Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ajuda! Resfriamento estranho para Overlock


naluisio

Posts recomendados

:D Olá amigos do Clube do Hardware estou prestes a fazer um over. mas preciso de ajuda!!

vou embeber(mergulhar) em óleo isolante de transformador de alta tensão dentro em um recipiente de acrilico transparente a minha placa mãe e sela-la deixar uma pequena passagem para os fios que a conectão e selalos também, deixar pelo lado de fora o hd e a fonte colocarei também uma fonte auxiliar para alimentar 1 ou mais pastilhas de paltier diretamente em contato com o processador !!ja que não a umidade não a condençasão!! e refrigerar a parte quente com um blocker de um watercooler (o bloquer ficara submersso com parte da tubulação que ira até ele onde decipara atrvas do ratiador externo o calor com um ar condicionado ou com fans bem fortes que ache para 220 luz eletrica (o poder dele e imenço) ou fans menores.

Drivers e os demais ficarão de fora

- à meu ver não a problemas preciso de vocês para encontralos

Perguntas:

a aquecimento no óleo sera que o watercooler ira dar conta de refrigerar a pastilha (bom o outro lado dela esfria também) e as demais partes que esquentam esquentarão o óleo mas sera que a tubulação do watercoler ja não resfriara o suficiete ?

será que coloco outras pastilhas externas colada na superficie do recipiente prara resfriar o óleo ?

Estou com ideia tambem de resfriar com motor semelhante a geladeira o óleo para quase congelalo praticamenteo que vocês acham ?

ajuda ajuda ajuda !! agradecimentos a quem me deu a ideia logo apos de concretizar o feito bom vamos discutir

como dis um velho amigo meu "vai la pokebola"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Eu não vejo vantagem em mergulhar a placa mãe (para evitar a condensação) e usar pastilha termoelétrica para resfriar o processador. Nesse caso, seria mais interessante usar algo mais agressivo para resfriar o processador para compensar a trabalheira.

Alguns meses atrás eu fiz uma bela gambiarra usando um bebedouro, desses resfriados com motor de geladeira e seria ótimo para sua ideia.

Na verdade eu fiz um rápido e fácil Waterchiller usando esse bebedouro com opções de temperatura.

O bebedouro tem um cilindro lacrado envolvido em uma caixa de isopor onde fica a serpentina que resfria a água.

O que eu fiz: Cortei a tampa desse cilindro, retirei o cano da água, ficando somente a serpentina que resfria, botei uma bomba de água (submersa) dentro desse cilindro, fiz a ligação da bomba até o bloco no processador e enchi o cilindro com fluído anti-congelante.

Não cheguei usar o máximo do termostato (escala 1a7) porque meu bloco não estava devidamente isolado, mas até o estágio três do motor consegui -5ºC e um belo início de condensação.

Com o botão do termostato no valor 1 não houve condensação e a temperatura ficou muito boa. Não me lembro exatamente quanto, mas ficou abaixo dos 20ºC com E8400 em 3.6GHz com carga máxima.

Fiz o teste em uma Rampage com o E8400, mas pretendo aprimorar a questão de mangueiras e vedação para usar no meu i7.

Se a placa estivesse mergulhada em óleo (como a sua ideia), certamente eu iria conseguir ver a capacidade da engenhoca.

Fica ai uma ideia e minha opinião. Não entrei em detalhes sobre o sistema porque você deve conhecer como funciona a coisa, já que comentou acima.

Também vou transferir seu tópico para a área de refrigeração que é a mais adequada. Vou seguir seu feito para ver os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não fiz o teste pois estou em duvida de qual oléo usar ajuda a escolher

vaselina liquida?

parafina liquida?

oléo de transforador ?

Olá amigo olhei sua ideia e resolvi retirar essa pastilha não vi grandes ganhos neste equipamento em meus testes ta mais pra um infeite vou acha outra coisa pra fazer com ela mas

também com aprimorações de ideias dos brothers ai: trquei no processador vou colocar o bloquer do watercooler diretamente trocar o liquido do watercooler por um que tenha o ponto de fusão congelar a um grau inferior tipo ums -40c°

colocarei mangueiras e bloquer submersso e o rsto para fora do aquario vamos dizer assim ao invés de colocar fans para resfriar o radiador vou fazer algo para chegar a temperatura negativa retirarei os fans da placa e os ignorarei na bios para não dar alerta.

chegando a esse ponto amigos meus diserão para usar parafina ou vaselina liquida mas estou apreencioso pois não tenho a tabela de condutividade eletrica se alguem puder me passar eu agradecerei para ver qual e melhor os dois não são corrosivos

sem fan e com temperatura abaixo de 0 o oléo digamos assim ira ou poderá congelar evitando o aquecimento pelos outros componentes do pc também se for vedado o aquario a vacuo posso congelar a vaselina ou a parafina até ela ficar solida

mas ela não mudara suas propiedades de condução ? => não sei preciso de alguem que me responda isso

outra pergunta posso submergir os conectores da traseira do pc não entrei em detalhes mas um dizem que sim outros que não o qual e a resposta certa ?

abraços a quem me eguir nesta loucura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!