Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perguntas e Respostas sobre Redes respondidas por Gabriel Torres


Linio Alan

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pergunta:

  • Eu comprei um cabo USB com as duas pontas iguais para fazer a transferência de arquivos entre meu Note e meu computador desktop, mas não consigo fazer com que um enxergue o outro, por que será?

Resposta:

Citação
Este cabo que você descreve chama-se cabo A/A e ele não serve para esta função. Outro tipo de cabo usado na conexão da porta USB a dispositivos USB chama-se A/B e também não serve para o que você quer. Para conectar dois micros usando a porta USB para a troca de arquivos é necessário um dispositivo chamado ponte USB (USB bridge), também chamado adaptador USB-USB. Você encontrará esse equipamento sendo vendido por alguns distribuidores nacionais, como a Leadership. Existem cabos USB que aparentemente são A/A (duas pontas iguais) mas que possuem esta ponte USB no meio do cabo, sendo voltado para a ligação entre dois micros

Pergunta:

  • Gostaria de saber como posso conectar dois computadores que estão em locais diferentes pela linha telefônica sem ter que usar um provedor de acesso à Internet. Tenho um P4 2.6 GHz e um Athlon 2000+, ambos rodando Windows XP SP1 e com modem padrão de 56k e linha telefônica para conexão discada.

Resposta:

Citação
Um dos micros deverá ser configurado para aguardar conexões (servidor) e o outro deverá ser configurado para efetuar a conexão (cliente). A configuração do micro cliente é a mais simples: basta você criar uma conexão como se o micro fosse se conectar a um provedor de Internet, só que em vez do número do seu provedor, você deve colocar o número do telefone onde o outro micro está ligado. Já no micro servidor, você deverá configurá-lo para aceitar receber conexões. Isto é feito da seguinte forma: Iniciar, Configurações, Conexões de rede, Criar uma nova conexão, Avançar, Criar uma conexão avançada, Avançar, Aceitar conexões de entrada, Avançar, selecione o modem e termine o assistente. Após o término o micro estará aceitando ligações. Para compartilhar arquivos entre os micros, basta você habilitar o compartilhamento de arquivos e compartilhar o diretório que você quer que o outro micro tenha acesso, de forma similar ao que ocorre em uma rede local.

Pergunta:

  • É possível conectar dois computadores para troca de arquivos através de um cabo USB A/A ?

Resposta:

Citação
Você não pode ligar dois micros diretamente usando um cabo USB A/A, pois você colocará em curto as fontes dos dois equipamentos, possivelmente fazendo com que elas se queimem. Esse tipo de cabo não serve para absolutamente nada (o tipo de cabo que conecta a porta USB a dispositivos USB chama-se A/B). Para conectar dois micros usando a porta USB para a troca de arquivos é necessário um dispositivo chamado ponte USB (USB bridge), também chamado adaptador USB-USB. Você encontrará esse equipamento sendo produzido por alguns fabricantes como Anchor Chips e e-Tek Labs. Para mais informações, visite http://www.usb.org.

Pergunta:

  • Como faço para ligar dois PCs através da porta serial? Eu já tenho o cabo próprio, mas preciso de um software que ligue os micros.

Resposta:

Citação
O Windows 9x traz esse software, é o "Conexão Direta via Cabo". Para instalá-lo, use o ícone Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle. Na guia Instalação do Windows, clique em Comunicação, selecionando o Conexão Direta via Cabo.

Pergunta:

  • Como posso fazer transferência de arquivos de micro para micro sem usar a Internet? Posso fazer isso através apenas do modem de cada micro? Existe algum software que faça isso?

