Ir ao conteúdo

Compartilhar internet em rede interna (local)

rafao13

Posts recomendados

Postado

Bom dia pra vocês pessoal, to com o problema aqui, é o seguinte:

A empresa de supermercado tem uma rede interna , com 1 servidor, ip : 192.168.0.150 , compartilhando pastas para o funcionamento do programa.

No servidor tem acesso a internet (2 placas rede,uma local e outra internet) , como faço pra compartilhar essa internet para os outros computadores da rede interna ? eu sei que é alguma configuração com gateway e dns, mas ja pesquisei e não consegui resolver

alguem por favor poderia me ajudar? valeu !

Edit: a internet vem por meio de um roteador para o servidor.

Postado

a rede local , compartilhando pastas eu ja tenho, agora quero distribuir intenet do servidor para as estações por meio da conexão interna

Postado

Bom Amigo é bem Simples se voce usar windows 7 é só ir em abrir centrak de rede e compartinhamento. na conexão de rede que entra a internet clica Conexão Local-Propriedades-compartilhamento marque a opção Permitir que outros usuarios da rede se conectem pela conexão deste computador a Internet, clique Ok e Pronto...mais isso so se os outros estiverem no mesmo grupo de trabalho e na mesma faixa de ip

Postado

por favor me ajudem, tenho 2 notebooks win 7, sendo que um recebe a internet através do wireless (rede sem fio na casa) e o outro queimou a placa de rede sem fio, pra quebrar um galho gostaria de fazer o compartilhamento do not que possui internet sem fio para o outro not atraves do cabo de rede(ponto a ponto), já fiz a conexão e consigo conexão de pastas etc, mas de internet não consigo de jeito nenhum, pode me ajudar, desde já agradeço.

obs: na opção de internet onde eu deveria autorizar a rede sem fio a compartilhar não existe esta opção pra mim.

Postado

Por favor, detalhe os equipamentos que lhe servem para essa comunicação. Parece-me que estás tentando pelo mais difícil.

Postado

vou explicar, a empresa tem 10 caixas (PDVS), 4 estações, e o servidor ligado em um switch de 16 portas, ok.

o ip do servidor é 192.168.0.150 mascara de rede 255.255.255.0

ate ai a rede interna esta tudo ok.

a internet (velox) esta em um roteador e ligado nas 4 estaçoes e no servidor, ou seja, todos eles tem 2 placas de rede, uma com a rede interna e outra com internet. MAS eu to querendo colocar internet nos PDVS e fica inviável colocar mais uma placa de rede para cada PC e comprar um switch pra fazer a rede de internet separada , por isso estou querendo saber como faço pra compartilhar a internet que vem do roteador ate o servidor para todos os computadores da rede interna por meio do próprio cabeamento da rede interna.

Tenho esses problemas constantemente com meus cliente, apesar de ser tecnico de redes me deparo com esses problema constatemente então vamos ao que intereça.

Entre ai nesse Topico que explico Tudinho

http://forum.clubedohardware.com.br/compartilhar-internet-windows/1119229?p=5904748

voce ensinou criar uma rede sem fio certo ? eu estou querendo compartilhar a internet que vem do roteador ate o servidor com fio, para os demais pcs que estão ligados a rede interna da empresa

Postado

Deixa eu ver se eu entendi, todos os computadores estão ligados na switch certo, so que o unico que tem internet é apenas o servidor...e voce quer criar uma outra rede mais de internet que sai do roteador...

Vou dar uma explicação aqui bem exata...

Supondo que eu tenho uma farmacia, e tenho um caixa que é o servidor, mais 3 computadores que são as estação...nessa farmacia tenho uma internet que vem de um roteador e do roteador é ligado numa switch que é distribuida para os 4 computadores,

todos os computadores estão usando os ip que vem do roteador e todos estão na mesma faixa de ip e no mesmo grupo de trabalho, e todos compartilha arquivos entre si, e todos navegam na internet...

apenas configuras os ips dos computadores não precisa comprar placa de rede nem Switch so pede para a empresa que instalou o programa configurar os computadores para que possam se comunicar entre si usando a rede do roteador...todos esse pcs que tem ai estão usando uma faixa de ip que foi criadar no servido ai muda em vez de usar o ip do servido usar apenas do roteador

semttuloxiu.png

Postado

Acho que entendi, então eu vou mudar o ip que esta atualmente nos computadores para a faixa do ip do roteador, e conectar desse roteador no switch..

vou tentar assim mas o que eu tava perguntando é o contrario

o roteador esta conectado apenas no servidor em uma placa rede e a outra placa de rede tem o cabo que vai para o switch onde esta o resto dos computadores (na faixa de ip 192,168.0.xxx) , eu tava querendo saber como compartilhar a internet que chega pro servidor para os pcs do switch sendo que o roteador nao esta conectado no switch .

