e pppoeconf de novo ????

Velho eu aqui quando uso eu só configuro ela uma vez mesmo. Depois ela entra automaticamente quando ligo o pc. Mais se caso você fizer as configurações e ela não levantar automaticamente, edita a interface como dito nesta parte aqui.

1.Digite no terminal:

sudo gedit /etc/network/interfaces

Edite como o arquivo abaixo:

# added by pppoeconf

auto eth0

iface eth0 inet manual

pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf

auto dsl-provider

iface dsl-provider inet ppp

provider dsl-provider

Se isso não funcionar, edite o arquivo rc.local com o comando.

sudo gedit /etc/rc.local

e antes da ultima linha adicione:

ifconfig eht0 up

pon dsl-provider

Qualquer dúvida amais ou se não for essa as respostas para esclarecer suas duvidas poste ai de modo mais claro que respondo novamente.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo é bom por ai.. no exemplo da residencia com pppoe e na lan com cabo de rede, só que no caso da lan ela fornece o IP automaticamente tem como deixar acho que chama DHCP ativo pra pegar o IP sozinho eu nao preciso configurar, ou seja fixar um IP ele pega automaticamente e o mesmo para usar uma rede sem fio !!! tb pega sozinho o ip, apesar que sem fio nao vai usar o eth0 ne .. é outra porta, desculpa não ser muito claro com as palavras, mas é bem nesse exemplo que você deu! so que nao preciso fixar um IP ele ja vem automaticamente !!!

valeu mesmo pela atenção

obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza se já ajudou ta ok!

Mais só uma coisa você disse errado quando você usa uma rede com fio e deseja usar uma rede sem fio, você não usa outra porta você usa outra placa de rede, as portas são sempre as mesmas. Só muda mesmo é o hardware que você vai usar para acesa las.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Configurar Wireless e rota padrão

Estou configurando um laboratorio de informatica de escola utilizando a wireless para conexão (Linux Educacional).

Configurei com ip static tudo certo, porém, para conectar na internet tenho que fazer o seguinte procedimento.

#route add default wlan0 e #sudo route add net default gw 10.0.0.***

Porém, após reiniciar o computador, a rota padrão some (# route -n não aparece mais nada)e tenho que refazer a configuração citada anteriormente.

Configurações:

ip 192.168.0.***

mascara 255.255.255.0

gateway 10.0.0.*** (não tenho como modificar esse padrão)

OBS 2: Testei o mesmo computador e essas configurações em outra rede diferente (não preciso colocar wlan0 como default e nem a rota como default):

ip 192.168.0.3

mascara 255.255.255.0

gateway 192.168.0.1

Após reiniciar funciona perfeitamente, não preciso fazer nenhum comando diferente, já conecta automaticamente.

Pergunta: Tem como fixar a wireless como dispositivo padrão e que o gateway não suma ou inicialize com o boot? Penso que não está aceitando o gateway por estar fora da faixa de ip (no windows ele aceita esse tipo de gateway).

Pergunta 2: Tem como criar um script de inicialização no qual contenha os seguintes comandos: #route add default wlan0 (para inicializar a wireless como dispositivo padrão de acesso) e #sudo route add net default gw 10.0.0.*** (para adicionar o gateway padrão).

OBS: Sou iniciante, nunca tinha configurado rede no linux, muito menos wireless, todas as outras configurações como ip fixo, wpa_suppliant já fiz pesquisando nos fóruns, porém, não consigo achar solução para esse problema.

Desde já obrigada pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Linux Educacional é uma distribuição Linux baseada no Kubuntu (até a versão 2.1 era baseada no Debian), desenvolvida pela equipe do Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC), que traz o KDE como gerenciador gráfico, os pacotes KDE-Edu e KDE-Games, e ainda diversas ferramentas desenvolvidas especificamente para o projeto." Comunidade Linux Na Rede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Por ser Linux Educacional acredito que seja o Mandriva, já instalei desses micros mais não cheguei a configurar nenhum deles em rede.

A noite chegando em casa vou procurar algo nos meus documentos e posto ajuda.

Não muda muito.

Toda distribuição tem um diretório /etc/network...

No entanto, acredito que você está usando interface gráfica, certo ? Segue o tutorial: http://www.iaesmevr.org/tutoriais/linux_educacional_rede/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei em alguns fóruns e fiz o script com os seguintes comandos, porém, não funcionou:

cd /etc/init.d (entrar na pasta)

touch /etc/init.d/wireless (criar arquivo)

chmod +x /etc/init.d/wireless (permissao root)

vim /etc/init.d/wireless (editar arquivos criado)

!/bin/sh

iniciar(){

/etc/init.d/wireless start

route add default wlan0 start (coloca a placa wireless como padrão)

sudo route add -net default gw 10.0.0.*** start (adiciona o gateway padrão)

}

case "$1" in

"start") iniciar ;;

*) echo "start"

cd /etc

nano rc.local

#!/bin/sh -e

#

# rc.local

#

# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.

# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other

# value on error.

#

# In order to enable or disable this script just change the execution

# bits.

#

# By default this script does nothing.

/etc/init.d/wireless start

route add default wlan0 start

sudo route add -net default gw 10.0.0.*** start

exit 0

OBS: Configuração retirada do tutorial:http://www.vivaolinux.com.br/topico/Helps-e-dicas-para-usuarios-iniciantes/Scripts-do-etc-init.d-como-criar-e-mudar-a-ordem-que-sao-iniciados.