Resposta:

Citação
Sim, inclusive antigamente, antes de a Internet ser explorada comercialmente, era assim que fazíamos para trocar arquivos com amigos. Para isso, basta você instalar um programa terminal em seu Windows. Um dos micros irá ser configurado para ficar em modo de espera de chamada (modo host), enquanto o outro micro irá ligar para ele e estabelecer a conexão. Esse programa vem com o próprio Windows e chama-se HyperTerminal. Você também pode usar o programa que vem junto com o fax modem, como o Quick Link II. Depois que você estabelecer a conexão, tudo o que você digitar no teclado sairá na tela do micro do seu amigo e vice-versa. Basta escolher a opção de enviar arquivo para enviar o arquivo para o seu micro. Na hora do envio, o programa irá perguntar o protocolo que deve ser usado. Escolha o protocolo Zmodem.

Pergunta:

  • Nenhum dos meus 2 micros atende à chamada quando tento conectá-los por rede Dial Up. O que devo fazer?

Resposta:

Citação
Para que a conexão Dial Up seja possível, um dos micros deverá ser configurado como Servidor. O Servidor é um programa a parte que vem no Microsoft Plus! Basta instalar esse programa e, depois, clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da conexão, escolhendo "servidor" do menu que aparecerá (esse procedimento deve ser feito no micro servidor).

Pergunta:

  • Para estabelecer uma conexão entre dois micros via porta pararela qual programa deve ser usado e qual é a pinagem do cabo que deve ser construído?

Resposta:

Citação
Basta utilizar o programa "Conexão direta via cabo" do Windows 95. Caso este programa não esteja instalado no micro, basta ir no ícone "Adicionar ou Remover Programas" do Painel de Controle, selecionando a guia "Instalação do Windows". A seguir, deve-se clicar duas vezes em "Comunicações", selecionando a seguir "Conexão direta via cabo". O cabo é um pouco difícil de ser encontrado. Para confeccioná-lo, serão necessários dois conectores DB-25 macho e 2,5 metros de cabo de 11 a 25 vias (este material pode ser encontrado em quase todas as lojas de material eletrônico). A conexão deve ser feita da seguinte forma (não é necessário ligar todos os fios dos pinos 20 a 25, pois todos eles são iguais):

Conector A Conector B

Pino 2 é ligado ao Pino 15

Pino 3 é ligado ao Pino 13

Pino 4 é ligado ao Pino 12

Pino 5 é ligado ao Pino 10

Pino 6 é ligado ao Pino 11

Pino 15 é ligado ao Pino 2

Pino 13 é ligado ao Pino 3

Pino 12 é ligado ao Pino 4

Pino 10 é ligado ao Pino 5

Pino 11 é ligado ao Pino 6

Pinos 20 a 25 são ligados aos Pinos 20 a 25]Para estabelecer uma conexão entre dois micros via porta pararela qual programa deve ser usado e qual é a pinagem do cabo que deve ser construído?

Pergunta:

  • Como conectar 2 micros via modem usando o Windows 95?

Resposta:

Citação
Há duas formas:

1) Usando um programa terminal (como o Hyperterminal ou o Quicklink), configurando o programa a esperar por chamadas e fazendo o micro do outro lado ligar.

2) Através da rede dial up. O micro que irá receber as chamadas precisará ter instalado e configurado o Servidor Dial Up (Vem com o Microsoft Plus!), enquanto o micro que ligará utilizará o acesso à rede dial up, como se tivesse ligando para um provedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Placas de Rede

Pergunta:

  • Sei que o endereço MAC é único no mundo e que tem que estar em formato hexadecimal. Fiquei sabendo que se este número não for alfa-numérico ou se for somente zeros a placa de rede está danificada. Isso é verdade?

Resposta

Citação
Endereço MAC é um endereço que identifica cada placa de rede no mundo e este deve ser único, para que não haja conflito. Por exemplo, se duas placas da mesma rede tiverem o mesmo endereço MAC, a rede não saberá para qual das duas deverá entregar um determinado dado. Este endereço é formado por 6 bytes, isto é, 12 dígitos. Estes dígitos podem ser de 0 a 9 e de A a F por ser usado o formato hexadecimal. Se o endereço MAC da sua placa de rede estiver com todos seus dígitos em zero, isto pode significar duas coisas: que o driver da sua placa de rede não está instalado corretamente (em algunas placas “on-board” o endereço MAC é configurado pelo driver) ou que a mesma encontra-se queimada. Normalmente junto com o driver vem um pequeno utilitário de diagnósticos que pode ser usado para verificar isso. Baixe a versão mais recente no site do fabricante da placa.

