Ir ao conteúdo

Resolução Algorítimo e Pseudocódigo

Woan45

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde,

recentemente comecei o curso de Engenharia Civil e estou tendo dificuldades com a matéria de Introdução a Ciência da Computação. Foi passado 2 exercicios para serem resolvidos mas não estou conseguindo faze-los. Peço que me ajudem a entender e resolver.

São:

Faça um algorítimo que receba quatro valores e retorne estes valores em ordem crescente e,

Faça um algorítimo que receba quatro valores e retorne estes valores em ordem decrescente.

Pode ser feito em Algorítimo ou Pseudocódigo.

Agradeço desde já.

Postado

Woan45,

Boa Tarde,

recentemente comecei o curso de Engenharia Civil e estou tendo dificuldades com a matéria de Introdução a Ciência da Computação. Foi passado 2 exercicios para serem resolvidos mas não estou conseguindo faze-los. Peço que me ajudem a entender e resolver.

São:

Faça um algorítimo que receba quatro valores e retorne estes valores em ordem crescente e,

Faça um algorítimo que receba quatro valores e retorne estes valores em ordem decrescente.

Pode ser feito em Algorítimo ou Pseudocódigo.

Agradeço desde já.

Existem várias formas de resolver esse tipo de problema de ordenação. Uma forma bem simples de resolver esse exercício, sem usar vetor, seria fazendo da seguinte forma:

Faça a leitura de 4 variáveis. Vamos chamá-las de a, b, c e d. Para ilustrar, considere os seguintes números de entrada digitados pelo usuário: 4 3 2 1. Neste exemplo, para colocar em ordem crescente.

Inicialmente, você faria 3 testes:

1) a > b?

2) b > c?

3) c > d?

Para cada teste acima que for verdadeiro, ou seja, se a for maior que b, então, você deve trocar o valor de a com b. Para trocar, use uma variável auxiliar, aux.

E da mesma forma para os outros testes. Ao fazer os 3 testes, você vai terminar com as variáveis a, b, c e d com os seguintes valores:

3 2 1 4 (o 1 precisa estar na ponta ao final)

Logo, você precisará repetir este mesmo processo mais 2 vezes (total de 3 vezes), pois o número máximo de vezes que um número poderá se deslocar até a ponta é 3. Então, coloque aqueles testes dentro de um laço de repetição.

;)

Abs

LNW

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...