Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre Windows 8 e EFI, windows 8 nao boota


gecko

Posts recomendados

Olá pessoal,

estou com um problema sério aqui. Adquiri há uns 15 dias um notebook dell inspiron 14r que veio com Windows 8. O problema é que nesse sábado, após eu mandar ele reiniciar para completar a instalação do Nero 12, ele simplesmente parou de bootar.

Só consegui escrever essa mensagem desativando a EFI e selecionando boot legado para conseguir usar um LiveCD do Ubuntu. Eu não tenho o disco de restauração da Dell, pois o programa que o geraria não funciona, só grava o primeiro disco e não aceita gravar o segundo. Também não possuo nenhum mídia do Windows 8, pois ele é OEM.

Já tentei forçar uma entrada no modo de segurança com Shift + F8 mas não acontece nada. Aliás qualquer tentativa com o Efi ativado não acontece nada.

Tentei usar um backup que eu criei antes no Macrium, mas o backup está em um dispositivo USB, e ele não reconhece USB com o cd de emergência.

Minha mais nova tentativa é baixar um dvd do Win 8 e tentar reparar o sistema, mas já estou com medo dele também não passar pela UEFI.

Alguém sabe como resolver isso? Gostaria apenas de reparar a instalação atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria para você contatar o suporte da Dell, já que o note só tem 15 dias de uso. Eu já entraria em contado no momento em que não se conseguiu criar os dvds de recuperação...

Com relação ao EFI ou UEFI, é o substituto do velho BIOS que tem suas vantagens e desvantagens. Entre elas o fast boot e o secure boot. Provavelmente é o secure boot que o está impedindo de inicializar outras mídias que não sejam o disco de recuperação do Windows 8. Desativando o secure boot você poderá ver outras mídias botáveis e tentar restaurar seu note a partir deste dvd do Windows 8 - mas pode não dar certo, pois ele pode procurar arquivos específicos da Dell. Mas a coisa pode ser ainda mais complicada pois o secure boot armazena algumas informações do SO no próprio UEFI.

[]s Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria para você contatar o suporte da Dell, já que o note só tem 15 dias de uso. Eu já entraria em contado no momento em que não se conseguiu criar os dvds de recuperação...

Com relação ao EFI ou UEFI, é o substituto do velho BIOS que tem suas vantagens e desvantagens. Entre elas o fast boot e o secure boot. Provavelmente é o secure boot que o está impedindo de inicializar outras mídias que não sejam o disco de recuperação do Windows 8. Desativando o secure boot você poderá ver outras mídias botáveis e tentar restaurar seu note a partir deste dvd do Windows 8 - mas pode não dar certo, pois ele pode procurar arquivos específicos da Dell. Mas a coisa pode ser ainda mais complicada pois o secure boot armazena algumas informações do SO no próprio UEFI.

[]s Daniel

Olá, obrigado por responder. então, eu entrei em contato com a Dell no dia seguinte as minhas tentativas de fazer o backup, tentaram me ajudar pelo suporte remoto, mas sem sucesso, então o responsável ficou de contactar o gerente para ver o que seria possível de ser feito, e ficaram de me retornar em 3 dias, porém, não retornaram.

Eu, por sua vez, como havia feito um backup completo do sistema usando o Macrium Reflector (já estava acostumado devido ao Boot It NG), e também, pela minha experiência no meu velho HP Pavilion (2 anos de Windows 7, nunca precisei reinstalar, formatar, reparar, nada!), não me preocupei. Mas agora, como punição, acabou acontecendo sem mais nem menos, logo quando eu precisava do note para terminar trabalhos da faculdade.

O motivo pelo qual tentei resolver o problema sem entrar em contato com a Dell dessa vez, foi por que o problema ocorreu no sábado por volta das 18h, enquanto o suporte técnico da Dell para o meu caso é de segunda a sexta das 8h as 20h. Sendo assim, teria que entrar em contato com eles hoje, e trabalhando seria complicado, arrisquei várias tentativas, pela necessidade, mas caso não houvesse meios mesmo, não exitaria em ligar pra eles. Agora só espero precisar ligar para cobrar uma solução para o problema da mídia de restauração.

Pesquisando parece que o problema do Macrium Reflector é ausência de drivers para usb 3.0, vou tentar montar um outro disco de resgate usando o WinPE como base ao invés do Linux.

Já quanto ao problema, deixei meu ubuntu 12.4 (liveCD) baixando uma iso do Windows 8 e salvando direto num pendrive. E 16 horas depois consegui.

Gravei o DVD no meu serviço e fui testar quando cheguei em casa.

De cara, mesmo com o UEFI ativado, o cd deu boot, boas notícias, porém, ao tentar usar Restauração de Sistema, Reparo Automático e até Atualizar o Sistema, nenhuma das opções funcionou. O primeiro acusava que não havia sido selecionada uma versão do Windows 8, o segundo não encontrava nada, enquanto o terceiro alegava que a instalação estava bloqueada.

Pesquisei mais e encontrei os links abaixo:

Usei essas informações:

http://www.boyans.net/RepairWindows/The_drive_where_Windows_is_installed_is_locked.html

http://www.winhelp.us/index.php/windows/troubleshooting-windows/repair-your-computer-in-windows-8.html#.URBxYKXC2So

http://superuser.com/questions/460762/how-can-i-repair-the-windows-8-efi-bootloader

Baseado neles eu usei os comandos

chkdsk /f /x

para checar o disco e provavelmente distrava-lo

sfc /scannow

esse comando não tenho certeza se funcionou, por que acusou modo protegido

e por último já sem muita esperança, através do modo de prompt de comando fui testando as unidades c:, d:... até encontrar a partição onde estava instalado o Windows e usei o comando:

bcdboot <letra da unidade do windows>:\Windows

A partir desse comando, as ferramentas de reparo passaram a exibir a opção Sair do Reparo e Continuar no Windows 8. Fui nela e acabei parando no modo de Restauração da Dell que estava na partição PBR Image provavelmente, mas que eu não conseguia acessar nem ativando a flag de boot da partição.

Só que aí, antes que eu iniciasse a Restauração, o sistema reiniciou e o Windows 8 carregou normalmente como se nada tivesse acontecido.

Vai entender... Não experimentei desligar o computador de novo pra ver se está tudo normal porque estou precisando muito do note esses dias por conta da faculdade. Então não tenho certeza se essa foi a solução definitiva, mas por hora, tá ok!

Valeu aí, abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que conseguiu recuperar o controle. Por via das dúvidas tente criar novamente o dvd de restauração da Dell. Veja também a possibilidade de usar um pendrive no lugar da mídia ótica (no meu VaioDuo tem esta opção).

Sem não der certo, tente gravar a mídia de restauração do próprio Window (painel de controle -> exibir por ícones grandes -> Recuperação de arquivo do Windows 7 (é 7 mesmo :-) ) -> criar disco de restauração do sistema.

[]s Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!