Se faço essas duas configurações manualmente a internet funciona, porém, toda vez que reinicia a config. some, tendo que ser novamente refeita. Qual o problema desse script, que não roda os comando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configurações:

ip 192.168.0.***

mascara 255.255.255.0

gateway 10.0.0.*** (não tenho como modificar esse padrão)

Agora lendo com calma que fui ver isso, se o gateway é 10.0.0.*** o IP e Mascara tem que ser na faixa do gateway IP 10.0.0.*** mascara 255.0.0.0 ou 255.255.255.0 .

Você tentou fazer essa faixa de ip?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom dia!

sou novo no linux e atualmente uso o 10.10

li seu tópico e vi que posso conseguir ajuda com você

acontece o seguinte problema!

eu faço a conexão pppoe e ela funciona normalmente...

mas quando reinicio o PC minha conexão sem fio desaparece do painel gnome

(aquela anteninha, uso notebook) e o PC não se conecta a nada as

placas estão montadas mas não aparece o gerenciamento de rede

e a configuração pppoe, rede nada funciona mais.

pra resolver isso eu preciso apagar o arquivo "intefaces" e reiniciar o PC

ai tudo volta ao normal mas tenho que fazer o pppoeconf novamente pra

acessar ....

é possivel me ajudar?

desde já agradeço..

otimo tópico!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

sou novo no linux e atualmente uso o 10.10

li seu tópico e vi que posso conseguir ajuda com você

acontece o seguinte problema!

eu faço a conexão pppoe e ela funciona normalmente...

mas quando reinicio o PC minha conexão sem fio desaparece do painel gnome

(aquela anteninha, uso notebook) e o PC não se conecta a nada as

placas estão montadas mas não aparece o gerenciamento de rede

e a configuração pppoe, rede nada funciona mais.

pra resolver isso eu preciso apagar o arquivo "intefaces" e reiniciar o PC

ai tudo volta ao normal mas tenho que fazer o pppoeconf novamente pra

acessar ....

é possivel me ajudar?

desde já agradeço..

otimo tópico!:lol:

Obrigado pelo elogio amigo.

Você fez algumas das configurações PPPOe citadas aqui no tópico e qual delas?

Eu tive esse problema uma vez e eu somente reiniciei o meu note e nunca mais deu problema :P acho que dei sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia meu caro,

pois é ontem eu fui tentando todas as formas que você descreveu mas não deu certo

(sou leigo mas sei me virar) então percebi que a maioria das configuração tinha

algo como estatic então alterei está linha:

iface wlan0 inet manual

por está:

iface wlan0 inet static

e consegui resolver meu problema ontem a noite!

no mais novamente ótimo posti... tá até salvo no favoritos :P...

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia meu caro,

pois é ontem eu fui tentando todas as formas que você descreveu mas não deu certo

(sou leigo mas sei me virar) então percebi que a maioria das configuração tinha

algo como estatic então alterei está linha:

iface wlan0 inet manual

por está:

iface wlan0 inet static

e consegui resolver meu problema ontem a noite!

no mais novamente ótimo posti... tá até salvo no favoritos :P...

valeu!

Beleza amigo, bom que conseguiu resolver o seu problema parabens!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltou a apresentar problemas...

a é eu add mais uma linha que esqueci de mencionar se você poder me explicar pra que serve agradeço ...

vou postar tudo que está no meu arquivo interfaces ai você me diz o que devo tirar e add...

off: te incomodando de novo obrigado!

segue:

auto dsl-provider

iface dsl-provider inet ppp

pre-up /sbin/ifconfig wlan0 up # line maintained by pppoeconf

provider dsl-provider

auto wlan0

iface wlan0 inet static

iface lo inet loopback

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Olá rafeldi,

Bom camarada é o seguinte estou novamente apelando a você!

e agradecendo toda a atenção... já não sei mais o que faço pois

acredito que o problema deve estar na configuração do arquivo

'interfaces' pois tudo volta ao normal quando excluo o arquivo e reinicio

o Ubuntu...

Bem acho que já está explicado mas torno a falar, quando dou o comando

'pppoeconf' coloco login e senha ok tudo funciona as mil maravilhas

mas quando reinicio o Ubuntu minhas placas de rede simplesmente

desaparecem tanto a wireless como a cabo...

segue como fica o arquivo 'interfaces' depois de configurado o 'pppoeconf'

auto dsl-provider

iface dsl-provider inet ppp

pre-up /sbin/ifconfig wlan0 up # line maintained by pppoeconf

provider dsl-provider

auto wlan0

iface wlan0 inet manual

quais modificações você aconselha ...

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 perguntas.

1º - Esse poste dos comandos acima é depois do reinicio do note?

2º - Já verificou se o problema não é físico nas placas mesmo?

Abraço!

1º - tanto antes como depois do reinicio...

2º - acredito que pois no windows funciona normalmente e atualizei para 11.04 e o problema persiste...

se não houver solução... tudo bem o jeito é aceitar mas acho estranho pois por,

um certo tempo ele funcionou normalmente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...