Ir ao conteúdo

Cooler para FX-6100

PowerLag

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde!

Estou copiando parte de meu tópico feito na área de "recomendação de produtos" para esta área pois até agora ninguém manifestou opinião lá e imagino que aqui pessoas com mais entendimento na área possam me ajudar. Julguei necessário criar um tópico para pedir uma recomendação bem específica referente a minha realidade.

Estou precisando comprar um Cooler, pois moro em Belém-PA e aqui o clima é bem quente, adite-se a isto não possou condicionador de ar onde uso o pc e julgo ter feito uma má escolha na hora de comprar meu novo processador, pois já li em vários locais que ele esquenta muito. Só que infelizmente não consigo saber a que temperatura ele está rodando, pois nem na BIOS e nem com Everest consegui verificar essa informação, já li que isso é um problema comum e que pode ser solucionado atualizando a BIOS, mas tenho medo de fazer alguma besteira e preferi não tentar.

Atualmente a confirugação do meu Computador é a seguinte:

Gabinete: HAF 912

Processador: AMD Bulldozer FX-6100 Six Core 3.3GHZ 14MB AM3 Black Edition FD6100WMGUSBX

Memória: 3x Kingston HyperX 2GB 1333Mhz DDR3 KHX1333C9D3B1/2G (Totalizando 6GB)

Placa-mãe: MB ASUS p/ AMD M5A88-M EVO AM3+ Box

Fonte: CoolerMaster ATX GX-550W RS550-ACAAD3

Placa de vídeo: VGA Sapphire 1024MB (1GB) HD 6850 GDDR5 PCI-Express 11180-00-20R

HDD: Não troquei meu HDD ainda por falta de recursos financeiros, uso o do meu pc antigo, nem sei a configuração, sei apenar que é de 300gb e tem uns 3 anos e meio.

Cooler: Uso o cooler que veio com o processador,muito ruim por sinal.

Imagino que seja isso o necessário, caso exista alguma outra dúvida com relação a configuração do PC é só perguntar.

Sobre Cooler, vi bastante recomendações dos coolers H50/H60, A70, V8 e fiquei em dúvida se essas recomendações estão atualizadas para a realidade de hoje do mercado e fiquei em dúvida também de qual deles é o melhor para o meu setup.

Pretendo adquirir o cooler e também algum HDD de 500gb 7200RPM SATA 3 6.0GB/s agora no mês de fevereiro/2013 e mais adiante comprar um SSD.

Sintam-se livres para indicar HDD e SSD também.

Pretendo gastar não mais que R$ 300,00 com o cooler.

Desde já, agradeço a atenção.

Artur

Postado

1) Dos air coolers, particularmente eu não iria no V8.

Já vi pessoas não recomendando coolers como o V6, V8 e o V10.

Seu custo benefício podem não compensar.

2) Pessoalmente, prefiro air coolers do que water coolers.

Considero o Hyper 212 Evo o cooler com melhor custo benefício.

Ele tem inclusive boa popularidade em fóruns nacionais e internacionais.

O V8 você não deve encontrar a mesma popularidade.

3) O A70 pelas reviews parece ser melhor do que o 212.

O que eu poderia dizer dele é que as 2 fans que vem com ele são de 3-pinos sendo possível selecionar apenas entre duas velocidades 1600 rpm ou 2000 rpm.

Porém, nada impede de você caso ache necessário trocar as fans originais por fans PWM ou fans que você ache mais silenciosas.

4) Outras boas opções de coolers são o Havik 140 e o Noctua NH-D14.

São coolers recomendados em caso de over e estão acima da categoria de coolers como o 212.

Coolers como o EVGA Superclock ou o Thermaltake Frio tem bom desempenho em reviews, porém diferentemente do Havik 140 e do D14 eles dependeram da alta rotação das fans nos testes.

5) Sei que o H50 e o H60 podem levar vantagem sobre o 212 em se tratando de over.

Pessoalmente, não tenho preferência por coolers da Corsair.

Acho a qualidade desses coolers questionáveis.

Se tivesse que optar por uma water cooler eu iria preferir o Antec 620 / 920 ambos fabricados pela Azetek.

O Thermaltake Water 2.0 Performer é fabricado também pela Azetek.

Somente o H40 e o H70 da Corsair são fabricados pela Azetek e o outros são da CoolIt.

Postado

Boa Tarde!

Muito obrigado pela resposta!

Concordo com suas indicações, são realmente muito boas principalmente porque não pretendo fazer over, entretanto acho que o fator "clima" de onde moro atrapalha um pouco.

Após atualizar meus drivers, consegui fazer com que um dos programas citados no tópico fixo sobre temperatura reconhecesse a temperatura do meu processador, em breve postarei os resultados, pelo que andei lendo uma temperatura acima de 72º full pro meu processador é preocupante, e caso eu não esteja enganado o meu chegou a 75º, no momento estou no trabalho e não tenho acesso as prints.

Eu realmente fiquei frustrado com o processador que adquiri, tanto que já penso em trocar, entretanto se eu for trocar pra INTEL teria que trocar a placa-mãe também e não vou ter grana pra isso ainda. Vou esperar uns meses pra ver se AMD anuncia alguma próxima geração de processador, caso isso ocorra e a nova geração seja boa e compatível com AMD3+ irei aproveitar a placa-mãe que possuo.

Enquanto isso não ocorre, vou investir um pouco mais alto no cooler, pretendo comprar um H80 ou um Antec 920, para que eu continue com ele quando trocar de processador.

Mais uma vez, grato pela colaboração.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...