Ir ao conteúdo

Qual HD comprar ? 1 TB 5400 RPM (64mb cache) ou 750 GB 7200RPM (32 Cache) ?

erickfdias

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal. Tenho um Notebook Toshiba com as configs abaixo e preciso comprar um novo HD, pois o atual deu problema. Estou indo pros EUA amanhã e estive pesquisando no Amazon para compra um novo HD. Cheguei em 2 modelos um pouco parecidos e agora estou na dúvida de qual comprar. O principal uso do Notebook é assistir filmes, editar videos e jogar. Segue abaixo os links, porém se alguém tiver alguma sugestão melhor, será muito bem vinda.

http://www.amazon.com/gp/product/B00691WMJG/ref=gno_cart_title_2?ie=UTF8&psc=1&smid=A23NVCSO4PYH3S

http://www.amazon.com/gp/product/B00B99JUBQ/ref=gno_cart_title_1?ie=UTF8&psc=1&smid=ATVPDKIKX0DER

Processor Intel® Core™ i7-720QM processor

Operating System Windows 7 Home Premium (64-bit)

Memory 4GB DDR3 memory

Display Resolution Supports 720p content, 1366x768 (HD), 16:9 aspect ratio

Graphics Engine NVIDIA® GeForce® GT 330M

Graphics Memory 2782MB total: 1GB GDDR3 discrete memory + up to 1758MB shared memory w/NVIDIA® TurboCache™ technology

Hard Drive 500GB HDD (5400rpm)

Postado

É amigo agora você está no velho dilema dos HDs de notebook.

De um lado você tem a sua disposição HDs de 1TB, capacidade bem interessante, mas limitados a apenas 5400RPM, que lhe farão pagar com uma transferencia menor e maior tempo de resposta, fazendo dele uma péssima escolha no ponto de vista do desempenho. Em troca você tambem ganha menor aquecimento e maior duração da bateria, pois este gasta menos energia.

Do outro lado você tem os potentes HDs de 7200RPM, com desempenho equivalente a desktops, tempos de resposta de desktop e uma transferencia bem maior, porém você tem apenas 75% da capacidade maxima e algum consumo de energia e calor extras.

A grande pergunta é, você prioriza capacidade ou performance?

Eu não vi problema em me limitar em 750GB e uso um Seagate Momentus bastante parecido com este XT que você postou, só que esse XT é um HD hibrido que utiliza uma porção SSD para aumentar ainda mais a velocidade de resposta dele em cima do 5400RPM, se você puder pegar esse XT eu digo tranquilamente para pega-lo. Verás o que é ter um HD de 2.5" de alto desempenho.

Postado

Cara, não vejo problema na capacidade... Minha maior dúvida realmente é entre escolher entre um de 5400 com 64 Mb de cache ou 7200 com 32 de cache? Sou leigo nesse aspecto e não faço ideia de o tamanho do cache faria tanta diferença em um HD que teoricamente é bem mais rápido... Estou buscando performance, porém o fator de aquecimento que você citou me preocupa um pouco pois o note tem um processador e placa de video bem robustos, o que gera um calor absurdo!! O que recomendam ? Estou quase pegando esse de 7200 mesmo...

Postado

Então, esse cache com 32mb a mais no 5400rpm não vai fazer a menor diferença frente a todas as outras vantagens do XT. Se você não se importa com a capacidade, não tem erro, pegue o XT que é o melhor dispositivo de memoria no mercado para notebooks, se desconsiderarmos os SSDs.

A proposito, esse calor extra dos 7200rpm é natural por conta da potencia maior do motor dos pratos mas você não deve se preocupar diretamente com isso. Esse calor extra preocupa mais por ser uma evidencia que mais energia está sendo usada, por mais que ele esquente ainda será bem mais aquecido pelo resto da maquina que por sua propria produção de calor, assim como seu hd atual.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...