Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo – O que é necessário config. em uma máquina virtual


Carlos Fontolan

Posts recomendados

Artigo – Virtualização - O que é necessário configurar em uma máquina virtual

1 Identificando o arquivo de configuração das máquinas virtuais

Será o nome que identificará a máquina virtual, independentemente do nome em que o sistema operacional virtualizado receberá servindo apenas para identificação junto a plataforma de virtualização, ele pode ser modificado a qualquer momento, mesmo com a máquina em funcionamento.

2 Utilização de memória RAM

A máquina virtual utiliza parte da memória RAM da máquina física para seu funcionamento, não se pode colocar o valor máximo de memória existente na máquina física, pois é necessária uma reserva de memória para que a máquina física funcione. Para modificar valores de memória RAM utilizada é necessária que a máquina virtual esteja desligada.

virtualizacao_00.jpg

3 Armanezamento

Como foi citado em artigos anteriores, como toda máquina física, a máquina virtual também precisa de um local para armazenamento dos dados, e será em arquivos.vhd que serão armazenados os dados.

Vamos falar um pouco mais sobre as formas de armazenamento em arquivos.vhd

3.1 HD Virtual Dinâmico

Os discos virtuais que trabalham com tamanhos dinâmicos, trabalham da seguinte forma; ao se fazer a criação do disco se estipula um valor máximo para que a HD atinja, sendo que o arquivo será criado com alguns Kbytes e seu tamanho terá modificações, seja ela aumentando ou diminuindo o tamanho conforme houver acréscimo ou decréscimo de arquivos dentro desta HD virtual podendo chegar ao valor máximo estipulado na criação do disco.

Na figura abaixo se consegue ter uma ideia de como funciona um HD virtual de tamanho dinâmico.

vittualizacao_01.jpg

3.2 HD Virtual Fixo

Os discos virtuais que trabalham com tamanho fixo, trabalham da seguinte forma; ao se fazer a criação do disco se determina um valor para o tamanho o qual o disco virtual deve ter. Neste caso independentemente do conteúdo que estiver contido no disco virtual ele terá o tamanho definido na sua criação.

Na figura abaixo é possível verificar o cenário descrito, sendo que se o disco virtual foi criado com 100 GB de tamanho e nele estiver contido apenas 20 GB de informação, o arquivo que representa o disco ocupara o disco físico com o espaço total.

virtualizacao_02.jpg

3.3 HD Virtual Diferencial

Conceito

Quando se tem um disco diferencial é quando um disco virtual trabalha em conjunto com um ou mais discos, e que sem esses discos adicionais não é possível utilizá-lo.

Isso proporciona um maior numero de discos, mas com um menor tamanho que facilita a realização de backup e também uma maior versatilidade em customizações e manuseios.

Distribuindo “tarefas” entre as HDs virtuais

Um disco virtual diferencial que divide tarefas é um disco que como veremos no exemplo abaixo, onde existe um disco virtual que possui o sistema instalado um disco diferencial com a customização do sistema que foi instalado, neste caso, onde foram instaladas atualizações de desempenho e segurança e os aplicativos necessários para que o servidor funcionasse corretamente de acordo com sua necessidade. Em cima deste disco virtual com as customizações poderia ser criado um novo disco virtual diferencial que utiliza como base o diferencial onde as primeiras customizações foram realizadas.

virtualizacao_03.jpg

Utilizando um sistema operacional base para diversas máquinas virtuais

Neste caso um disco virtual base que contenha a instalação do sistema operacional serve mais de um disco virtual diferencial com modificações e customizações. Isso pode ser utilizado, por exemplo, em um ambiente onde temos diversos servidores utilizando uma mesma versão de sistema operacional base, e realizando desta forma você tem que realizar apenas uma instalação de sistema operacional e faz as diversas customizações em cima de um único sistema.

virtualizacao_04.jpg

Merge Disks

virtualizacao_05.jpg

Merge disk é a função que faz a união de um ou mais discos virtuais existentes, no exemplo que temos na figura acima, temos o cenário onde o sistema e suas atualizações e customizações são unidas em um disco virtual onde é eliminado um disco diferencial e o cenário fica apenas um o disco de sistema e um disco diferencial com modificações recentes.

4 Rede na máquina virtual

Há três formas de utilização da rede quando se esta trabalhando com máquinas virtuais são elas:

Sem conexão, não Haverá nenhum tipo de conexão neste adaptador.

Apenas conexões locais, onde as conexões que forem feitas desta forma poderam se conectar apenas máquinas virtuais que estejam no mesmo computador, conforme pode-se observar na figura abaixo.

virtualizacao_06.jpg

Acesso utilizando a placa de rede física em máquinas virtuais, são conexões que utilizaram à placa de rede física do computador, ou seja, este computador estará na rede em que a placa de rede física estiver conectada, por exemplo, como se pode ver na figura, a máquina virtual 1 esta em um computador físico que encontra-se no Brasil e a máquina virtual 2 esta em um computador físico que encontra-se nos Estados Unidos e as duas comunicam-se perfeitamente em si e com as outras duas máquinas, estando elas no computador do Brasil e/ou nos Estados Unidos.

virtualizacao_07.jpg

Artigo criado por: Carlos Fontolan e Rodrigo Milan. Este material é disponibilizado de forma gratuita é vetada qualquer utilização comercial sem a devida autorização dos criadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!