Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

D-link DIR 615: Travou, como resolver ?


hmd07

Posts recomendados

Fala galera..

to meio que desesperado ja, não sei o que fazer..

É o seguinte..

comprei esse Dlink DIR 615, instalei tudo belesa..estava funcionando por 2 dias mais ou menos..

certo dia, eu tirei o cabo de rede dele e liguei diretamente no modem, pra evitar instabilidade na conex porque eu estava fazendo um download, então fui dormir.

No dia seguinte, tentei "reconectar" e não conseguia, me aparecia a seguinte msg "conexao limitada ou nula". Pois bem, reparei que no router apenas a luz "power,a do computadorzinho e uma que sao tres circulos" estavam acendendo..

ou seja, a de frequencia ")))))" e a que é um triângulo dentro de um circulo nem chegavam a acender..

Tentei resetar meu router milhões de vezes, mais não consigo...tipo, como se ele estivesse travado, bloqueado, algo assim..

Chamei técnico pra ver se seria alguma configuração em meu computador, mais foi constado que é problema no router..nem achar IP ele conseguia...

Não sei mais aonde apelar, liguei pra central DLINK no brasil, mais como meu produto foi comprado fora eles não me dao assistencia..

então venho akki, vocês, mais sábios do que eu (eheheh leigo em assuntos de informática), ja ouviram falar nesse erro do dlink?

por favor me ajudem, porque se nda for feito, vou ter q enviar pros EUA e trocá-lo, o que vai me dar apenas dor de cabeça..

Agradeço desde já..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

velho,tive esse mesmo problema com um de meu cliente....você deve fazer o seguinte, reseta o router e desliga ele e depois quando você for ligar a primeira vez liga ele sem cabo nenhum conectado nele, nem na porta lan nem na wan, e repara c você esta colocando o conector da fonte bem encaixado, encaixa ele bem...eu fiz isso e deu certo...

Fala galera..

to meio que desesperado ja, não sei o que fazer..

É o seguinte..

comprei esse Dlink DIR 615, instalei tudo belesa..estava funcionando por 2 dias mais ou menos..

certo dia, eu tirei o cabo de rede dele e liguei diretamente no modem, pra evitar instabilidade na conex porque eu estava fazendo um download, então fui dormir.

No dia seguinte, tentei "reconectar" e não conseguia, me aparecia a seguinte msg "conexao limitada ou nula". Pois bem, reparei que no router apenas a luz "power,a do computadorzinho e uma que sao tres circulos" estavam acendendo..

ou seja, a de frequencia ")))))" e a que é um triângulo dentro de um circulo nem chegavam a acender..

Tentei resetar meu router milhões de vezes, mais não consigo...tipo, como se ele estivesse travado, bloqueado, algo assim..

Chamei técnico pra ver se seria alguma configuração em meu computador, mais foi constado que é problema no router..nem achar IP ele conseguia...

Não sei mais aonde apelar, liguei pra central DLINK no brasil, mais como meu produto foi comprado fora eles não me dao assistencia..

então venho akki, vocês, mais sábios do que eu (eheheh leigo em assuntos de informática), ja ouviram falar nesse erro do dlink?

por favor me ajudem, porque se nda for feito, vou ter q enviar pros EUA e trocá-lo, o que vai me dar apenas dor de cabeça..

Agradeço desde já..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Pois é, comigo também aconteceu a mesma coisa... eu trouxe um desses dos EUA em Julho e, ontem, parou de funcionar quando liguei.

Tentei essa dica de ligar sem nenhum cabo conectado, mas não funcionou. Por enquanto estou usando ele como um mero switch (sem wireless!!!).

Notei que ele não responde ping nas portas LAN, mas responde na WAN! (ip 192.168.0.1) Isso me deu ainda uma esperança de que um dia ele ressuscite.

Tentei trapacear o programa de setup (netmagic ou algo assim), mas ele deu o erro 105 (algo como "sem resposta do dispositivo") e abortou.

Tenho quase certeza que se trata de pau no firmware, mas a única forma que sei de fazer um upload é pela interface de configuração WEB que parou de funcionar!