Pergunta:

  • Tenho uma dúvida com relação às placas de rede. De que depende o half duplex/full duplex dessas placas? É só a placa ter essa "tecnologia" ou é preciso que a outra ponta (hub,switch) também tenha?

Resposta

Citação
No modo half-duplex as placas não conseguem transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Já no modo full-duplex as placas conseguem transmitir e receber dados simultaneamente obtendo, portanto, um desempenho superior. As placas de rede atualmente são quase todas full-duplex e para funcionar nesse modo, o switch ou hub também tem que ser full-duplex. A maioria dos hubs e switches atualmente operam neste modo. Portanto, não há com o que se preocupar.

Pergunta:

  • Por que as placas de rede novas estão vindo com apenas quatro contatos em seu conector RJ-45? Não deveriam vir com oito contatos? As placas com quatro contatos não são 10/10? Como as placas com apenas quatro contatos podem funcionar a 10/100?

Resposta:

Citação
O conector RJ-45 usado pelas placas de rede têm oito contatos, mas somente quatro destes contatos são efetivamente usados (contatos chamados TX+, TX-, RD+ e RD-). Desta forma, os fabricantes podem economizar no custo removendo os quatro contatos adicionais que não são usados. A quantidade de contatos de um conector RJ-45 não tem absolutamente nada a ver com a velocidade máxima de transmissão da placa.

Pergunta:

  • Meu micro está apresentando a seguinte mensagem de erro quando ele é ligado: "PXE-M04: Hooking bootstrap interrupt 18h". Gostaria de saber o que significa esta mensagem e como resolver este problema.

Resposta:

Citação
Esta é uma mensagem informativa e não uma mensagem de erro, gerada pela placa de rede on-board da sua placa-mãe, indicando que ela está pronta para efetuar um boot remoto via rede, caso você configure esta função. Portanto, não precisa se preocupar, pois esta mensagem é normal.

Pergunta:

  • Gostaria de saber se vocês sabem se as placas ASUS P4S533MX estão vindo com defeito de fabricação. Digo isso porque já peguei 3 placas.mãe desse modelo com a rede on-board com o mesmo endereço MAC, impossibilitando que elas trabalhem na mesma rede.

Resposta:

Citação
Este não é um problema da placa-mãe e sim do driver da SiS que vem junto com o Windows XP. Possivelmente o endereço MAC de todas essas placas estão como "00-E0-06-09-55-66", que é o endereço MAC default desse driver. Para resolver esse problema, basta atualizar o driver de rede para o driver que vem junto com a placa-mãe, no CD de instalação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Redes Locais

Pergunta:

  • Como faço para colocar meu Playstation2 em rede?

Resposta

Citação
Você precisa comprar uma placa de rede para seu Playstation, código SCPH-10281, que custa na faixa de US$ 40 nos EUA, e seu console tem que ter um cartão de memória para gravar as configurações de rede. Em seguida, você terá de conectar a placa de rede à sua linha telefônica (se você ainda usa conexão dial-up) ou banda larga. Se você tiver banda larga, o recomendado é comprar um roteador para poder compartilhar sua conexão com o PC e com o PS2. Você pode ler tudo sobre o assunto em http://boardsus.playstation.com/playstation/NetworkAdaptorFAQ.

Pergunta:

  • Eu e mais 2 amigos que moram ao lado da minha casa estamos querendo montar uma rede e compartilhar a Internet. É possível compartilhar Internet banda larga entre 3 PCs através do modem ADSL? É possível fazer isso com Wi-Fi? O custo é alto? O que precisamos?

