Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo acessar a internet com adaptador ethernet USB para RJ45!

Carinoca

Posts recomendados

Olá! Comprei um adaptador ethernet USB para RJ45 para o laptop do meu pai (Windows XP), pois o mesmo não tem placa de rede com fio. Levei o laptop do meu pai na loja onde comprei o adaptador. O vendedor instalou o driver, e testou o acesso à internet no laptop do meu pai. Funcionou perfeitamente. Porém, em casa, não funciona. Ocorre: cabo desconectado. Resolvi instalar o driver do adaptador no meu computador então (Windows Vista). No meu computador também ocorre "cabo desconectado". O estranho é que, meu computador tem placa de rede com fio, e ao conectar o mesmo cabo diretamente na porta ethernet do meu laptop, a internet funciona perfeitamente. Mas se conecto o mesmo cabo no adaptador, ocorre "cabo desconectado". Já fui na "Central de rede e compartilhamento", desativei, reativei, e nada. Ao colocar o cabo no adaptador, a luz do adaptador não acende. Entretanto tenho um roteador. Ao ligar o mesmo cabo uma ponta no adaptador e a outra ponta no roteador, a luz do adaptador acende (mas não consigo acessar a internet pois acho que o roteador está com problema). Mas como a luz do adaptador acende, acho que o adaptador está ok. Ou seja, não estou com problemas no meu sinal de internet, o cabo tb não está c/ problema. Acho que o adaptador tb não está com problema, e acho que o driver tb está ok, visto que o vendedor testou e funcionou. Não sei mais o que pode ser. Será que alguém pode me ajudar? Obs: minha internet é net virtua. Obs 2: todas as conexões de rede estão configuradas da mesma forma: obter IP e DNS automaticamente. Obrigada! :)

Mais umas informações: clonei o mac da minha placa de rede com fio para o adaptador USB p/ RJ45. Reiniciei meu laptop, e resetei o modem da virtua. E nada! Continuo na mesma! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

remove ele da controladora usb no gerenciador de dispositivos, e força o windows a redetectar, teste a navegação.

att

Oi Marcmira!

Eu já tinha feito isso. Removi da porta usb na qual eu havia colocado inicialmente, e coloquei em outra porta USB, e tive que instalar novamente. E o problema persistiu. :(

Link para o comentário

Olá Carinoca, tudo joia?

Vamos por partes.. :D

Levei o laptop do meu pai na loja onde comprei o adaptador. O vendedor instalou o driver, e testou o acesso à internet no laptop do meu pai. Funcionou perfeitamente.

Então, aqui você descarta praticamente qualquer defeito no adaptador.

O estranho é que, meu computador tem placa de rede com fio, e ao conectar o mesmo cabo diretamente na porta ethernet do meu laptop, a internet funciona perfeitamente. Mas se conecto o mesmo cabo no adaptador, ocorre "cabo desconectado".

Quando o adaptador está conectado ao PC, você observa alguma sinalização (exclamação em amarelo) do dispositivo no Gerenciador de Dispositivos?

Apenas para complementar o post, qual seria o modelo desse adaptador?

Ao colocar o cabo no adaptador, a luz do adaptador não acende. Entretanto tenho um roteador. Ao ligar o mesmo cabo uma ponta no adaptador e a outra ponta no roteador, a luz do adaptador acende (mas não consigo acessar a internet pois acho que o roteador está com problema).

OK, mas se você conectar esse cabo que vem do roteador à sua placa de rede, você consegue acesso à internet? Os LEDs do roteador e da placa de rede acendem?

Outro teste: se entendi, você tem um desktop também, correto? Conecte o seu PC ao seu laptop através desse cabo de rede e verifique se você consegue conexão entre os dois computadores. Conecte o cabo na placa de rede do PC e depois a outra ponta no adaptador instalado no laptop. Veja se pelo menos o LED do adaptador acende.

