Ir ao conteúdo

Monitor de LCD em porta retrato digital

fox1966

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, sou novo aqui, tenho um monitor de LCD 17" com entrada VGA em bom estado, que usava num desktop que foi desativado (comprei notebook), então estava pensando se é possivel reutilizar esse monitor como porta retrato digital.

A ideia seria o seguinte: Capturar as imágens de um pendrive e exibí-las no monitor, sem o uso de um computador. >>>>>(para minimizar o consumo de energia elétrica e não ter que deixar um computador ocioso só para exibir as imágens).

Más como fazê-lo sem o uso de um computador . Seria possivel algum adaptador, que capture a imagem do pendrive e a distribua para o monitor LCD de forma sequencial ou alternada?

Obrigado a todos.

Postado
Acredito não ser possível isso!

PS: Não conheço nenhum aparelho que faça essa função!

Olá amigos batalhei um monte, más acredito que consegui uma solução razoável (não testada ainda).

É o seguinte: Depois de estudar o assunto, descobri que o monitor presisa ser ligado em um equipamento que tenha saida de vídeo, e exibição arquivos de imagens em slaides, então realmente não dá pra fazer isso diretamente de um pendrive, via cabo.

O equipamento presisa ter entrada de pendrive com possibilidade de reprodução nos formatos de imagem e video (dos arquivos a serem exibidos):Formatos compatíveis DivX Ultra, MPEG1, MPEG2, MPEG4, XviD, MP3, PCM, WMA, JPEG, JPEG HD.

Isso será conseguido mediante a aquisição de um player de dvd com entrada de pendrive , por exemplo este:

DVD Player Karaokê Philips DVP3680KX/78 com Cabo HDMI, Entrada USB, Ripping e Karaokê >>>>disponível por aproximadamente r$ 140,00.

Ocorre que os players de dvd com entrada usb disponíveis atualmente não encontrei nenhum com saida de vídeo VGA, então mais uma dor de cabeça:

Encontrar um adaptador de saída de video de HDMI para VGA. Depois de uma exaustiva busca encontrei alguns tipos de adaptadores:

>>Via cabo VGA to HDMI - só é possivel em aparelhos que tenham o sinal analógico (VGA) na saida HDMI, senão não funciona, então não se aplica.

>>Via Conversor Hdmi Para Vga - Entrada Hdmi Saida Vga Hd 1080 - Além de caro (de R$ 160,00 a 420,00), encontrei alguns fóruns e tutoriis indicando que muitas vezes não resulta em boa qualidade de imagem, portanto ao meu ver inviável economicamente na relação custo benefício: (Encontrei um PORTA RETRATO DIGITAL POWERPACK 1500 15´´ por R$ 399,00)

SOLUÇÂO:

>>Via Conversor adaptador hdmi para vga (encontrei por R$ 43,74)

Esse adaptador converte o sinal HDMI em VGA.

Especificações:

Entrada: Conector HDMI macho para ser conectado a saída HDMI do dispositivo a converter.

Saída: conector VGA (D-SUB) fêmea para você conectar o cabo do monitor, projetor ou TV VGA convencional.

Finalizando:

As imágens fotográficas poderão estar disponiíveis em cd, dvd e pendrive, com o DVD player poderemos capturar as imágens as quais estarão disponíveis na saida HDMI do player, e com o adptador a saída de video do player poderá ser conectada em um monitar com entrada vga.

Considero o custo desse aparato apenas no valor de R$ R$ 43,74, tendo em vista que o monitor já tinhamos, e que o player de dvd poderá ser tambem utilizado para reproduzir filmes e ser usado em qualquer tipo de tv moderna, de forma que não será uma aquisição que ficará sem uso, caso este aparato venha a ser desativado ou não funcione adequadamente.

Custo x Beneficio:

Como exposto, um monitor que estava sem uso, passa a ser reutilizado como porta retratos digital, com auxilio de um dvd player e em adaptador de saída de video, se acrescentarmos uma caixa de som multimidea na saida do player, poderemos utilizar tambem este porta retratos para exibir filmes em dvd. o conjunto todo portanto sai por menos de R$ 200,00, se considerarmos que já temos o monitor.

Acho que vale a pena, principalmente porque no conjunto teremos um equipamento mais completo do que o porta retratos digital, que poderá ser utilizado de outras formas e para outros fins.

Se alguem testar me avise, como disse antes esse aparato ainda não foi testado, no meu caso ainda falta adquirir o player e o adaptador...

Abraços a todos, espero ter sido útil

• Coordenador
Postado

Sim, dessa forma, tem tudo para funcionar!

Sobre o DVD, acredito que se fizer um "pente fino" nas lojas, você encontra um com saida VGA, e que tenha entrada USB, nessa faixa de preço, ai não precisa de adaptadores...

• mês depois...
Postado

Olá amigo, também sou nova por aqui.

também estou querendo transformar meu monitor em porta retrato digital mas o que me passou pela a cabeça foi o seguinte esquema.

Ao invés de usar um DVD utilizar um MP4 player, o material necessário seria:

Monitor

MP4 Player

Cabo VGA - USB (para ligar p MP4 no monitor)

Será que assim dá certo?

• Coordenador
Postado

também estou querendo transformar meu monitor em porta retrato digital mas o que me passou pela a cabeça foi o seguinte esquema.

Monitor

MP4 Player

Será que assim dá certo?

Acredito que não é possível, não conheço nenhum adaptador USB/VGA!
Postado

Monitor

MP4 Player

Será que assim dá certo?

Essa foi minha primeira ideia, quando comecei a pesquisar o assunto, pois bem:

o adaptador de usb para vga, até da pra encontrar, más é muito mais caro:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481033053-adaptador-usb-para-vga-monitor-externo-usb-conversor-_JM em torno de R$ 200,00, o que torna o aparato totalmente inviável.

Ainda tem mais um problema, a saida de video do mp4, tem um formato de imagem pequana, e baixa resolução, parece de boa resolução pois no lcd do mp4 a apresentação é compacta, então para mostrar essa imagem em um monitor grande a imagem ficaria pequena, essa é a conclusão que cheguei, faça a seguinte comparação exiba em um computador uma imagem tirada de um celular com câmera vga (baixa resolução), voce vai notar que ao exibir a imagem em tamanho normal ela ocupa apenas uma parte da tela do monitor, e se aumentar o tamanho da exibição em 200 % por exemplo, para ocupara a tela toda a imagem fica com baixa qualidade.

Isso não ocorreria exatamente assim no caso do experimento discutido, pois não haveria a possibilidade de aumentar o tamanho da imagem a ser exibido, pois a saida de video do mp4 é so em baixa resoluçaõ.

Razão pela qual eu descartei a ideia de usar um mp4, pois o dvd player, tem saida em alta resolução, e o tamanho da imagem de saida pode ser exibido em qualquer tamanho de monitor.

Espero ter sido útil

Um abraço e obrigado por participar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...