Resposta:

Citação
Isso não só é possível como é muito fácil de ser feito. O que você precisará comprar é um roteador para Internet banda larga, que custa entre R$ 250 e R$ 350 no mercado. Se quiser que os computadores acessem a Internet usando Wi-Fi (tecnologia sem fio), você precisará de comprar um roteador com essa característica e precisará também comprar uma placa de rede sem fio para cada computador, sendo, portanto, uma solução mais cara. O único “problema” é que a velocidade total da Internet cai se todos estiverem usando a Internet ao mesmo tempo. Por exemplo, se você tiver uma conexão de 300 Kbps, cada usuário terá uma navegabilidade de 100 Kbps se os três estiverem acessando a Internet ao mesmo tempo. Normalmente os roteadores vêm com 4 portas de rede, mas você pode expandir o número de portas até 254 usando um switch. Para mais informações: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/577.

Pergunta:

  • Meu professor da faculdade estava falando da importância do firewall e disse que um PC tem em média 60.000 portas que poderiam assim serem exploradas por um hacker para invasão. Este número é real? Quantos vírus existem atualmente no mundo virtual?

Resposta:

Citação
“Portas” são canais de comunicação do protocolo TCP. Como o protocolo TCP usa um número de 16 bits para armazenar a porta de destino, no PC existem 65.536 portas disponíveis para este protocolo (2^16). Mas isso não significa que o PC está vulnerável. Essas portas só podem ser exploradas se o seu sistema operacional tiver uma falha de segurança ou se você tiver um vírus em seu micro. Mantendo o seu Windows sempre atualizado (www.Windows Update.com) e instalando um antivírus e mantendo-o atualizado (www.avast.com) evita esse problema. Quanto ao número de vírus existentes, impossível dimensionar, pois depende de quem conta.

Pergunta:

  • Quais as diferenças entre os seguintes equipamentos: roteador, hub e switch? Para que servem e de que forma podem ser utilizados?

Resposta:

Citação
A explicação técnica é que eles operam em diferentes camadas do modelo OSI: roteadores operam na camada Rede (camada 3), switches operam na camada Link de Dados (camada 2) e hubs operam na camada Fïsica (camada 1). Na prática isso significa o seguinte. Os hubs repetem em todas as suas portas os dados recebidos, isto é, se o computador 1 quiser falar com o computador 2, as informações serão replicadas para todos os demais PCs. Se fosse usado um switch, somente o computador 2 receberia a informação. Já os roteadores são usados para analisarem os pacotes e direcionarem o tráfego para a rede correta.

Pergunta:

  • Gostaria de saber se posso passar cabos de rede pela tubulação da rede elétrica de uma residência, pois quero ligar dois computadores usando um pequeno roteador para compartilhar a minha internet banda larga. Ouvi falar que pode haver interferência e, com isso, perda de dados. Como devo proceder?

Resposta:

Citação
Você não deve passar cabo de rede no mesmo conduíte por onde passam os fios da rede elétrica por dois motivos. Primeiro, interferência eletromagnética, que fará com que a conexão da sua rede não fique boa (baixo desempenho ou mesmo correndo o risco de simplesmente não funcionar). O segundo motivo é em relação à segurança. Se por acaso um dos fios do cabo de rede encostar-se na fase (um dos fios) da rede elétrica, haverá um curto-circuito monstruoso em sua residência, podendo acarretar em um incêndio de sérias proporções, além de queimar os seus computadores. Por este motivo, você não deve efetuar a instalação desta maneira. Cabos de rede devem ser passados usando conduítes individuais, isolados da rede elétrica.

Pergunta:

  • Tenho 3 computadores (Pentium 100, K6 II-500 e AthlonXP 2600+). Possuo internet banda larga ligada ao AthlonXP. Gostaria de ligar todos os micros em rede, mas que cada um pudesse acessar a Internet de forma independente, sem a necessidade de um servidor (sem um segundo computador ligado). Parece que existe um tipo de roteador/hub que faz isto, mas tenho dificuldade de encontrar pessoas que possam me fornecer a informação correta.

