Ir ao conteúdo

Placa Mãe DH67BL + Core i5 2500

arbmol

Posts recomendados

Postado

Eu estou tendo problema com minha hd 6950 1gb dando tela preta e tem que reiniciar. Estou procurando o causador deixando para condenar a placa de vídeo por último. Até já comprei um Arctic Accelero para refrigerar e mesmo a vga com temp. baixas acontece tela preta. Pode ser causado pela temperatura da placa mãe? Em onboard funciona normalmente.

HW MONITOR

http://img694.imageshack.us/img694/3982/temperaturaplacame.png

AIDA 64

http://img221.imageshack.us/img221/8430/temperaturaplacameaida.png

Postado

Temperatura não é o problema. Mesmo nas mais altas é aceitável e não deveriam causar celeumas. Informe se seu equipamento atende as essas especificações:

"Suggested AMD Radeon™ HD 6950 System Requirements

PCI Express® based PC is required with one X16 lane graphics slot available on the motherboard

500 Watt or greater power supply with two 75W 6-pin PCI Express® power connectors recommended

Certified power supplies are recommended. Refer to http://ati.amd.com/certifiedPSU for a list of Certified products

Minimum 1GB of system memory

Installation software requires CD-ROM drive, a keyboard, a mouse, and a display

DVD playback requires DVD drive and a DVD

Blu-ray™ playback requires Blu-ray drive and a Blu-ray disc

For an AMD CrossFireX™ system, a second AMD Radeon™ HD 6900 Series graphics card, an AMD CrossFireX™ Ready motherboard and one AMD CrossFireX™ Bridge Interconnect cable is required

Use of 3 or more displays with AMD Eyefinity technology requires a DisplayPort-capable panel or an AMD Eyefinity validated dongle. See http://www.amd.com/EyefinityDongles for a list of validated DisplayPort dongles."

Postado

Eu tenho conhecimento dessa parte de configuração, meu pc é o da assinatura. Minha placa de vídeo sempre funcionou normalmente e nunca apresentou problemas ou início de algum problema. De uns dias para cá quando exigido da vga a tela fica preta e depois trava e tem que reiniciar. Desde quando instalou meu pc o técnico falou que essa placa mãe era esquentada, eu queria saber se pelos links a temperatura está tudo bem porque onboard funciona normal mas com offboard da tela preta.

Postado

Como disse, as temperaturas estão dentro do padrão, sem sustos. Acredito que seu problema possa ser outro, drivers talvez, alguma atualização, problemas com o DirectX, atualização do BIOS, fonte incompetente, inapropriada ou defeituosa, oscilações de energia, algo assim. Pode ser ser até mesmo algum defeito ou anomalia no HD. Faça uma verificação visual e exclua defeitos fisicos, como capacitor estufado, solda fria, cabos mal conectados ou algo do gênero. Entenda que achar a causa desse defeito requer investigação. Como não podemos ter o equipamento em mãos, voce é nossos olhos, ouvidos e mãos mexendo lá. Seu feedback é o que temos para podermos retornar para melhor ajudá-lo.

Postado

Veja Bem, eu investiguei muito e troquei fonte pela atual (antiga era corsair vx 450w), instalei diversos drivers da ati, formatei umas 4x, instalei coolers em cima e na lateral e botei exaustor no fundo do haf 912. Tentei Fazer um teste de estresse (apenas GPU) pelo AIDA e depois de uns 5 minutos o vídeo desligou, isso já diz algo? :/

Postado

Diz sim. Aparentemente a VGA tem defeito. Se tem garantia, use.

Postado

Fala rapaziada, bom dia!

Arbmol, essas temps que o Aida tá mostrando no print seria o i5 em repouso ou em full? O que pude notar é que a ventoinha do cooler CPU já tava no máximo de RPM (3000) para dar conta de refrigerar. Seria melhor mensurar as temperaturas quando o processador estiver em carga máxima. Com o uso intenso e prolongado da CPU durante o jogo, pode ser que a temperatura do processador chegue a um estado tão crítico que acaba travando o sistema.

Particularmente, não rolou essa situação tão extremada de congelamentos, mas passei "uns sufocos" quando meu i7 chegava aos 88ºC jogando. Se o CPU cooler for o original Intel, é bem provável que o subdimensionamento dele seja a causa. Observe também se o mesmo está bem acoplado na placamãe. A pasta térmica tende a perder um pouco a eficiência ao longo do tempo, trocando-a poderá minimizar o problema.

