Introdução
Vários leitores nos escreveram reclamando de CDs que literalmente explodem dentro da unidade de CD-ROM. O leitor Renan Melo conseguiu inclusive tirar fotos do CD que explodiu dentro de sua unidade de CD-ROM, danificando a mesma. Veja as fotos abaixo.
Figura 1: CD destruído pela unidade de CD-ROM.
Figura 2: Detalhe da destruição do drive de CD-ROM.
A "explosão" na verdade é a destruição do CD em vários pedaços, oferecendo inclusive um sério risco ao usuário, já que muitas vezes a bandeja do CD-ROM abre-se sozinha, fazendo com que cacos do CD voem longe. Imagine se o seu micro tem esse problema e o seu gabinete fica sobre a sua mesa: estilhaços do CD podem voar em sua direção, atingindo os seus olhos!
Mas qual é a causa do CD explosivo? Quando esse problema começou a surgir no mercado, desconfiávamos que esse problema estava somente relacionado a mídias CD-R de baixa qualidade. Entretanto, após algum tempo, esse mesmo problema começou a ocorrer também com mídias gravadas industrialmente.
Então suspeitamos das unidades Creative 52x, devido ao grande número de e-mails que recebemos relatando esse problema nessas unidades. Mas isso significa que as unidades Creative é que têm esse problema? Não necessariamente. O grande problema é que a Creative (assim como ocorre com alguns outros fabricantes) não fabrica unidades de CD-ROM. Ela compra unidades de terceiros que decalcam a sua marca (esquema conhecido como OEM), sendo que nem sempre ela usa o mesmo fornecedor (fabricante). O problema pode estar relacionado a um determinado fabricante das unidades de CD-ROM Creative ou mesmo a um determinado lote de produtos.
Além disso, há fortes indícios que no mercado há unidades de CD-ROM Creative falsificadas. Isto é, alguns espertinhos compram unidades baratas de fabricantes desconhecidos (unidades "genéricas") e decalcam a marca "Creative" nelas. Isso é apenas um rumor, mas pode ser que o problema esteja relacionado a essas unidades.
Mas estávamos errados. O problema do CD-ROM explosivo não tem nada a ver com o modelo nem com o fabricante do drive, e sim com a mídia.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora