Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vu-Meter 20 LED's com LM3914


jm93

Posts recomendados

Boa tarde amigos :)

Precisava da vossa ajudar pois montei este circuito mas não funciona corretamente... :(

barschmcpia.gif

O que acontece é que os primeiros 10 LED's funcionam 5 estrelas, já os outros 10 (LED11 até LED20) não funcionam corretamente...

Até ao LED15 funciona corretamente, mas quando começa a acender a partir do 16, os LED's 11,12,13,14,15 apagam-se...

Já aumentei o valor da resistência R5 e esse problema resolveu-se, mas obtive outro problema que é quando o LED 16 acende acendem-se automaticamente os restantes (até ao 20) :(

Será que alguém me poderia ajudar?

Estou a alimentar o circuito com 5 volts, e se for possível digam-me também qual o valor das resistências se o circuito for alimentado com 9v...

Desde já obrigado pela ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

....qual o valor das resistências se o circuito for alimentado com 9v...

O CI trabalha com tensões de 3 a 18Vcc, do jeito que está no diagrama, se usar 9Vcc, não altera em nada o funcionamento, se os valores das resistências forem mantidos.

Na configuração desse diagrama, os resistores R4 e R5 determinam a corrente nos leds. No caso desse diagrama, está dimensionado para 10mA cada led.

Até ao LED15 funciona corretamente, mas quando começa a acender a partir do 16, os LED's 11,12,13,14,15 apagam-se...

Já aumentei o valor da resistência R5 e esse problema resolveu-se

Então, você está usando o modo Bar, então, o consumo total é a soma dos leds acesos + consumo dos CIs.

Quando você aumentou o valor de R5, diminuiu a corrente nos leds 11 em diante, daí, os leds anteriormente acesos não apagaram mais. A única coisa que imagino, mas não tenho certeza, é que ou o CI ou a fonte não está conseguindo suprir a demanda de corrente....

Fonte - 20 leds acesos com 10mA cada + 2x9,2mA (consumo do CI) daria 218,4 mA no total, pode verificar aí, se existe a possibilidade da fonte que está usando não conseguir suprir isso?

CI - IC3 do diagrama, já tentou trocar de lugar com o IC2? talvez este IC3 esteja com defeito...

O sinal que entra nos pinos "SIG" como você está produzindo? Tenta usar para teste, um divisor resistivo com um resistor + potenciômetro linear.

Tenta fazer estes testes, e ver o que acontece....

Edit: acredito que não é a fonte, senão teria apagado todos os leds, e não somente os de 11 em diante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim eu aumentei o valor de R5 e dessa forma diminuiu a corrente de cada led fazendo com que os anteriores se apagassem, mas isso fez com que ao acender o led 16 se acendam os restantes ao mesmo tempo :s

Já experimentei trocar os IC's de lugar e continua a acontecer a mesma coisa exactamente nos mesmos led's logo o defeito não é dos IC's...

O sinal que estou a utilizar para testar é exactamente esse: "um divisor resistivo com um resistor + potenciômetro linear"...

Só me resta tentar com a resistência R5 mais baixa (a que ao acender o led 16, se apagam os LED's 11,12,13,14,15) e arranjar uma fonte que consiga fornecer mais corrente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocando a fonte que você está usando, creio que vai resolver o problema, talvez não precise aumentar o resistor do circuito....

O sinal que entra nos pinos "SIG" como você está produzindo? Tenta usar para teste, um divisor resistivo com um resistor + potenciômetro linear.

Aqui esqueci de um detalhe importante..... tem que colocar mais um resistor, em série antes da entrada do pino 5 (entrada de sinal "SIG" ) para reduzir a corrente de entrada do sinal, pois esta entrada suporta no máximo 3mA....

Edit: acredito que não é a fonte, senão teria apagado todos os leds, e não somente os de 11 em diante...

Montei o circuito para fazer uns testes e acho que não é bem isso que eu citei logo acima, se a alimentação não conseguir suprir a corrente, vi que acontece de acender os últimos leds todos de uma vez....

Testei com uma bateria 9V, daquelas quadradas pequena, alcalina, mais comum de achar, e aconteceu a mesma coisa que o seu. Os leds a partir do 18, acendia todas de uma vez. Esta bateria é usada, não sei quanto ainda resta de carga, mas serviu para teste.