Antes disso, em novembro, eu atualizei o firmware dele para a v1.10, pois a v1.00 não gostava muito do MSN (derrubava a conexão constantemente") Esse bug, e vários outros, foram corrigidos na v1.10. Será que tem algo a ver???

Duvido que valha a pena mandar para a Dlink dos EUA consertar. Vou tentar o que for possível por aqui. Se nada der certo, uso como switch mesmo, enquanto espero uma solução algum dia... :(

Alguém aí sabe como fazer upload de firmare nesse equipamento??? Sem ser pela interface web, é claro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Sim, só para complementar: a memória flash dele é a JS28F640 - J3D75. É fabricada pela Intel, que no seu site só disponibiliza um template de codigo fonte C para fazer operações sobre a memória (para ser #include nos códigos elaborados pelos desenvolvedores). Provavelmente não compila para ler/gravar um arquivo (o firmware!) no chip. Também não há menção a nenhuma interace eletrica com o chip.

Notei que a placa do DIR-615 tem escrito "DIR-635 B1 Ver:A1", ou seja, é um DIR-635 "castrado" para funcionar com menos funcionalidades (e com menos componentes na placa, repleta de "espaços vagos").

Nessa placa também existem dois "conectores" (na verdade são apenas os furinho para soldar o conector que não está lá), um identificado como CON4 com 20 "pinos" (furos) e outro como CON5, com apenas 4 pinos marcados com Vcc, Tx, Rx e GND... será uma interface USB??? (O modelo DIR-635 tem um conector USB do outro lado, que está presente nesse também, na mesma posição, e identificado como CON6)

Será que esse CON5 é a salvação do equipamento? Será USB ou outra forma de conexão Serial? Será que tem uma programinha para empurrar o firmware por aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm... descobri que o CON5 não é USB, mas sim uma interface de conexão serial TTL, conforme descrito em "http://dns-300.sergeyzh.org/wiki/hardware/info#serial_connector", e serve para abrir um console com o Sistema Operacional do roteador (que, pela linha adotada em vários outros modelos da D-link, é versão de Linux!). Pena que para fazer a conexão não basta só plugar um cabo, pois deve haver a conversão dos níveis LVTTL para RS232 usando um chip que não pretendo comprar... (também descrito em "http://www.seattlewireless.net/index.cgi/DlinkDslG604t")

Parece que dá para gravar o firmware através desse console, usando o prórpio SO do roteador, mas para isso o próprio router deveria estar funcionando...

Já o outro conector de 20 pinos (CON4) é uma interface direta com a memória flash (interface padrão JTAG), e é por aí que dá para empurrar o firmware quando nada mais funciona (acho que é o caso). Pena que ainda não encontrei um esquema para fazer isso, mas vou continuar procurando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Após deixar por um tempo meu router abandonado, consegui avanços interessantes nessa semana.

Comprei o tal do MAX232 (por R$3,00!) e montei o adaptador de tensão TTL (porta serial UART do PC) para os níveis de tensão da serial do router. Usando 8N1, 115200 bps e sem controle de fluxo conectei no console do router usando o Hiperterminal mesmo.

Ele roda uma versão de Linux e, através do console vi que a interface eth0 dele é a porta WAN, que estava respondendo com o IP 192.168.0.1.

Encontrei o site http://wiki.openwrt.org/OpenWrtDocs/Installing/TFTP que me deu uma luz: a carga de firmware via TFTP.

Pelo console serial, carreguei o servidor TFTP dele (comando "tftpd") e, pelo Windows enviei o firmware com o comando a seguir:

tftp -i 192.168.0.1 PUT dir615_firmware_110.bin

O router recebeu o firmware, formatou a flash, instalou o novo firmware e reiniciou. Tudo automaticamente (deu para acompanhar pelo console serial).

O problema é que, mesmo depois de tudo isso dar certo, ele continuou na mesma.... :(

Quando tiver tempo tento de novo. Mas estou avançando! :)

Agradeço se alguém tiver alguma dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá galera,

Resolví o problema da seguinte maneira:

- Ligue no roteador apenas o cabo de energia.

- Precione o botão reset e mantenha precionado.

- Desligue e ligue o roteador com o botão precionado.