Para ter alguma base, postei aqui umas temps do meu sistema, que possui a mesma placamãe, a DH67BL:

Idle (Aida e HW Info):

capturar28.jpg

Full (Teste de estabilidade Aida):

capturar27.jpg

Entenda que achar a causa desse defeito requer investigação. Como não podemos ter o equipamento em mãos, voce é nossos olhos, ouvidos e mãos mexendo lá. Seu feedback é o que temos para podermos retornar para melhor ajudá-lo.

É o que o Mestre Bonilla disse. Faça os testes, confira se o hardware está visivelmente em ordem e poste mais infos para ajudarmos melhor, beleza Arbmol?

Abraço!

Postado

Eu duvido muito que seja problema no processador ou placa mãe, eu fiz teste de estresse do AIDA 64 e em tudo ocorre normalmente, quando faço o teste de GPU o pc fica tela preta e trava depois de alguns segundos. Até no teste do OCCT deu tela preta :/. Eu to revoltado com as placas de vídeo ati radeon (nunca +), deu problema na 6950 e quando fui comprar peguei a oc 7870 2gb com problema de fábrica e tive que mandar de volta pra loja. Troquei fonte (corsair vx450w para xfx core edition 650W, comprei fans e comprei um arctic accelero, tudo isso porque não quis ver que a vga era o problema :(.

Obs: Agora outra coisa que achei mal desde quando comprei é que essa placa mãe esquenta muito, vacilei demais, devia ter pego uma maior e melhor refrigerada.

Postado

De acordo com os problemas apresentados quase certeza que a vga está com algum defeito, ela funciona normalmente por alguns minutos e depois tela preta. Suspeitei da placa mãe mas depois de fazer testes de estresse do aida, tudo ficou funcionando perfeitamente em onboard e quando faço com offboard o sinal cai, vlwsss ai a ajuda :P

Postado

Existe a possibilidade do problema da placa mãe ter sido por uma atualização que fiz da bios? Aproveitando, há algum processo que volte para versão anterior? Valeu.

Obs: após a atualização eu vi no msinfo32 e lá diz o nome da bios e no fim o número 1156, normal?. Se alguém puder auxiliar agradeço, o/

Postado

De volta!

Chequei a documentação da bios que instalou, Arbmol. No final "1156", mesmo lembrando o modelo antigo do socket Core i, é apenas referência de modelo da bios. Documento da bios Version 0160 - BLH6710H.86A.0160.2012.1204.1156: http://downloadmirror.intel.com/22273/eng/BL_0160_ReleaseNotes.pdf

Como essa bios foi lançada em dezembro, já teriam lançado outra que essa versão desse algum "xabu". Agora um "downgrade" aí já não sei dizer se é possível. Talvez até se instalar outra bios em cima consiga sobrepor a bios que instalou. Mas a possibilidade de este "downgrade" se transformar em um merdelê gigante...acho melhor nem tentar isso.

Arbmol, vou postar as temps dos componentes da placamãe em idle para que possa comparar com a sua, ambas DH67BL:

capturar30.jpg

Versão da BIOS: BLH6710H.86A.0151.2012.0312.1138

Abraço!

Postado

Agora estou no trabalho, à tarde eu vou dar uma olhada nas minhas temperaturas e posto aqui para você analisar. Porque minha dúvida era se alterando a bios poderia ocorrer alguma interferência no slot da vga e ocasionar as telas pretas

Postado

Beleza!

Porque minha dúvida era se alterando a bios poderia ocorrer alguma interferência no slot da vga e ocasionar as telas pretas

Difícil dizer, Arbmol. Esses ups de bios são mais para otimizar os sensores da placamãe e aumentar a compatibilidade da DH67BL com os "Ivy-Bridge". Só se rolou algum erro durante a update da bios. Mas isso ocorria antes da atualização ou já fez o up na tentativa de extinguir o problema de tela preta da VGA?

Eu li atentamente a documentação que te passei da bios e li isso aqui:

Warning:

BIOS version 0151 includes support for 3rd Generation Intel® Core™

processors. Due to structural changes in this BIOS version, once a

board has been converted to this version or later, it will no longer be

possible to downgrade the BIOS to version 0132 or earlier. Attempting a

BIOS downgrade to a previous version may fail – the board BIOS will

remain at its current version.

To fully enable support for these processors, follow the special BIOS

update steps at Updating the BIOS on 6 Series chipset desktop boards.

