Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
cjjunior

[Resolvido] Erro ao compilar!!

Recommended Posts

Olaa!!!

Eu sou um iniciante, este é meu primeiro programa, e quando clico para compilar, aparece a seguinte mensagem:

area.pas(1,1) Fatal: Syntax error, "UNIT" expected but "PROGRAM" found

Eu tinha achado que era porque nao tinha salvo antes de compilar, mais eu criei um novo, salvei normal, e fui tentar, mais continua com o mesmo problema.

De uma olhada no codigo:

Program area;
uses crt; // isso é uma biblioteca, depois te explico o que é biblioteca.
VAR LADO, AREA:REAL;
Begin
writeln('*-------------------------------*');
writeln('| ÁREA DO QUADRADO |');
writeln('| |');
writeln('*-------------------------------*');
writeln('');
writeln('Precione qualquer tecla para continuar');
readkey; // fica esperando usuário precionar qualquer tecla
clrscr; // limpa a tela
writeln('Introduza a medida do lado:');
readln(LADO); // lê o valor da variavel LADO
clrscr; // limpa a tela
AREA := LADO * LADO; // faz a operação (LADO x LADO).
writeln('A área do quadrado é ',AREA:10:2,'.'); // 10.2 signifíca que o numero na tela tem 10 digitos e 2 casas decimais
writeln('Prima qualquer tecla para sair');
readkey; // fica esperando usuário precionar qualquer tecla
End.

Editado por Mog.Lucas
Removido [Resolvido] do titulo. Obrigado por tentar ajudar mas quando seu tópico for resolvido denuncie o mesmo através do botão "Denunciar" para que a equipe de moderação o encerre. Obrigad

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

A variável "AREA" não pode ter o mesmo nome do programa. Em Pascal, não há diferença entre "AREA" e "area" para nomes. Troque a primeira linha por:

Program calculo_area;

... ou outro nome que quiser.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • So para ajudar, eu estou utilizando o programador Lazarus!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

O Lazarus é similar ao Delphi e gera programas com "forms". Para compilar programas de console (como o seu) no Lazarus, vá em Arquivo > Novo... > Aplicação console.

Lembre-se de corrigir o que citei acima.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • AWEE!!!

OU MUITO OBRIGADO PELA AJUDA!!!!! Deus te abençoe!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais