

Solução para o CD-ROM Explosivo
O verdadeiro motivo pelos quais os CDs explodiam dentro da unidade de CD-ROM continuava sendo um grande mistério para nossa equipe e para muitos usuários durante várias semanas. Alguns leitores nos escreveram sugerindo hipóteses plausíveis para o problema.
Dessas hipóteses, a que nos pareceu a mais coerente é a seguinte: o CD-ROM poderá explodir dentro da unidade caso o seu disco plástico central estiver rachado ou quebrado. O disco plástico central a que nos referimos é aquele normalmente transparente que fica em volta do furo central do CD.
Com a rotação do CD dentro da unidade, a rachadura do disco central tende a aumentar, fazendo um trajeto do centro até a borda do CD. Como o CD está girando muito rapidamente dentro da unidade, quando essa rachadura maior se forma, o CD quebra. Por causa da alta velocidade e dos mecanismos existentes dentro da unidade de CD-ROM, o CD se parte em vários pedaços, ocasionando o efeito "CD explosivo".
Ou seja, há como se previnir: basta não usar CDs que estejam com o anel central quebrado ou rachado! CDs com esse problema deverão ser jogados fora.
Se você tiver um CD com dados importantes (um CD-R contendo dados pessoais, por exemplo) com esse problema e precisar usá-lo, a solução é fazer uma cópia do CD antes. Para isso, recomendamos que você faça a leitura do CD em uma unidade de baixa velocidade ou então configure o seu programa de gravação de CDs (Easy CD Creator, Nero, etc) a fazer a leitura do CD a uma velocidade bem baixa (8x, por exemplo), pois ao que tudo indica esse problema só ocorre quando o CD-ROM gira muito rápido.
Este problema tem uma maior incidência em unidades de CD-ROM 52x não por causa do modelo, fabricante ou lote, e sim por causa da velocidade de rotação.
Gostaríamos de agradecer a todos os leitores que nos escreveram contando suas experiências sobre o assunto.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora