Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolução 1600x900 máxima no Windows XP


martigej

Posts recomendados

Olá.

Há algum tempo, comprei um monitor LCD e instalei em um PC antigo.

Logo percebi que a imagem ficou distorcida, uma vez que a resolução máxima do PC é de 1280x800, enquanto que a resolução ideal para meu monitor seria de 1600x900. :mellow:

Logo me veio à idéias de que a placa de vídeo não comporta outra resolução maior, o que confirmei em pesquisas na internet.

E assim fiquei por dois anos.

Porém, qual não foi minha surpresa esta semana, quando instalei uma distro LINUX, e a resolução foi automaticamente para 1600x900. Incrível!:lol:

Ou seja, a minha placa de vídeo SUPORTA sim esta resolução.

Porém, só no LINUX.... No Windows XP não.

O driver que utilizo no Windows XP é este:

VIA/S3G K8M800 VGA Driver

E quando procuro drivers para minha placa, só encontro este.

Pergunta: Existe algum outro driver que possa solucionar meu problema?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Há algum tempo, comprei um monitor LCD e instalei em um PC antigo.

Logo percebi que a imagem ficou distorcida, uma vez que a resolução máxima do PC é de 1280x800, enquanto que a resolução ideal para meu monitor seria de 1600x900. :mellow:

Logo me veio à idéias de que a placa de vídeo não comporta outra resolução maior, o que confirmei em pesquisas na internet.

E assim fiquei por dois anos.

Porém, qual não foi minha surpresa esta semana, quando instalei uma distro LINUX, e a resolução foi automaticamente para 1600x900. Incrível!:lol:

Ou seja, a minha placa de vídeo SUPORTA sim esta resolução.

Porém, só no LINUX.... No Windows XP não.

O driver que utilizo no Windows XP é este:

VIA/S3G K8M800 VGA Driver

E quando procuro drivers para minha placa, só encontro este.

Pergunta: Existe algum outro driver que possa solucionar meu problema?

Obrigado.

Esse IGP é muito limitado e possui péssimo suporte de driver. Se funciona legal no linux provavelmente é por conta de alguém da comunidade do software livre ter trabalhado num driver alternativo, que abrisse essa possibilidade. Acho difícil você conseguir isso no Windows, mas você pode pesquisar drivers recentes na internet. Se o driver mais recente não resolver seu problema, será uma confirmação da minha tese acima.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse IGP é muito limitado e possui péssimo suporte de driver. Se funciona legal no linux provavelmente é por conta de alguém da comunidade do software livre ter trabalhado num driver alternativo, que abrisse essa possibilidade. Acho difícil você conseguir isso no Windows, mas você pode pesquisar drivers recentes na internet. Se o driver mais recente não resolver seu problema, será uma confirmação da minha tese acima.

Boa sorte!

Ok.

Só tem uma coisa que não entendo...

Como é que uma empresa fabrica uma placa de vídeo em que o hardware suporta uma resolução de 1600x900, e no final se "esquece" de fazer o driver para ela?

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

martigej,

Passei por uma situação semelhante a sua quando comprei um monitor LCD com resolução de 1360x768 e que não podia ser configurado corretamente com o vídeo on-board disponível através do controlador Intel 82865G.

No meu caso, dei sorte porque a Intel disponibiliza uma ferramenta para a customização de drivers de vídeo (IEGD -- Intel Embedded Graphics Drivers) e isso permitiu que eu entrasse com alguns parâmetros (do Modeline, que existe no Linux. Você deve ter um definido também) e pudesse compilar um driver customizado de vídeo. Já faz bastante tempo isso.

No seu caso, você poderia tentar usar a ferramenta PowerStrip para fazer essas configurações personalizadas: http://www.entechtaiwan.com/util/ps.shtm

Mas não sei se seria compatível com o seu controlador gráfico.. tem que testar.

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!