Mas como a luz do adaptador acende, acho que o adaptador está ok. Ou seja, não estou com problemas no meu sinal de internet, o cabo tb não está c/ problema. Acho que o adaptador tb não está com problema, e acho que o driver tb está ok, visto que o vendedor testou e funcionou. Não sei mais o que pode ser.

É estranho mesmo, mas eu tenho uma forte suspeita de que o problema seja físico, não envolvendo software...

Você sabe informar se esse cabo é crossover ou direto? Não estou muito certo que esse adaptador tenha auto-MDIX..

Se não sabe informar, poderia passar a sequência de cores dos fios que aparecem nos conectores?

:wub:

LNW

Link para o comentário

Oi LNW? Tudo bem?

Obrigada pela ajuda!

Vamos lá:

Aqui em casa não há nenhum desktop. Há 2 laptops: 1 laptop é meu, e o outro laptop é do meu pai.

Meu laptop: - Windows Vista

- possui placa de rede com fio: Marvel Yukon 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller (instalada dentro do laptop)

Laptop do meu pai: - Windows XP

- não possui placa de rede com fio (não possui nenhuma placa de rede fast ethernet instalada dentro do laptop)

1 - Fui à uma loja e comprei um adaptador USB p/ RJ45. No momento da compra, eu estava com o laptop do meu pai (pois eu levei o laptop do meu pai quando fui à loja). O próprio vendendor da loja instalou o driver do adaptador no laptop do meu pai, e testou a navegação na internet. Funcionou perfeitamente. Não sei qual é o provedor de internet da loja. Como funcionou, a princípio tanto o adaptador, como o seu driver estão ok.

2 - Na minha casa o provedor de internet é a Net Virtua. Ao chegar em casa, pluguei o cabo que sai do modem da virtua ao adaptador que estava plugado no laptop do meu pai, ocorreu: "cabo desconectado". A luz do adaptador não acendeu.

3 - O meu laptop, como eu já informei, tem placa de rede com fio (Marvel Yukon 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller) instalada dentro do laptop). Ao ligar o mesmo cabo que sai do modem da virtua diretamente à porta ethernet do meu laptop, a internet funciona perfeitamente. Conclui-se: o sinal da internet e o cabo estão ok. Resolvi então plugar o adaptador à uma porta USB do meu laptop, e instalei o seu driver. Instalação ok, driver ok no gerenciador de dispositivos. Pluguei o mesmo cabo que sai do modem da virtua ao adaptador. Ocorreu: "cabo desconectado". A luz do adaptador não acendeu.

4 - Tenho um roteador da dlink. Despluguei o cabo que estava plugado no modem da virtua. Esse mesmo cabo, pluguei uma ponta no adaptador, e a outra ponta no roteador da dlink. A luz do adaptador acendeu na mesma hora, e a mensagem "Cabo desconectado" foi substituida na hora por "Rede". Tentei acessar o roteador através do IP do roteador, e consegui. Entrei nas configurações do roteador, usando o mesmo cabo, e o adaptador. Conclui-se: o adaptador está ok, e o driver dele tb está ok.

5 - Pesquisando na internet, vi várias pessoas dizendo que a virtua armazena o mac da placa de rede do primeiro computador que foi utilizado p/ acessar a internet, e depois, se você quiser acessar a internet usando outro computador, não consegue pelo fato da placa de rede do outro computador ter outro mac, diferente. Mas a solução que as pessoas utilizavam era clonar o mac da placa de rede do primeiro computador que foi utilizado p/ acessar a internet para a placa de rede do outro computador. Várias pessoas disseram que essa solução funcionou para elas. Então resolvi tentar tb. Verifiquei o mac da minha placa de rede com fio (Marvel Yukon 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller) e coloquei o mesmo mac no adaptador (JP1081 USB2.0 To Fast Ethernet Adapter). O problema persistiu. Continuou ocorrendo ""cabo desconectado", e a luz do adaptador não acendeu.