- Note se o led (cículo com triângulo) passou a piscar.

- Com o botão reset ainda precionado desligue e ligue novamente.

- Ao ligar o led do círculo com triângulo vai continuar piscando.

- Solte o botão reset. conecte o cabo de rede.

- Acesse o roteador pelo browser (192.168.0.1).

- Vai aparecer uma tela pedindo o firmware versão 1.0.0.0

- Baixe o firmware versão 1.00 no site www.d-link.com (faça isso antes)

- Selecione o firmware e click em send. Feito isso note que durante o processo o led do wireless passa a piscar.

- Ao acabar o processo, acesse o roteador normalmente pelo navegador e ele vai passar a funcionar igual a antes porém na versão 1.0.

Obs.:

Restaure a versão 1.00. Eu tentei a versão 1.10 e não funcionou, continuou travado.

Antes de travar quando ele era versão 1.00, a conexão era horrível e caia toda hora. Depois que atualizei passou a funcionar muito bem. Ao restaurar para a v1.00, a conexão voltou a cair!! Pelo menos está funcionando.

Vou tentar ainda re-atualizar para ver se fica bom.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vocês usam o Dir615 revisão B atualizem para o firmware alemão abaixo.

ftp://files.dlink.com.au/Products/DIR-615/REV_B/Firmware/Firmware_v2.22B00/

Procurem firmwares de outros paises, pois os outros routers da Dlink que tem defeitos, eu resolvo sempre com firmwares estrangeiros.

Qualquer coisa postem a revisão qeu eu ajudo a procurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

A dica do TFS funcionou perfeitamente! Meu DIR-615 ressuscitou!!!!

Eu já tinha tentado de tudo, mas sempre tentava com a versão 1.1 do firmware... talvez por isso não dava certo.

Depois que consegui mandar a v1.0 seguindo a orientação do TFS, fiz a atualização para o 1.1 através da própria interface do router e funcionou 100%. Tudo indica que o firmware de atualização não seja completo (talvez só a diferença entre as versões, sei lá) e tenha que ser aplicado através do 1.0.

O que importa é que funciona, e o procedimento é bem mais simples do que os que eu já tinha tentado antes. Cheguei a montar o circuito para acesso via console (terminal)... pelo menos serviu para eu "acompanhar" o que acontecia no router quando seguia o passo-a-passo do TFS.

Só uma pergunta: acompanhando pelo terminal, notei que ao ligar o router pela SEGUNDA VEZ com o reset apertado ele entra num modo de "backup recovery". Isso não acontece na primeira, mas sim na SEGUNDA vez! Como você soube disso? Foi tentativa e erro? Mesmo depois de procurar muito na internet, nunca encontrei nenhuma referência a procedimento tão fora do comum (fazer duas vezes seguidas a mesma coisa obtendo resultados diferentes a cada tentativa). Geralmente a gente tenta a mesma coisa seguidamente só por teimosia...

No mais, muito obrigado pela dica. Espero que ela seja útil para outros "desesperados" como o que criou essa thread...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Colegas.

Tentei o procedimento acima, mas comigo não funcionou.

Eu gostaria de tirar algumas dúvidas também.

A versão do do H/W de vocês é A1 ?

No site da Dlink, inlcusive, tem links diferentes para H/W A1 e B1...

O procedimento, da maneira que fiz.

Liguei o router apenas na tomada.

Pressionei o botão de reset e desliguei o aparelho e liguei novamente

Aí o círculo com triângulo começa a piscar

Ainda com o botão reset pressionado desliguei e liguei novamente

Soltei o reset, conectei o cabo de rede na porta 1.

No entanto, o computador fica procurando uma conexão e depois diz que a conexão é nula ou limitada, e não consigo conectar, pelo Brownser no IP 192.168.0.1.

Alguma luz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Galera,

Depois de alguma horas pesquisando em Sites estrangeiros, descobir o que faltava.

Além do procedimento indicado acima, também é necessário alterar a conexão da sua máquina para IP Fixo, e utilizar o IP 192.168.0.100 e Mask 255.255.255.0. Deixe em branco todo o resto, inclusive o Gateway.

Assim funciona !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!