Mas, vou testar como voce falou

Deixa eu ver se eu entendi, todos os computadores estão ligados na switch certo, so que o unico que tem internet é apenas o servidor...e voce quer criar uma outra rede mais de internet que sai do roteador...

Vou dar uma explicação aqui bem exata...

Supondo que eu tenho uma farmacia, e tenho um caixa que é o servidor, mais 3 computadores que são as estação...nessa farmacia tenho uma internet que vem de um roteador e do roteador é ligado numa switch que é distribuida para os 4 computadores,

todos os computadores estão usando os ip que vem do roteador e todos estão na mesma faixa de ip e no mesmo grupo de trabalho, e todos compartilha arquivos entre si, e todos navegam na internet...

apenas configuras os ips dos computadores não precisa comprar placa de rede nem Switch so pede para a empresa que instalou o programa configurar os computadores para que possam se comunicar entre si usando a rede do roteador...todos esse pcs que tem ai estão usando uma faixa de ip que foi criadar no servido ai muda em vez de usar o ip do servido usar apenas do roteador

semttuloxiu.png

Postado

Acho que voce quer compartilhar do modo difícil bom: como o servido tem duas placas de rede uma que entra a internet e a outra conectada na Switch..

1ª - vai na conexão da rede que entra a net clica em propriedades

2ª - se for Win 7 voce vai clicar em compartilhar, mais se for win XP clica em Avançado

3ª - Marque a Opção permitir que outros usuarios da rede se conectem pela conexão deste computador a internet clica Ok depois Fechar

4ª - na estação, que é os outros computadores, clica em Propriedades - Protocolo TCP/IP e colocar o Ip- 192.168.0.151 Sub rede 255.255.255.0 Gateway 192.168.0.150 DNS Primario e Segundario é o Ip do Roteador clica em OK Fecha reiniciar o computador e tenta pinga no roteador se responder - Mualá esta Compartilhado e é so navegar na Net .... ^ ^

Postado

é, nenhum dos metodos deu certo, eu tentei fazer o seguinte:

Primeiro:

- conectei um cabo no roteador e no switch, desse modo a internet so funcionou se eu deixasse marcado o "Obter um endereço de IP automaticamente" mas ai a rede interna se desfazia, nao dando pra abrir o programa da empresa..

Depois tentei o ultimo metodo, mas nao tinha a opção de compartilhar a internet na placa que entra a net tinha isso na placa da rede interna.. mesmo assim tb nao deu..

vou tentar de novo, vou fazer passo a passo aqui , cada um deles e postar novamente

----------------------

bom, exatamente o primeiro metodo nao deu, conectei o roteador no switch e nas estaçoes coloquei o ip na faixa ip do roteador , mas nao deu.. a internet so funcionava quando deixava pra obter um ip automaticamente mas ai a rede interna nao pegava..

vou tentar o proximo metodo agora..

Postado

ja como tinha a opção na placa da rede interna só trocava, voce colocava as configurações da placa que entra a net na outra da rede interna, é pra funcionar se fazer tudo Certinho ^ ^

Postado
ja como tinha a opção na placa da rede interna só trocava, voce colocava as configurações da placa que entra a net na outra da rede interna, é pra funcionar se fazer tudo Certinho ^ ^

isso que eu to fazendo nesse exato momento, mas mesmo assim a internet la nao conecta .. olha quando entro no ip do roteador no servidor, coloco la 192.168.1.1 e a senha nas config dele me mostra isso:

LAN IP Address: 192.168.1.1

Default Gateway: 200.217.90.90(ppp0)

Primary DNS Server: 200.222.123.102

Secondary DNS Server: 200.165.132.148

sera que nao sao essa configs que tem que usar nas estaçoes nao ?

quando eu coloquei pra compartilhar o windows me enviou uma mensagem que tava trocando automaticamente o ip da rede local para 192.168.137.1, ai fui na estaçao coloquei la 192.168.137.2 gateway 192.168.137.1 dns 192.168.1.1

mas nao deu...

( e outra. quando vou no ipconfig /all mostra pra mim ipv4 do roteador 192.168.1.105(preferencial) e o gatewaty e o dhcp 192.168.1.1 )

----------------------------

consegui! aconteceu o seguinte

fui na estaçao e coloquei ip 192.168.137.2 , mascara 255.255.255.0 , gateway 192.168.137.1 e dns 192.168.1.1 so que ai o que aconteceu nao pegou , fui na setinha vermelha do windows né, aquela que mostra quando tem algum problema na internet ele procurou e deu mensagem que o DHCP da rede local estava desabilitado ai deu a opção de habilitar, quando eu habilitei a internet pegou, fui ver nas config do ipv4 tava tudo automaticamente, mas ta pegando o programa da rede local e a internet..

fui no ipconfig /all da estaçao por curiosidade la ta mostrando o gateway padrão 192.168.137.1 (ip do servidor né) e parece que ta obtendo ip automaticamente, mas na mesma faixa da conexao local, ou seja. parece que deu certo mesmo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!