Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SpeedStep bugado?


edugunz

Posts recomendados

Fala ae galera beleza?

Tenho um core 2 duo E6850 aqui em casa, nas especificaçoes fala que ele trabalha a 3,0ghz, mas os processadores c2d tem um recurso chamado SpeedStep que diminui o clock quando nao é necessário, mas dai surgiu uma duvida o clock quando o pc esta sem nada aberto fica em 2,4ghz e quando abro o cpu stress test o clock desce para 1,5ghz, vou deixar umas fotos do cpu-z aqui embaixo:

Sem nada aberto (speedstep ativado):

kLDpmDl.jpg

Com coisas pesadas aberto (speedstep desativado):

lBgHsdw.jpg

Era para ser assim mesmo? porque o clock esta diminuindo ao invés de aumentar;?

Minha config:

MOBO: ASUS p5ld2-x/1333

RAM: 2x 2gb kingston ddr2

CPU: core 2 duo e6850

GPU: SAPPHIRE HD 7770 OC

FONTE: Corsair cx430

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá,

Pelo que vi sua placa mãe só tem suporte a processadores com FSB de 1333 (caso do seu processador) através de overclock, como está configurado na bios? já ta em over?

A falta de over para chegar no FSB correto deve estar interferindo no clock o deixando "maluco"...

Da uma olhada,

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma olhada nisso, caso eu tenha de fazer overclock, seria um overclock perigoso, ou nao?

O cooler box do meu c2d aguentaria?

-----edit-----

mudei o Multiplier para 9 e agora esta 3,0ghz

b6vRZ7D.png

Entrei na bios e na parte de configurar a cpu tinha uma opção CPU RATIO(Min. 6, max9) e nessa opção estava marcado "Auto" dai eu mudei para 9 e ficou cravado em 3,0ghz.

Você acha q isso que eu fiz pode diminuir a vida útil da cpu?

------edit 2-------

o Processador esta cravado em 3,0ghz mas a temperatura esta beirando aos 100ºc e o pc desligou uma vez por causa de temperatura alta, amanhã vou limpar o cooler dele, ja faz 3 anos que nao limpo. Alguém pode me recomendar uma pasta termica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Teoricamente não era para ocorrer nada com o processador já que o clock dele é por natural 3.0, porém não é para ficar cravado nisso tem que baixar para uns 2. "alguma coisa" e só quando estiver em uso é para subir para os 3.0...

Na realidade o problema é que para chegar no clock sua placa mãe precisa de fazer over... Da uma olhada melhor nas opções de over e limpa sim o cooler nesse temperatura é inviavel... você usa um cooler de exaustão na parte de traz do processador? Isso deve ajudar...Mas primeiro vasculha melhor as opções da sua placa mãe na area de over e tal...

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa o CPU RATIO em Auto e vê como ficam as frequências com o speedstep ativado (se sobem quando há exigência e se descem quando não há).

Qual é o cooler que está usando no processador ?

Deixando o cpu ratio em auto e o speed test ativado a cpu fica a 2,4ghz e quando o pc precisa de potencia ela desce para 1,5ghz. A placa ta doida.

Eu uso o cooler box dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara é o seguinte eu configurei o CPU RATIO para 333, e o multiplier deixei em auto, mas mesmo assim o speedstep nao funciona, pelo menos agora ele nao esta diminuindo o clock, fica a 3,0ghz direto.

Quanto a temperatura, ontem jogando cs 1.6 (jogo leve), ela chegou a 105ºC e o pc desligou. Mas continuo achando que esta com erro nos sensores. Tem como arrumar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!