Ir ao conteúdo

O ganho de um transistor pode variar?

mroberto98

Posts recomendados

Postado

Por exemplo se um transistor tem um ganho de 500, e se eu estiver usando ele para amplificar um sinal, esse ganho de 500 será fixo em todos os momentos da variação do sinal? (com a variação do sinal, a corrente de base e de coletor também é variável)

Postado

O ganho de um transistor de base para coletor é definido pelo datasheet. O ganho que está no datasheet também é uma faixa, pois depende de transistor para transistor (Até da mesma família). Mas depois que se sabe o ganho ele é sempre o mesmo...

Postado

Por exemplo, um bc546, no datasheet diz q a família C a faixa é de 420 a 800, eu tenho um bc549C e eu medi com o multímetro o ganho e deu exatamente 556, então esse transistor será sempre 556 fixo independente da corrente de base e coletor? Por exemplo: a corrente de base é 10uA então no coletor terá 10x556= 5,56mA certo? E se eu por uma corrente de base de 20uA a corrente de coletor será 20x556= 11,12mA certo? Ou seja, se eu já sei q esse transistor tem 556 de ganho ele sempre terá esse ganho?

é porque eu pensava que em certas correntes mais altas e mais baixas o material do transistor poderia variar o seu ganho....

Postado

O ganho fica estabilizado até certo ponto, quando ele começa a entrar em saturação o ganho já não será mais o especificado no datasheet(no datasheet você também pode ver a variação de ganho em um gráfico em função da corrente aplicada na base), temperatura tb afeta o ganho dos transistores.

Postado

No gráfico onde mostra o ganho X corrente de coletor, no caso do bc546 o ganho é fixo até aproximadamente 90mA... (o Max q o transistor suporta) mas no gráfico esta escrito hfe DC current gain, isso é para o ganho de corrente continua certo? E quando o transistor estiver amplificando um sinal por exemplo um áudio, ele precisa ter o ganho fixo de 20 a 20.000Hz.

Por exemplo o bc546 se eu n me engano é até 300mhz. Então o ganho só ficaria instável próximo a essa frequência?

Alguém ai pode me ajudar?

Postado

Creio que sim não tenho experiência com transistores em aplicações para som, mas pelo o que você disse parece que o transistor funciona bem até esse limite.

Postado

OK! Uma ultima dúvida, eu comparei o grafico do bc546 com o bc556, o 546 apresentou ganho estável até os 90mA... Já o 556 pnp apresentou um ganho um pouco instável antes dos 100mA. Isso é normal? A diferença é muito grande na pratica? Pois n deveria ser iguais já que são pares?

Postado

Isso é normal por causa da construção diferente entre os pnp e o npn, mas na prática é irrelevante essa instabilidade, o mesmo modelo de transistor ter diferença de ganho é muito comum na verdade.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!