Resposta:

Citação
Sim, basta você comprar um roteador para banda larga. Este roteador é facilmente encontrado no mercado (custa tipicamente entre R$ 250 e R$ 350), tendo normalmente quatro portas de rede e uma porta banda larga. Nas portas de rede você liga seus computadores e na porta de banda larga você liga o seu modem. Se você precisar ligar mais micros, compre um switch e conecte-o a uma das portas do roteador. Após conectar tudo, você não só poderá acessar a Internet de qualquer micro mesmo com os demais micros desligados como também poderá acessar os recursos de outros micros, tais como arquivos e impressoras. Há ainda modelos de roteador com porta paralela ou mesmo com porta USB, permitindo que você ligue a sua impressora ao roteador, fazendo com que não haja necessidade de um micro estar ligado à impressora para ela funcionar. A instalação é realmente simples como estamos descrevendo e você mesmo poderá fazê-la (obviamente todos os micros precisam ter placa de rede instalada). O roteador funciona também como um servidor DHCP, isto é, você deve configurar todos os micros com a opção "Obter um endereço IP automaticamente" que o próprio roteador configurará os seus micros por você. Após conectar tudo o único trabalho que você terá será acessar o painel de controle do roteador para efetuar algumas configurações básicas. Este acesso é feito abrindo o seu browser internet a partir de qualquer micro e entrar o endereço de configuração do roteador (que pode ser 192.168.0.1, 192.168.1.1, 192.168.0.254, etc – você deve verificar no manual do roteador qual é o endereço que ele usa). As configurações básicas do roteador incluem que tipo de conexão você tem com a internet (ADSL ou cabo), sendo esta praticamente a única configuração necessária. Há configurações avançadas, como configurar em que horário os micros podem acessar a internet. O roteador funciona também como um firewall, criando uma barreira de proteção entre seus micros e a internet.

Pergunta:

  • Preciso montar uma pequena rede doméstica, com dois desktops, um.notebook, uma impressora USB e acesso à Internet ADSL. Existe algum switch/roteador no mercado que tenha estes requisitos?

Resposta:

Citação
Sim. Basta você comprar um roteador para banda larga que tenha porta USB. Normalmente os roteadores para banda larga têm embutidos um switch de quatro portas, então você pode ligar os seus três computadores sem problema. O ideal é você usar um roteador com porta USB para ligar a impressora ao roteador e, assim, usá-lo como servidor de impressão. Se o seu notebook tiver uma placa de rede sem fio (IEEE 802.11) você pode ainda optar por comprar um roteador wireless. Os roteadores wireless, além de terem as 4 portas de rede, têm ainda uma antena IEEE 802.11, permitindo que você conecte computadores dotados de antenas wireless à Internet, sem fio, além de poderem usar os recursos da rede (impressora, por exemplo) sem a necessidade de cabos. Existem várias marcas no mercado. Modelos com porta USB são um pouco mais difíceis de serem encontrados (dê uma olhada nos modelos da Compex em http://www.cpx.com).

Pergunta:

  • Quais são as diferenças entre hub e roteador? E quais são as vantagens de um em comparação ao outro?

Resposta:

