Ir ao conteúdo

Processadores 32/64 e desempenho

guilhermefduarte

Posts recomendados

Postado

Boa Noite pessoal, sempre fui fa desse forum, sempre me ajudou muito, e agora fiz o registro para uma duvida que não encontrei ainda a resposta.

Eu tenho um notebook com intel 3210M e 4G de RAM, um processador com suporte a x64, atualmente com sistema W7 32 home premium .

Gostaria de saber, se existe apenas a vantagem do desempenho com realação a capacidade de suportar mais de 4G na versão de 64 bits do W7, ou o processador tambem trabalha melhor na versão com 64 mesmo tendo os mesmos 4G do sistema com x86.

Ou seja, vale a pena em migrar para a arquitetura x64 mesmo mantendo a quantidade de 4G de RAM?

Não pretendo expandir a memoria, pra mim os 4G ja bastam.

Postado

O SO 64 bits é mais rápido que o 32 bits no I/O de dados e na execução de programas simplesmente por transferir em pacotes com o dobro de velocidade .

Vale a pena sim, apesar dos arquivos acabarem sendo maiores .

Postado
Boa Noite pessoal, sempre fui fa desse forum, sempre me ajudou muito, e agora fiz o registro para uma duvida que não encontrei ainda a resposta.

Eu tenho um notebook com intel 3210M e 4G de RAM, um processador com suporte a x64, atualmente com sistema W7 32 home premium .

Gostaria de saber, se existe apenas a vantagem do desempenho com realação a capacidade de suportar mais de 4G na versão de 64 bits do W7, ou o processador tambem trabalha melhor na versão com 64 mesmo tendo os mesmos 4G do sistema com x86.

Ou seja, vale a pena em migrar para a arquitetura x64 mesmo mantendo a quantidade de 4G de RAM?

Não pretendo expandir a memoria, pra mim os 4G ja bastam.

No seu caso amigo não vale a pena, sabe por que?

Bom, todos já devem ter ouvido falar alguma vez; a arquitetura x86 (32 bits) ou melhor dizendo arquitetura com banda de 32 bits. Mas esta por sua vez possui limitações que é o do limite de memória. Já no caso dos de x64 ( 64bits) esse limite é um bem maior (não é ilimitado, mas sim superiores a 190 Gb) que os 32 bits, melhor dizendo "Os processadores 64 bits trabalham com o dobro de banda se comparado com os 32 bits).

Explicando o por quê que não valerá a pena você instalar a versão x64;

O Windows pede requisitos mínimos para se instalar uma determinada versão, vamos usar o Windows 7 como comparação.

Versão 32 bits (Recomendações mínimas);

CPU: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)

RAM:1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)

HD: 16 GB de espaço em disco disponível

Versão 64 bits (Recomendações mínimas);

CPU: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior

RAM:2 gigabyte (GB) de RAM

HD: 20 GB de espaço em disco disponível

Resumindo: Você está usando o Windows 7 de 32 bits, executando nenhuma tarefa o sistama vai usar mais ou menos 1 GB para os processos do sistema, isso levando em conta que você não usa 4Gb e sim na verdade mais ou menos 3,25 Gb, sendo assim, 1 GB é para o sistema e outros 2,25 GB é seu. Se você instalar a versão x64, conhecerá os 4GB certinho, MAS o sistema usára 2 GB para os processos do sistema e você ficará com apenas 2GB para você usar. Agora se por acaso você possuísse uma memória acima de 4GB, ai sim, com certeza você precisaria e valeria a pena trocar de sistema para usufruir de toda memória instalada.

Entedestes? :cool::lol:

Postado

Perfeitamente Diego, quando se fala em memoria, realmente sei que não vale a pena trocar de arquitetura para x64.

porém a minha duvida mesmo é se estou usufruindo de todo o potencial do meu processador, ele suporta os 64 bits, mas ele fará algo melhor com os 64 do SO, mais do que está fazendo no sistema de 32?

Minha duvida mesmo é essa, se ele tem recursos que só podem ser posto em pratica em sistemas 64 bits, independente da quantidade de memoria;

Se me afirmarem que o diferencial dos processadores de 64 bits é somente a capacidade de manipular mais de 3,2 G de memoria, eu fico com o 32 mesmo, pois não preciso de mais. Agora se me falarem que mesmo com pouca memoria o processamento será melhor no 64 bits já muda a historia;;;

Postado

Pode trocar pelo 64 bits que voce terá vantagens no uso normal. Só terá desvantagem quando os aplicativos e jogos não tiverem versão 64 bits e tiver que rodar em modo compatibilidade. Na dúvida deixe em dual boot.

Eu por exemplo rodo o XP 32 bits apenas porque existem aplicativos que eu uso que não tem compatibilidade. Rodo o Windows 8 64 bits e não dá para comparar a performance.

Para ter uma ideia: XP: demora quase um minuto para o boot. O Windows 8: 15 s.

O carregamento de arquivos do Office e de desenhos são também muito mais rápidos.

Postado
Perfeitamente Diego, quando se fala em memoria, realmente sei que não vale a pena trocar de arquitetura para x64.

porém a minha duvida mesmo é se estou usufruindo de todo o potencial do meu processador, ele suporta os 64 bits, mas ele fará algo melhor com os 64 do SO, mais do que está fazendo no sistema de 32?

Minha duvida mesmo é essa, se ele tem recursos que só podem ser posto em pratica em sistemas 64 bits, independente da quantidade de memoria;

Se me afirmarem que o diferencial dos processadores de 64 bits é somente a capacidade de manipular mais de 3,2 G de memoria, eu fico com o 32 mesmo, pois não preciso de mais. Agora se me falarem que mesmo com pouca memoria o processamento será melhor no 64 bits já muda a historia;;;

Os bits do processador funciona semelhatemente igual aos das placas gráficas, já viu a diferença de uma placa de vídeo de 64 bits e comparado com uma de 128? a diferença é bastante, isso é devido a transmissão de banda que foi dobrada. Mas indo direto ao assunto avalie os seguintes pontos abaixo;

1) Antes de instalar a versão x64 você não só precisa ter o processador compatível, mas como também a placa mãe deve suportar versões x64 (por causa dos componentes), caso controrário o sistema firará muito lento ou nem mesmo irá conseguir instalar.

2) Se der tudo certo na instalação a diferença vai ser quase que impercepítivel pois a memória é pouca para ser usada em banda maior, deve se ter um equilíbrio de maior memória e maior clock, então se uso x32 com 4 GB devo no mínimo usar 6 GB com x64.

Mas ai fica à seu critério, você tem total liberdade de testar a versão x64 e ver se realmente ficará melhor do que a x32, teste você mesmo e tire suas conclusões.

Postado

Certo pessoal!

Muito obrigado a todos vocês que me atenderam e me ajudaram com essa duvida, principalmente ao Diego, que voltou a postar para esclarecer ainda mais.

Estou bem com o x86, apesar do meu Note ter vindo de fabrica com o x64, acabei formatando ele numa instalação do ubuntu(sem querer).

De qualquer forma, mais pra frente testarei o x64, li em uns foruns que como o sistema é bem diferente, o x64 da mais segurança e tem uns recursos mais avançados que o x86 quando se fala em software, mesmo que o pc não fique bem mais rápido.

valeu mesmo, pode fechar aqui.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!