Há uma possibilidade de fazer um "downgrade" na bios até a versão acima da 0132. Agora fazer isso são outros quinhentos...Só cogite em fazê-lo se realmente o defeito começou a partir desta nova bios que instalou.

Abraço!

Postado

A atualização da bios eu fiz porque achei que funcionaria melhor ela atualizada, coisa de iniciante. O problema da vga aconteceu faz tempo, eu já tentei de tudo e como a vga nunca apresentou artefatos, nem capacitor estufado e tudo parece normal eu cogitei vários fatores para o problema. Primeiro troquei a fonte para xfx, depois usei as memórias ram separadamente, comprei arctic accelero twin turbo II, e por fim eu lembrei que tinha feito o upgrade da bios ai achei que poderia ter sido uma possibilidade para explicar o problema.

Obs: a atualização foi feita sem nenhum problema.

Obs: Acabei de ligar pc e um print: http://img26.imageshack.us/img26/9034/aida64.png

Postado

Chegando...

a atualização foi feita sem nenhum problema.

Se correu 100% o processo de update da bios, não acho que seja alguma atualização mal-sucedida. E pelo problema que está passando, Arbmol, eu iria também fazer uma atualização na bios. É uma tentativa válida para tentar resolver essa situação.

Vi suas temps e estão bastante parecidas com as daqui. Seja em full-load ou em jogatina frenética, não vi o "South-bridge" aqui exceder os 48ºC e os elementos de memória e outros componentes da placamãe medidos mal chegam aos 40ºC.

O teste derradeiro seria instalar sua VGA em um outro PC e "sentar" teste de estabilidade nela pra ver se o problema persiste. Dependendo do comportamento da VGA, já dava pra ter uma noção legal de quem é o "culpado".

Abraço!

Postado

Cabelo75, valeu ai pela atenção :P.

Rapaz eu já condenei a placa e volto atrás porque surge uma possível solução. O problema todo é que tudo leva a crer que seja a vga, porém em muitas situações eu nem abro jogo e nem vejo vídeo e da tela preta, por isso que eu ainda tento algo, só que nos testes de estresse todos os componentes mostram-se em perfeito estado, apenas quando faço estresse na gpu ela da tela preta (as vezes demora, as vezes é rápido). Eu estou meio que desistindo, estou procurando alternativas para não ficar com dor na consciência de não ter tentado :|.

Postado

Peraí...

E a garantia desta VGA, Arbmol? Ela ainda não fez 1 ano de lançada direito. Acho que vale um contato para o RMA da Sapphire para saber mais a respeito. Pelo seu relato, já fez um monte de tentativas, inclusive adquirindo peças novas para tentar amenizar o problema.

Acho que a solução definitiva mora por aí. O negócio é ter paciência durante o processo de RMA. Demora um pouco, mas é melhor do quer em "morrer" em mais grana tentando remediar a situação.

Abraço!

Postado

Acho que te deixei confuso :P. Minha placa é a hd 6950 comprada no Paraguai, a 7870 eu comprei depois que começou a dar problemas para ver se realmente o defeito era a vga, mas como eu sou sortudo peguei uma série que vem com defeito de fabricação :/, já mandei de volta e estou esperando estorno. Valeu ai por tentar ajudar, acho que a vga (hd 6950) morreu mesmo.

Pode fechar Tópico, o problema é na vga que quando "aquece" (60º) o pc vai para tela preta. As vezes liga de boa, mas quando eu ligo após ter travado não fica nem 5 minutos e acontece novamente.

Postado

Entendi!

É uma pena ter uma placa dessa morrer desta forma. Parece que é problema de capacitor, devido ao comportamento da HD6950. Acontecia o mesmo com uma HD4650 que tinha testado algum tempo atrás, só que depois da tela preta, o Windows voltava acusando erro de driver.

Essa placa pode ter salvação, Arbmol. O negócio é achar alguém que diagnostique o componente "bichado" e o troque. Uma placona dessas ainda vale a pena consertar.

Abraço!

Postado

Rapaz, eu exclui qualquer possibilidade de comprar uma vga da radeon.

Eu olhei todos os componentes dela e fiquei passando o dedo para ver se sentia algo rachado ou estourado. De forma clara não senti nada, mas vi que tinha um ou dois que esta como se tivesse passado o estilete (arranhão) bem de leve, não sei se isso é o causador.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!