Citação
Hub, roteador e switch são equipamentos que efetuam conexões de rede. O funcionamento destes três equipamentos, porém, é distinto. Um hub é simplesmente um repetidor de sinais. Tudo aquilo que entra de dados em uma de suas portas é replicado para todas as suas demais portas. Já o switch analisa parte dos dados transmitidos, entregando o pacote de dados somente para a porta de destino. Por exemplo, se um dispositivo conectado à porta 1 enviar um dado cujo destino é o micro que está conectado à sua porta 24, o switch irá enviar o dado diretamente à sua porta 24, ao contrário do hub, que replicaria todos os dados para todas as suas portas. O switch analisa, dentro dos dados, o campo que contém o endereço físico das placas de rede (chamado endereço MAC). Mas se a sua rede for grande ou estiver conectada à Internet, surge um problema: torna-se impossível para o seu switch saber o endereço de todas as placas de rede do mundo! A solução é o uso de um roteador, que analisa endereços virtuais e não endereços físicos. Tomando como base o protocolo TCP/IP, que é o mais usado hoje em dia, o roteador analisa os endereços IP dos dados. Dentro de um pacote de dados TCP/IP há um campo que informa o endereço de destino. O roteador verifica se aquele endereço IP está presente na rede na qual ele está conectado. Se estiver, ele envia os dados diretamente à máquina (através do hub ou switch na qual o roteador estiver conectado) que estiver usando aquele endereço IP. Caso contrário, ele enviará os dados para outro roteador na qual ele está conectado, que repetirá o processo, encaminhando o pacote de dados até que ele chegue ao roteador responsável pela rede onde aquele determinado endereço IP está localizado. Atualmente os roteadores também possuem integrado um hub ou um switch. Resumo: você só precisará de um roteador se a sua rede for muito grande e segmentada em várias redes menores (caso de empresas com filiais em locais fisicamente diferentes, como cidades diferentes) ou então se a sua rede estiver conectada à Internet. Neste último caso, muita gente tem pequenas redes conectadas à Internet sem o uso de roteadores, usando o compartilhamento de conexão à Internet através do programa que vem com o Windows ou de um outro programa como o Wingate. Neste caso, o micro que está conectado à Internet funciona como um roteador.

Pergunta:

  • Tenho dois computadores em casa e estou querendo instalar Internet banda larga. Gostaria de ligar os dois computadores na Internet. Gostaria de saber se é possível montar uma rede com cabo USB e como eu posso fazer este cabo.

Resposta:

Citação
Sim, isto é possível. Você terá de comprar um cabo contendo um componente chamado USB bridge (ponte USB). Se você comprar um cabo sem este componente, isto é, um cabo que simplesmente é uma extensão USB, você corre o risco de queimar desde a porta USB dos micros até a fonte de alimentação dos mesmos. Como possui componentes eletrônicos envolvidos, não é fácil fazer este cabo em casa. Um dos micros será ligado ao modem da Internet banda larga. Este micro terá de ficar ligado o tempo inteiro para que o segundo micro possa acessar a Internet. Além disso, você terá de instalar um programa para compartilhar a conexão com a Internet no micro que receberá o modem (o Windows XP já vem um bom utilitário para isto).

Pergunta:

  • Gostaria de saber o que é Configuração WINS que aparece nas propriedades de TCP/IP do Windows.

Resposta:

Citação
WINS significa Windows Internet Naming Service e é um sistema para traduzir nomes de máquinas em endereços IP e vice-versa, de maneira similar ao que ocorre com o sistema DNS, usado para converter endereços de Internet (ex: www.seusite.com.br) em endereços IP (ex: 200.200.200.200). Há duas diferenças básicas entre o WINS e o DNS. Primeiro, o sistema WINS só funciona em redes Windows. Segundo, o sistema DNS só permite operar com endereços IP fixos. Por exemplo, ele assume que o endereço www.seusite.com.br sempre usará o mesmo endereço IP. Já o WINS funciona com endereços IP dinâmicos, isto é, a cada vez que o endereço IP de uma determinada máquina muda, o WINS atualiza a sua tabela de modo a refletir o novo endereço IP daquela máquina. Você só deverá mexer nesta configuração se a sua máquina estiver conectada a uma rede Windows que use este sistema. Do contrário, se você só usa a sua máquina para acessar a Internet, deixe esta configuração desabilitada, já que o sistema usado na Internet é o DNS e não o WINS.

Pergunta:

  • Qual é a diferença entre hub e.switch?