6 - Como eu já disse anteriormente, se eu ligar o cabo, uma ponta no modem da virtua, e a outra ponta diretamente na porta ethernet do meu laptop, a internet funciona perfeitamente. Resolvi então fazer um teste. Resolvi modificar o mac da minha placa de rede com fio (Marvel Yukon 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller). Coloquei outro mac qualquer. Resultado: a internet parou de funcionar na hora. Quando voltei para mac que estava antes da mudança, a internet voltou a funcionar na hora. Conclui-se então que realmente tem a ver com o mac. Agora, o que está me intrigando, é porque o adaptador não funciona já que já coloquei nele o mesmo mac da placa de rede! É como se o modem da virtua não estivesse enxergando o mesmo mac. Mas tanto no Gerenciador de Rede e Compartilhamento, como no getmac, constam o mesmo mac. Ou então, é por outro motivo que não consigo vislumbrar qual possa ser.

7 - Ambas as conexões (tanto da placa de rede como do adaptador) estão configuradas da mesma forma: obter IP e DNS automaticamente. E já desabilitei e reabilitei.

Vou enviar os prints.

Link para o comentário

getmac e ipconfig/all .

No getmac, o dispositivo que aparece desconectado é a placa wireless, que eu desabilitei.

No ipconfig/all vemos que o mac dos dois dispositivos é o mesmo.

Porém os seguintes itens estão diferentes: o endereço IPv4, a máscara de subrede, o gateway, o DHCP Server e o DNS Servers. Será que isso tem a ver com o problama?

Link para o comentário

• Membro VIP

Tente mais essa alternativa.

- Consiga o manual do modem/roteador do Virtua que está instalado em sua residência.

De posse do mesmo, veja como proceder para realizar as configurações de DMZ Host.

- Adicione um IP Address no campo DMZ, por exemplo 192.168.0.125 e salve as configurações no modem/roteador.

- Entre nas configurações do adaptador USB/RJ45 que você comprou e insira manualmente o mesmo IP anteriormente definido no DMZ e salve as configurações.

- Conecte o cabo de rede ao adaptador e teste a conexão à internet.

Boa sorte....

Obs.: Delete/edite as imagens e/ou mensagens que contenham os MAC Address do seus PCs. Não é seguro divulgar essas informações em sites/fóruns e etc.

Link para o comentário

Tente mais essa alternativa.

- Consiga o manual do modem/roteador do Virtua que está instalado em sua residência.

De posse do mesmo, veja como proceder para realizar as configurações de DMZ Host.

- Adicione um IP Address no campo DMZ, por exemplo 192.168.0.125 e salve as configurações no modem/roteador.

- Entre nas configurações do adaptador USB/RJ45 que você comprou e insira manualmente o mesmo IP anteriormente definido no DMZ e salve as configurações.

- Conecte o cabo de rede ao adaptador e teste a conexão à internet.

Boa sorte....

Obs.: Delete/edite as imagens e/ou mensagens que contenham os MAC Address do seus PCs. Não é seguro divulgar essas informações em sites/fóruns e etc.

Olá Tendou_Souji!

Obrigada pela ajuda!

Excluí as imagens com o mac.

O modem da virtua é o Motorola SBV5122. Consegui o manual na internet, mas no manual não fala nada sobre DMZ host. :(

O manual está disponível em: http://www.motorola.com/web/Business/Products/Cable%20Broadband/Modems%20&%20Gateways/SBV5122/_Documents/StaticFiles/SBV5122_User_Guide_%28English%29-568756-001-b.pdf

Link para o comentário

Olá Carinoca,

Tudo ótimo comigo também, obrigado! ;)

Antes de tudo, gostaria de dizer que o seu post está bem informativo. Isso ajuda bastante na resolução de problemas.

Carinoca, no finalzinho da minha última mensagem, eu havia comentado sobre o cabeamento. Você sabe informar se o cabo de rede que você está usando é crossover ou direto?

Uma informação importante que você passa é que o LED informativo de LINK do adaptador acende quando você pluga o cabo no roteador, mas permanece apagado quando você pluga diretamente ao MODEM. Acender ou não independe de valores de MAC address.