Daí, troquei a alimentação por uma fonte ajustável de 2A e entre 4Vcc e 13Vcc, o circuito funcionou normalmente, os leds acenderam um de cada vez.

Depois fiz um outro teste com uma fonte, não lembro se era de celular, modem ou de câmera, mas é 12Vcc x 500mA, o circuito funcionou sem problemas.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei o circuito com um divisor resistivo mas não coloquei nenhuma resistência antes da entrada do pino 5 para limitar a corrente, espero que não tenha afectado em nada o funcionamentos dos CI's, obrigado pela dica :)

Já agora devo colocar uma resistência mais ou menos de que valor?, 1K ou 1,5K (visto que se a entrada atingir 5V com uma resistência de 1,5K a corrente fica limitada 3.33mA) será suficiente?

Sendo assim então vou testar com uma fonte com mais corrente para ver se funciona correctamente :)

Quanto ás resistências representadas no circuito testas-te com a R5 de 2.4K, a R4 de 1.2K e a R6 de 20K?

Estou a perguntar porque não tenho aqui o material para experimentar só no fim de semana é que poderei testar :s

Deste já obrigado pela ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ás resistências representadas no circuito testas-te com a R5 de 2.4K, a R4 de 1.2K e a R6 de 20K?

Testei com R5=1k+1k+550, eu não tinha resistor de 2.4k, foi o mais próximo dela; R4 usei 1k. R6 usei 10k + 10k. (não entendi a função desse resistor R6, mas coloquei conforme o fabricante recomenda no datasheet):)

O R5 e o R4 só determina a corrente que vai passar em cada um dos leds, não influi muito na lógica do funcionamento do sistema (no caso desse diagrama). Você pode calcular assim:

Iled = {[(Vref_out) / (R4)] * 10}................. Iled: corrente em cada led ; Vref_out: tensão no pino REFout;

Vref_out = Vref_adj + 1,25;..........................A tensão no Vref_out é sempre Vref_adj acrescentado de 1,25V.

Assim, no IC2 do seu esquemático:

Vref_adj está "aterrado", então Vref_adj=0V; Então, Vref_out = 0 + 1,25 = 1,25V, Daí, Iled = (1,25 / 1200) * 10 = 0,010A, em cada led vai passar 10mA.

No IC3, a mesma coisa, porém agora o Vref_adj recebe a tensão do Vref_out do IC2, então, Vref_Adj do IC3 = 1,25V, daí, Vref_out = 1,25 + 1,25 = 2,5V. Então, Iled = [2,5/2400]*10 = 10mA.

Você só precisa saber a corrente máxima do led e calcular o valor mínimo de R4 ou R5 para não queimar o led, e variando o valor desse R, você consegue do led, o brilho que você quiser.

Já agora devo colocar uma resistência mais ou menos de que valor?

Eu usei um resistor de 41k, com alimentação de 12V, daria 0,293mA de sinal, achei muito baixo, mas funcionou normalmente, pelo menos aqui no protoboard...

(visto que se a entrada atingir 5V com uma resistência de 1,5K a corrente fica limitada 3.33mA) será suficiente?

Acho melhor colocar um resistor de valor bem maior que isso... por exemplo, no datasheet, o fabricante recomenda para 100V de sinal, inserir um resistor de 39k, que dá 2,6mA. Então, tem que ver em quantos volts chega o pico do sinal e garantir que a corrente máxima não se aproxime dos 3mA.

Mais tarde, eu edito aqui e coloco uma figura para poder te passar melhor a ideia....

Editando:

Acho que do jeito que citei acima, ficou meio confuso. Dá uma olhada na figura:

SinalcomPotenciometro2_zpscf84405e.jpg

Eu usei o circuito da figura 1 para gerar o sinal, usei um potenciômetro de 100k Ohms que tinha aqui, e o resistor R2 que usei é de 41k. No caso, R2 poderia ser qualquer valor acima de (Vcc/0,003)Ohms e não não esquecer que o potenciômetro tem que ser de um valor tal que a corrente que passa por ele não o danifique, com os terminais ligados do jeito que está (melhor explicação neste link http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/ideias-dicas-e-informações-uteis/167-componentes-passivos/2881-correntes-maximas-de-potenciometros-ip297.html).

Você pode usar o circuito da figura 2, nesse caso, o valor de R1 tem que ser maior que (Vcc/0,003) Ohms.

Já o circuito da figura 3 acaba complicando sem necessidade.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...