Resposta:

Citação
Embora aparentemente ambos sirvam para conectar computadores em rede, há uma diferença significativa entre ambos. O hub é um mero repetidor. Se o PC ligado à porta 1 quiser trocar informações com o PC ligado à porta 4, as informações (pacotes de rede) serão replicadas para todas as outras portas do hub ao mesmo tempo. Isto causa dois problemas. Primeiro, baixa o desempenho da rede, como o hub replica as informações para todas as suas portas, é como se todos os PCs estivessem ligados em um único cabo, e se o cabo está sendo usado, nenhum outro PC pode usar o cabo ao mesmo tempo. Ou seja, no exato momento que o primeiro PC estiver se comunicando com o quarto PC, nenhum outro PC poderá usar o cabeamento da rede (note que as transmissões de dados em uma rede são divididas em pequenos fragmentos chamados quadros; este impedimento que descrevemos refere-se à transmissão de um quadro e não à totalidade dos dados que estão sendo transmitidos). O segundo problema é em relação à segurança da rede. Como os dados são replicados para todas as portas, um PC conectado a uma das portas do hub pode facilmente ver todo o tráfego da rede – incluindo tudo o que você faz na Internet que não seja criptografado –, através de um programa do tipo sniffer. Já um switch é como se fosse um hub que analisa os quadros. Nele, se o primeiro PC da rede quiser se comunicar com o quarto PC da rede, ele irá chavear a comunicação somente entre estas duas máquinas, não replicando os quadros para todas as demais máquinas da rede. Assim, o switch tem duas grandes vantagens sobre um hub. Primeiro, faz com que a rede não baixe o seu desempenho quando duas máquinas estão trocando informações entre si. E, segundo, oferece mais segurança, já que em um ponto de rede um hacker não encontrará todos os quadros que circulam na rede, somente os quadros direcionados àquela máquina específica

Pergunta:

  • Eu tenho dois micros e um modem ADSL. Eu quero interligar os dois micros, isto é, ligá-los à Internet usando o mesmo modem. Como posso fazer para instalar duas placas de rede no micro, para que eu não precise comprar um hub e, com isso, economizar uma grana.

Resposta:

Citação
Isso é relativamente fácil de ser feito. Qualquer pessoa que tenha uma conexão rápida com a Internet pode compartilhá-la com outros micros sem problemas. Se essa conexão for feita entre mais de dois micros, você precisará comprar um equipamento chamado hub. Mas se você for ligar apenas dois micros, um hub não é necessário, e você economizará uma grana nessa instalação. Para isso, um dos micros precisará ter duas placas de rede. Uma para a conexão do modem e outra para conectá-lo ao outro micro. O macete é que o cabo usado na conexão entre os dois micros tem de ser um cabo chamado cross-over, que já é vendido pronto na maioria das lojas que vende placas de rede (se você usar um cabo comum, chamado pino-a-pino, a conexão não funcionará). A instalação das duas placas de rede em um mesmo micro atualmente não é nenhum problema, já que as placas são PCI e, portanto, Plug and Play (isto é, não geram conflito). A configuração dos micros pode ser um pouco trabalhosa se você nunca fez isso. No micro que tem o modem, você deverá configurar o endereço IP da placa de rede que é ligada ao outro micro como 192.168.0.1. É necessário instalar nele um programa de compartilhamento de conexão com a Internet. Você pode usar o programa que vem com o Windows 98 ou programas como o WinGate (http://www.wingate.net). Nós já publicamos aqui um passo-a-passo como essa configuração deve ser feita. Se você perdeu, leia em https://www.clubedohardware.com.br/artigos/577. A vantagem dessa conexão é que, além de compartilhar a Internet, você poderá ainda compartilhar arquivos e impressoras através da rede que você montará.

Pergunta:

  • Gostaria de saber o que são os recursos Wake Up on LAN e Wake Up on modem.

Resposta:

Citação
A maioria das placas-mãe hoje em dia possui esses recursos. O computador pode ser configurado para entrar em um modo chamado stand by, onde ele é aparentemente desligado, mas a sua memória RAM continua sendo alimentada. Com isso, o sistema operacional e os programas continuam carregados. Ao "acordar" o micro, ele será "ligado" já com o sistema operacional carregado e com os programas que você deixou abertos. O wake up on LAN e o wake up on modem são recursos que permitem ao micro "acordar" caso alguma outra máquina o chame através da rede ou então através do modem. Isso permite, por exemplo, deixar o seu micro "desligado" esperando ligações de fax, caso você use um programa de fax para receber faxes. Assim, em vez de o micro ficar ligado consumindo energia elétrica, ele ficará "desligado", economizando energia. Como você pode perceber, na verdade o micro não estará "desligado", mas sim em um estado de "hibernação" (stand by).