Você saberia informar sobre o cabo? Teria como passar a sequência de cores de ambos os conectores? Eu tenho a impressão que o problema seja o cabo. Não defeito, mas o tipo de cabo sendo utilizado. Roteadores normalmente têm o recurso de auto-MDIX, portanto, eles se ajustam automaticamente ao cabo sendo utilizado. Eu não consegui achar as especificações técnicas desse adaptador que você passou, mas acho que (99%) esse adaptador não tem auto-MDIX.

Abraço,

LNW

Link para o comentário

Olá Carinoca,

Tudo ótimo comigo também, obrigado! ;)

Antes de tudo, gostaria de dizer que o seu post está bem informativo. Isso ajuda bastante na resolução de problemas.

Carinoca, no finalzinho da minha última mensagem, eu havia comentado sobre o cabeamento. Você sabe informar se o cabo de rede que você está usando é crossover ou direto?

Uma informação importante que você passa é que o LED informativo de LINK do adaptador acende quando você pluga o cabo no roteador, mas permanece apagado quando você pluga diretamente ao MODEM. Acender ou não independe de valores de MAC address.

Você saberia informar sobre o cabo? Teria como passar a sequência de cores de ambos os conectores? Eu tenho a impressão que o problema seja o cabo. Não defeito, mas o tipo de cabo sendo utilizado. Roteadores normalmente têm o recurso de auto-MDIX, portanto, eles se ajustam automaticamente ao cabo sendo utilizado. Eu não consegui achar as especificações técnicas desse adaptador que você passou, mas acho que (99%) esse adaptador não tem auto-MDIX.

Abraço,

LNW

Oi LNW!

É verdade, você havia perguntado sobre o cabo. Falei tanta coisa que acabei esquecendo de falar do cabo. Estranho: fui olhar o cabo aqui, e ele tem a sequência de cores de um cabo crossover nas duas pontas: laranja branco, laranja, verde branco, azul, azul branco, verde, marrom branco, marrom. Ou seja, tem exatamente essa sequência nas duas pontas. Mas a internet funciona, se eu ligar ele no modem e no laptop diretamente.

De qq forma, dei uma procurada aqui, e achei um cabo direto. Este cabo tem a sequência verde branco, verde, laranja branco, azul, azul branco, laranja, marrom branco, marrom nas duas pontas. Testei no adaptador, e nada! :( Continua dando "cabo desconectado" e a luz não acende. Por via das dúvidas, testei tb ligando ele no modem e diretamente no laptop -> a internet funcionou.

Puxa! :( O que será que pode ser?

Não consigo entender porque funcionou na loja e aqui não funciona. :(

Obrigada pela ajuda!

Acesse seu modem pelo navegador e procure por algo semelhante a isto. Nossos modems são praticamente iguais, tenho um SVG1202 da Motorola.

dmzk.jpg

Oi Tendou_Souji!

Como faço p/ acessar o modem pelo navegador? Qual o endereço do modem? Como faço p/ saber o endereço do modem?

Link para o comentário

Carinoca,

Estranho: fui olhar o cabo aqui, e ele tem a sequência de cores de um cabo crossover nas duas pontas: laranja branco, laranja, verde branco, azul, azul branco, verde, marrom branco, marrom. Ou seja, tem exatamente essa sequência nas duas pontas.

Então é um cabo direto, apesar de terem crimpado com essa sequência de cores. Se os dois conectores possuem a mesma sequência, então, trata-se de um cabo direto, os fios não estão cruzados.

De qq forma, dei uma procurada aqui, e achei um cabo direto. Este cabo tem a sequência verde branco, verde, laranja branco, azul, azul branco, laranja, marrom branco, marrom nas duas pontas. Testei no adaptador, e nada! :( Continua dando "cabo desconectado" e a luz não acende. Por via das dúvidas, testei tb ligando ele no modem e diretamente no laptop -> a internet funcionou.

Puxa! :( O que será que pode ser?

Carinoca, a minha última sugestão, por hora, seria você conseguir um cabo crossover para fazer essa conexão.

