Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM770-XT


     52.057 visualizações    Energia    2 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM770-XT

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Zalman ZM770-XT. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBU1006 conectadas em paralelo em seu estágio primário, cada uma capaz de fornecer até 10 A a 100° C . Em 115 V esta fonte seria capaz de extrair até 2.300 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, as pontes permitiriam que esta fonte fornecesse até 1.840 W sem a queima desses componentes. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET SPW32N50C3, cada um capaz de fornecer até 32 A a 25°C ou 20 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 96 A a 25°C em modo pulsante. Esses transistores apresentam uma resistência de 110 mΩ quando ligados, uma característica chamada RDS(on). Este número indica a quantidade de potência que será desperdiçada, portanto quanto menor este valor melhor, já que menos potência será desperdiçada, aumentando assim a eficiência.

Esta fonte de alimentação usa dois capacitores eletrolíticos para filtrar a saída do circuito PFC ativo. O uso de mais de um capacitor aqui não tem nada a ver com a “qualidade” da fonte de alimentação, como alguns leigos poderiam supor (incluindo pessoas sem conhecimento em eletrônica que fazem testes de fontes de alimentação em outros sites). Em vez de usar um grande capacitor os fabricantes podem optar por usar dois os mais componentes menores que darão a mesma capacitância total, para melhor acomodar os componentes na placa de circuito impresso, já que capacitores com menores capacitâncias são fisicamente menores do que capacitores com maiores capacitâncias. A Zalman ZM770-XT usa dois capacitores de 270 µF x 420 V conectados em paralelo; isto é equivalente a um capacitor de 540 µF x 420 V. Esses capacitores são japoneses da Chemi-Con e rotulados a 85° C.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET STP25NM50N são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. Cada um é capaz de fornecer até 22 A a 25° C ou 14 A a 100° C em modo contínuo ou até 88 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores apresentam um RDS(on) de 140 mΩ.

Zalman ZM770-XT
Figura 9: Componentes do primário.

Os dois componentes redondos instalados na parte superior dos dissipadores de calor são dois LEDs que brilham em azul quando a fonte está ligada.

Note que a Zalmann pintou os dissipadores de calor de alumínio desta fonte com uma cor de cobre para imitar a aparência deste material.

O primário é controlado pelo o popular controlador PWM/PFC CM6800.

Zalman ZM770-XT
Figura 10: Controlador PWM/PFC.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Mais uma boa fonte com o problema que já é típico da Zalman, o preço alto, não sei o que eles pensam quando colocam uma fonte que nem é a melhor da categoria pelo maior preço da categoria.

Acho que a Zalman tá se achando demais, ela tem um bom nome no mercado, mas nem tanto assim pra querer dá uma "facada" dessas nos consumidores, mesmo os Americanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente dragao vermelho, mais um produto Zalman sem um diferencial dos outros produtos de outras marcas, mas com o preço la nas alturas.

Eu não compraria essa fonte de forma alguma, meu ego não aumentaria se eu pagasse $200 em um produto que valeria $150, só por ter o nome Zalman.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!