Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incrementar e decrementar com CI


Italo Mecatronic

Posts recomendados

Boa tarde colegas da eletrônica!

Estou com dificuldade para encontrar um CI que possa incrementar e decrementar um valor. E esse valor ser visualizado em um display de 7 segmentos.

O controle deve ser feito com 2 botões. Onde um incrementa e o outro decrementa o valor no display.

Quero fazer o controle de vagas de um estacionamento, de forma que o usuário visualize a quantidade de carros que estão dentro do estacionamento.

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIm! Seria muito bom se você pudesse me mandar esse esquema.

italo.meca(arroba)hotmail.com

Obrigado JANASCIMENTO!

Eu tenho o multisim aqui também. Estou pesquisando muito e não conseguir encontrar nenhum CI para decrementar. Se você me passar o esquema vou ficar muitíssimo agradecido.

Obrigado pela ajuda também QUEIROZ.

Se puder postar o esquema vai ser muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem amigo..

funciona deste jeito, cada vez que o pino 10 (U/D) é ligado aos 5V o displey aumenta um valor, e quando ligado a massa ele subtrai, sempre que der um impulso no pino 15 (CLK) ele soma um valor (é mais utilizado para fazer de relogio, contador de segundos ou algo do genero. e quando é dado um impulso no pino 9 (MR) o displey vai a zero, ou desliga ja nao sei bem, nao cheguei a montar ainda..

Boa sorte, depois poste um video ou umas fotos de como ficou isso

Falou

post-521815-13884959369398_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Queiroz obrigado pela ajuda, mas já tentei simular esse circuito no multisim e no proteus e não conseguir.

Quando eu montei o circuito e coloquei para simular, o valor no display ficou fixo em 0.

Deve estar faltando acrescentar alguma coisa nesse circuito ai.

Se alguém puder me ajudar com esse circuito, ou até mesmo me indicar usar outros componentes além do 4510, ficaria muito agradecido

o circuito que eu montei foi esse ai abaixo.

esse circuito era para incrementar com cada pulso do clock, mas na pratica não ta funcionando.

post-868492-13884959530028_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite meu amigo

Preciso saber para qual finalidade vai ser o estacionamento vai incrementar e decrementar sozinho ou vai ter um operador para apertar os botões, quando eu fiz um desse tinha um operador para contagem tanto para cima quanto para baixo, porque preciso saber pois o que eu fiz tem q ter uma chave seletora pois o cont up/down depende do tipo logico q tem na entrada resumindo 0 ou 1, pois 0 cont down e 1 cont up, lhe aconselho a utilizar o BCD4510 contador up/down e BCD 4511 que serve para mostrar num display de sete segmentos.

Lista de material display de 0-99

2- bcd 4510

2-bcd 4511

2- display de sete segmentos catodo ou anodo só muda a polaridade

1 chave seletora tipo on/off

3-push botton

1- bateria de 9v

e mãos a obra.

dicas

1º baixar os data sheets e verificar que tipo é o 4510 pois se for 4510 En o pluso de clock é negativo, basta ligar uma push bot do negativo para o pino do clock.

2º entrar nesse site e dar uma estudada nas formas de se montar https://homepages.westminster.org.uk/electronics/4511.htm

3º Esse tipo de osciladores lm555 ou portas logicas nem precisa utilizar

4º para eles trabalharem em conjunto basta pegar o pino 7 do primeiro 4510 no pino 5 do segundo 4510.

5º monte primeiro num simulador ou em um protoboard.

6º qual duvida:confused: dá um grito:eek: que eu te ajudo.

Abraço

Lembrando que você esta trabalhando com CI's um resistor de 10k na entrada de alimentação pode evitar danos maiores.

Bom projeto espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!