Procurei ver se achava algum caso semelhante ao seu na Internet e veja o que encontrei:

http://bytes.com/topic/networking/answers/639459-connect-internet-using-usb-ethernet-adapter

Atente para a primeira, penúltima e última mensagens.

:cool::wub:

LNW

Link para o comentário

Carinoca,

Então é um cabo direto, apesar de terem crimpado com essa sequência de cores. Se os dois conectores possuem a mesma sequência, então, trata-se de um cabo direto, os fios não estão cruzados.

Carinoca, a minha última sugestão, por hora, seria você conseguir um cabo crossover para fazer essa conexão.

Procurei ver se achava algum caso semelhante ao seu na Internet e veja o que encontrei:

http://bytes.com/topic/networking/answers/639459-connect-internet-using-usb-ethernet-adapter

Atente para a primeira, penúltima e última mensagens.

:cool::wub:

LNW

Oi LNW!

Tenho 4 cabos aqui em casa, e pela sua explicação, todos são cabos diretos. Na segunda-feira vou comprar um cabo crossover e vou testar. Eu li o post que você me sugeriu. Caramba, será que o problema é o cabo?

Na segunda-feira vou comprar um cabo crossover e vou testar, e posto aqui o resultado.

Puxa, muito obrigada pela sua ajuda! :)

Link para o comentário

Ave Carinoca,

Oi LNW!

Tenho 4 cabos aqui em casa, e pela sua explicação, todos são cabos diretos. Na segunda-feira vou comprar um cabo crossover e vou testar. Eu li o post que você me sugeriu. Caramba, será que o problema é o cabo?

Na segunda-feira vou comprar um cabo crossover e vou testar, e posto aqui o resultado.

Puxa, muito obrigada pela sua ajuda! :)

Eu já estava muito desconfiado dessa questão do cabeamento; com a leitura daquele tópico então... Se esse adaptador tivesse o recurso de auto-MDI/MDIX, esse problema não ocorreria e você poderia usar qualquer cabo. Por isso que quando você conecta ao roteador, o link é estabelecido (LED acende). Roteadores normalmente têm esse recurso.

Você só precisa ficar atenta agora a eventuais alterações que tenha feito nas configurações no seu laptop / Modem.. talvez tenha que voltar às configurações originais.

Outra dica rápida: você poderia conseguir esse cabo emprestado com alguma amiga ou amigo para fazer esse teste... ;)

Abs.

LNW

Link para o comentário

Ave Carinoca,

Eu já estava muito desconfiado dessa questão do cabeamento; com a leitura daquele tópico então... Se esse adaptador tivesse o recurso de auto-MDI/MDIX, esse problema não ocorreria e você poderia usar qualquer cabo. Por isso que quando você conecta ao roteador, o link é estabelecido (LED acende). Roteadores normalmente têm esse recurso.

Você só precisa ficar atenta agora a eventuais alterações que tenha feito nas configurações no seu laptop / Modem.. talvez tenha que voltar às configurações originais.

Outra dica rápida: você poderia conseguir esse cabo emprestado com alguma amiga ou amigo para fazer esse teste... ;)

Abs.

LNW

Ave LNW! :)

Puxa, eu não sabia sobre esse auto-MDIX! Você me esclareceu não só sobre isso, como sobre várias outras coisas tb, que eu não sabia! Vivendo e apredendo! :)

Realmente, tudo o que você falou faz sentido!

Infelizmente não conheço ninguém que tenha um cabo crossover que pudesse me emprestar. Mas não tem problema não. Compro 1 m de cabo, deve ser barato. E vai ser bom eu comprar, até p/ ter um em casa mesmo. Vai que um dia preciso p/ outra coisa, outro teste? Aí já tenho um.

Que bom que existem pessoas como você dispostas a ajudar os outros!

Muito obrigada pelos esclarecimentos, dicas, e pela sua ajuda!

Assim que eu testar o cabo crossover eu falo aqui o resultado!

Abs!

Link para o comentário

• mês depois...

O caso que o Carinoca passou aconteceu comigo .

