Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
tom_nash

HD SAS funciona em placa mãe SATA?

Recommended Posts

Pessoal, já pesquisei isso aqui no fórum, mas é algo que ninguem responde.:confused:

Eu tenho um HD SAS (seagate cheetah 15k.6) e uma placa Intel® Server Board S5500HCV.

Pergunta: se eu pegar um cabo SAS/SATA e espetar esse HD, vou usar numa boa?

Sim? Não? Porque?!?!

Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pelo que eu vi galera, precisa de uma controladora. Mas ainda não é certeza.

Pesquisando fiquei na dúvida: será que windows 7 tem problema pra reconhecer um HD Sas? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

TambÉm estava com esta dÚvida, e apÓs pesquisar bastante, descobri que hd sata funciona no sas sim, mas vai funcionar como um hd sata normal. Na empresa onde trabalho tenho um hd sata que estÁ plugado no conector sas e funcionando normalmente.

Agora ao contrÁrio nÃo funciona! Pois para funcionar um disco com tecnologia sas, necessita-se do controlador sas presente.

Apesar das interfaces serem idÊnticas, nÃo funciona.

SÃo diferenciadas apenas pelo tamanho do cabo, e pelos conectores de energia e de dados (no sata sÃo separados e no sas eles sÃo mais compridos e sÃo unificados, energia e dados no mesmo cabo).

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo,

Isso dependerá da placa mãe no qual você está usando para reconhecer os discos SAS.

A questão é que somente servidores (porém não todos) possuem uma controladora onboard que faz a leitura de discos SAS.

No seu caso, caso sua placa não tiver controladora onboard que comporte disco SAS (consulte o manual da placa mãe), você vai precisar adquirir uma HBA, (http://www.lsi.com/PublishingImages/HBA-3041E-R_image_large.jpg) porém preste atenção no modelo de conexão pois a maioria das HBA são conexões PCI-Express (4x ou 8x ou 16x) e sua placa mãe precisa ter o slot disponível conforme a compra da HBA.

Procure no mercado livre, que você vai encontrar HBA barata. Recomendo adquirir HBA da marca LSI pois são muito boas.

Não esqueça também de verificar se o cabo de conexão dos discos SAS está incluso na placa, pois se não tiver, você terá que comprar separado.

Espero ter ajudado.:)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais