Ir ao conteúdo

Overclock em Core 2 Duo e6400

Anaao

Posts recomendados

Postado

Boom dia galera!

Bom, estou com algumas dúvidas em relação ao overclock que desejo fazer no meu PC. As configurações dele são:

Processador : Core 2 Duo e6400 > 2.13Ghz

Placa-Mãe : Asus P5B Deluxe;

Placa de vídeo : ATI Radeon HD 4870 > 256-bits > 1GB;

Fonte : HuntKey Modelo LW-6550SG > 550W

Memórias : 4 pentes de 1GB ;

Gabinete : Satellite X-Blade ;

HD : Samsung de 650GB

Mas enfim, acho que o mais importante é a placa-mãe e o processador. Minha intenção é de fazer over no processador, pra rodar uns jogos mais novos, pois mesmo com uma placa de vídeo legal, o processamento é muito baixo. Queria pedir ajuda para minhas duvidas:

1 - É seguro de fazer?

2 - Quantos Ghz consigo sem forçar ao ponto de diminuir drásticamente a vida util?

3 - Isso mudaria muito o desempenho?

E se puderem, um tópico e/ou vídeo explicando como fazer.. heheh

Agradeço desde já!

Fabiano.

Postado
Anaao, qual cooler no processador ta usando?

Como o colega citou o mais crítico será a temperatura do processador. Instale o Speedfan e monitore a temperatura do Core do processador.

Mas pode ir subindo o clock aos poucos e ver se fica estável, não podendo ultrapassar muito os 55 graus ( o máximo é por volta de 75 graus).

E o overclock diminui sim a vida útil do processador,se a temperatura se manter alta por muito tempo, mas não dá para dizer isso com exatidão, pois depende de outras coisas, como a qualidade da energia elétrica da rede.

Um bom cooler manterá a temperatura a um nível aceitável .

Dependendo de sua placa mãe aceitar talvez seja melhor trocar o processador para um melhor resultado.

Postado

Então, o cooler que uso no processador é o padrão, qual veio junto ao processador quando comprei, não sei se tem algum modelo especial e etc.. mas enfim, se tiver me peçam que eu respondo aqui...

Quanto ao SpeedFan, vou postar uma print pra vocês verem quais as temperaturas:http://i.imgur.com/pV1Kp6K.jpg

Mas então, pra fazer o overclock, eu preciso ir na BIOS da MB e fazer o processo manualmente, ou existem programas pra isso?

Postado

Realmente sua MB aceita qualquer processador 775 disponível, e esse E6400 é um dos mais básicos. Se voce pretende mesmo partir para o overclock, acredito que pode se preparar para investir no seguinte:

ventoinhas de gabinete: 2x 80 mm( painel traseiro), 1x 120mm( tampa lateral)

Cooler de processador: 120 mm

Pasta térmica

álcool isopropílico.

Tudo deve dar uns R$ 150,00 a 200,00

As temperaturas mostradas no speedfan estão normais, mas voce deve mostrar a temperatura com um jogo sendo executando no frame máximo.

A única coisa estranha é esse AUX com 127 graus

Postado

Tenha em mente que com cooler box esse que vem junto com o processador, é meio difícil fazer um over bom. compre um cooler master hyper tx3 ou o hyper 212, sao bons e baratos. boa sorte colega.

• Membro VIP
Postado

Olá Anaao, bem-vindo ao Fórum CdH

Peço a você e colegas que estão colaborando, para que se atenham ao overclock do processador Core 2 Duo e6400, conforme está no título do seu tópico.

Caso queiras partir para um upgrade com recomendação de compra de um novo processador, favor abrir novo tópico no setor "Micro para jogos". Esta forma de organização é para que os tópicos não percam sua identidade com o título e área onde se encontra.

Boa sorte com seu overclock.

Postado

Então galera, fiz um "overclock" heheh

Fui na BIOS, entrei na Opção de Jumperfree, e mudei a frequencia do processador, que antes era de 266, para 290, ganhando com isso, se não me engano, uns 0.2 Ghz. Será que posso por um pouco mais? Tenho medo de ***** com o pc, pois não tenho experiência nisso :x

A temperatura da CPU aumentou, e fica por volta de 48~52º. Normal isso? Até qual temperatura seria ideal?

Postado

Como já foi dito, seu primeiro ( e mais barato) passo será reforçar a ventilação do gabinete.

Examine-o e veja que tipos de ventoinhas adicionais podem ser colocadas.

Quanto ao overclock, sempre medindo com os jogos em ação, pode-se aumentar aos poucos.

Quando o sistema instabilizar, o BSOD ( blue screen of death- tela azul ) será imediato.

Aí volte á frequência anterior que estava estável.

Avalie se os resultados servem aos seus propósitos, só aí parta para a compra de um cooler melhor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!