Instalei em casa e so dava cabo de rede desconectado , ai levei na loja que comprei o cara testou no dele e funcionou de boa .

Vim em casa instalei td de novo e a mesma coisa , levei o pc na assistei junto com a peça chegando la funcionou e quando chego em casa para de funciona .

Ate eu descobrir , pra esse adaptador funcionar você tem que usar um roteador ou switch

Instalei um roteador ai funcionou

Link para o comentário

• 5 semanas depois...
Ave LNW! :)

Puxa, eu não sabia sobre esse auto-MDIX! Você me esclareceu não só sobre isso, como sobre várias outras coisas tb, que eu não sabia! Vivendo e apredendo! :)

Realmente, tudo o que você falou faz sentido!

Infelizmente não conheço ninguém que tenha um cabo crossover que pudesse me emprestar. Mas não tem problema não. Compro 1 m de cabo, deve ser barato. E vai ser bom eu comprar, até p/ ter um em casa mesmo. Vai que um dia preciso p/ outra coisa, outro teste? Aí já tenho um.

Que bom que existem pessoas como você dispostas a ajudar os outros!

Muito obrigada pelos esclarecimentos, dicas, e pela sua ajuda!

Assim que eu testar o cabo crossover eu falo aqui o resultado!

Abs!

Bingo!!! :)

Oi LNW!

Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora em postar aqui a resposta.

LNW, realmente você estava certíssimo!!!

Era o cabo mesmo!!

Comprei um cabo crossover e funcionou! Bom, na hora em que eu conectei o cabo crossover uma ponta no modem da Virtua e a outra ponta no adaptador, a luz do adaptador acendeu na mesma hora. Mas a internet não entrou de cara. Tive que clonar o mac da placa de rede com fio do meu laptop para o adaptador, e após isso tive que reiniciar o laptop. Aí a internet entrou!!!

No laptop do meu pai também funcionou (após clonar o mac da placa de rede com fio do meu laptop para o adaptador e reiniciar o laptop do meu pai).

Muito obrigada!!

Se alguém tiver o mesmo problema que eu tive, fica aí a solução: conforme o amigo LNW explicou, ao se usar um cabo direto uma ponta no adaptador e a outra no modem da Virtua, o link não é estabelecido porque esses adaptadores não têm o recurso de auto-MDIX. Mas se usarmos o mesmo cabo direto uma ponta no adaptador e a outra ponta em um roteador, o link é estabelecido, porque os roteadores normalmente têm o recurso de auto-MDIX, e portanto eles se ajustam automaticamente ao cabo sendo utilizado. Ou seja, se a ligação for feita à um roteador, pode-se usar qualquer cabo: direto ou crossover.

Entretanto, como esses adaptadores não têm o recurso de auto-MDIX, se a pessoa quiser ligá-lo diretamente ao modem da Virtua, para que o link seja estabelecido deve-se usar um cabo crossover.

O caso que o Carinoca passou aconteceu comigo .

Instalei em casa e so dava cabo de rede desconectado , ai levei na loja que comprei o cara testou no dele e funcionou de boa .

Vim em casa instalei td de novo e a mesma coisa , levei o pc na assistei junto com a peça chegando la funcionou e quando chego em casa para de funciona .

Ate eu descobrir , pra esse adaptador funcionar você tem que usar um roteador ou switch

Instalei um roteador ai funcionou

Oi Demolidor,

conforme o amigo LNW explicou: diferente do que você disse, não é necessário usar um roteador. Basta usar um cabo crossover que ele funciona!

Leia a explicação acima.

Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram e/ou tentaram me ajudar!

Fico feliz em ver que existem tantas pessoas que ajudam outras pelo simples prazer em ajudar, sem ter nenhum retorno material.

Gostaria de agradecer especialmente ao amigo LNW, que foi quem deu o tiro certeiro e solucionou o problema! Obrigada não só pela sua ajuda, mas por sua generosidade em compartilhar os seus conhecimentos!

Abraços a todos!

Também estou à disposição para ajudar no que eu puder!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...