Pergunta:

  • Preciso calcular o tempo que levarei para transferir os arquivos de um servidor da minha rede para outro. São aproximadamente 20 GB de dados. As placas de rede são 3com de 100 Mbps e os switches são da Fore (100Mbps também). Qual é calculo que devo fazer?

Resposta:

Citação
O cálculo é bem simples. Como a sua rede é de 100 Mbps, ela transfere 100 milhões de bits por segundo, o que equivale a 12,5 milhões de bytes por segundo (cada byte equivale a oito bits) ou 12,2 MB/s (1 MB é igual a 1.048.576 bytes e não a 1 milhão de bytes). 20 GB equivale a 20.480 MB (1 GB é igual a 1.024 MB). Assim, essa transferência demorará 1.679 segundos, ou seja, 28 minutos. É claro que essa conta é puramente teórica, porque estamos considerando que a taxa de transferência usada será a taxa máxima da rede, 100 Mbps. Se a rede estiver sendo usada por outros micros durante a transferência, essa taxa cairá, aumentando o tempo que essa sua transferência demorará.

Pergunta:

  • O que é uma Rede Privada Virtual?

Resposta:

Citação
Imagine que a sua empresa tem várias filiais e que em cada uma dessas filiais você tem uma rede e um firewall na entrada dessa rede. Você pode programar os firewalls para automaticamente criptografarem os dados enviados através de uma rede pública qualquer – a Internet, por exemplo. Dessa forma, você pode usar a Internet como parte de sua própria rede sem comprometer o sigilo dos dados trafegados e cortando custos. Esse procedimento é conhecido como VPN ou, em português, Rede Privada Virtual. (Resposta dada por Alberto Cozer)

Pergunta:

  • Nos cabos do tipo par trançado, os livros e catálogos nos orientam a confeccionar o cabo de acordo com um código de cores. Porém, se eu mudar as cores há algum problema?

Resposta:

Citação
Os cabos de par trançado utilizam oito fios, dispostos em quatro pares. Teoricamente, você pode utilizar qualquer esquema para conectar o conector de uma ponta no conector da outra ponta do cabo. Acontece que, se você assim o fizer, sua rede ficará incompatível com o padrão de mercado, tornando-se compatível somente com ela mesmo. Se um dia você precisar fazer alguma alteração na rede, será um "Deus-nos-acuda": você precisará se lembrar qual foi a ordem dos fios utilizados naquela rede (imagine que você tenha montado 5 redes, cada uma com um padrão de fios diferentes). Além disso, se outra pessoa chegar com um cabo feito nos padrões internacionais (por exemplo, para instalar uma nova estação na rede), o cabo padronizado não funcionará. Para resolver essa situação, há duas padronizações básicas para a confecção de cabos de par trançado: T568A e T568B. No primeiro padrão os fios devem ser dispostos da seguinte forma (do pino 1 ao pino 8): branco com listra verde; verde com listra branca; branco com listra laranja; azul com listra branca; branco com listra azul; laranja com listra branca, branco com listra marrom e marrom com listra branca. No padrão T568B, os fios devem ser dispostos da seguinte forma (do pino 1 ao pino 8): branco com listra laranja; laranja com listra branca; branco com listra verde; azul com listra branca; branco com listra azul; verde com listra branca; branco com listra marrom e marrom com listra branca. Ou seja, para evitar problemas de manutenção, escolha um padrão internacional, T568A ou T568B. Ah, sim: não se esqueça que há basicamente 3 categorias de cabo par trançado, categoria 3, categoria 4 e categoria 5. Atualmente só devemos utilizar cabos de categoria 5, pois são os únicos capazes de operar corretamente na taxa de 100 Mbps, utilizado pelas placas de rede PCI.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!