Ir ao conteúdo

Ajuda com PIC 16F877

LordT

Posts recomendados

Postado

Então galera, estou precisando de uma ajudinha ai... :(

Eu curso Ciência da Computação e faço uma matéria de Microcontroladores, e o professor deu um projeto pra turma, e eu fiquei com o seguinte:

Meu projeto deverá ser com base em um PIC16F877 e ele deverá controlar um sistema de semáforos em um cruzamento, deverá conter 2 semáforos sincronizados para os veículos, um semáforo para pedestres sendo que neste deverá conter um botão pro pedestre apertar e o sinal ficar verde, deixando os outros dois vermelhos, sendo que quando o semáforo dos pedestres ficar verde este deverá emitir um aviso sonoro.

A matéria está meio no começo, o professor falou que terei que usar um temporizador, mas a gente irá começar este assunto semana que vem, por enquanto o assunto visto foi até as interrupções (INTCON..).

Preciso entregar até no máximo domingo uma descrição do meu projeto, contendo tudo isso que eu falei em cima, e falando sobre o que eu irei usar neste projeto..

Essa é minha dúvida, o que eu vou precisar pra botar isto pra funcionar (de forma simples é claro),somente um PIC? ou mais alguma coisa externa? desculpa sou meio leigo no assunto ainda.. se alguém puder me dar uma ajudinha! :lol:

Postado

Se é um semaforo voce vai precisar de algo luminoso (LED, lampada...) que depende do tamanho daquilo que voce quer. Se for LED pode ligar directo ao PIC com alguns resistores. Se for algo maior como lampada, terá que usar transistor e relé (se necessario). Push button pra activar o semaforo e algum dispositivo que emite som. E algo pra alimentar isso tudo.

E isso é pra ser feito em assembly certo?

Postado

Bom como o Leo citou acima, seria para cada luz do semáforo seria usado um Led+resitor10k no caso 3 vermelho 2 amarelo e 3 verdes, no caso de lampadas seria lampada+resistor_1k+transistor_BC548+Diodo_1N4007+relé mais dois botões para simular os dois lados da rua com mais dois resitores de 1k e por fim o sinal sonoro seria buzzer_5v+resistor+Transistor_BC548 ... acho que é isso.

Se esqueci de algo de um alo :)

segue algumas imagens das ligações..

lampadam.png

ledt.png

buzzer.jpg

Postado

Isso mesmo LEOPUENA, irei fazer em ASSEMBLY!

Então pelo que eu entendi, irei precisar de um led para cada luz dos semáforos, e um buzzer pra emitir o som e o PIC é claro, certo?

Irei usar led mesmo, o projeto pode ser simples, desde que funcione está valendo.

Muito obrigado mesmo pelas respostas vocês são fera! :D

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!