Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Deixando em AUTO o v-core aqui batia em 1,392 com over ou sem over.

To achando que a instabilidade é dai, o que vocês aconselham?

.... pro pouco que você deseja atingir, não precisa nem mexer no vcore ...

a ultima bios aqui foi a que eu melhor pude controlar o over ... alem de ter todas opções que ja falaram ...

eu nao tenho nada contra !

então, a última BIOS voltaram os controles pra OVER, mas quando reinicio a maquina, fica em tela preta e tem que dar reset ... com mais alguem acontece isso ?? se for da BIOS é minha unica reclamação, até hoje a melhor que coloquei aqui (pra over) é a de Julho-08 ...
roller meu vcore nao é o medo ... meu medo é que ele é 89w e a placa-mãe suporta 95w

até alguem me dar certeza q eu posso dar qt over meu processador puder e essa placa nao vai queima dai sim to feliz !

se ela fosse 125w dai eu faria ssg ... agora como a diferença é de 6w ... e 6w pra quem nao entende ¨@#&@ nenhuma é muito ..

e isso nao so nem eu q ta inventano ... ouvi um carinha falano ae !

-------------- vou testa over agora ... vamos ver a quanto eu consigo chegar nessa arapuca com vcore de 1.30 0.05v abaixo dass eespecificaçoes do site ... agora se é maxima eu ja nao sei !

vou la testa !

calmae, mas e as memórias ??? está em auto ?? porque isso ta estranho, parece que são as memórias que estão segurando o Over ... e tem mais, acho que você ta querendo muito com um Windsor F2 ... ja são 700Mhz:unsure: acima do padrão, confere ?? 2.1 @ 2.8 ... eu me daria por satisfeito ... mas se mesmo assim quiser aumentar mais, então posta como anda as memórias ... você e o Jin ... porque ta me parecendo que vocês não estão se preocupando em baixar o clock delas pra aumentar o over ...(_(
Postado

IAUHSIuahsiUAHSIUahis

só ta parecendo querido roller ... eu abaixei minhas memorias pra 333 em LIMIT ... ou manual nao lembro ....

coloquei 1.9v nela ... e coloquei command rate 1T ... agora as latencias estão em alto, devem tar 5-5-5-18 algo assim ... ta beleza né ? acho q nao esta sendo problema a memoria ....

porque no ultimo over ela trabalho acho q no maximo 810mhz ...

-------------

confere mais ou menos ... na vdd seria 2.2 @ 2.8 ;P

meu vcore na bios tava 1.29v ... mai q cara... viu ... ng confirma pra mim se esse processador é mesmo 1.35v normal ... tenho medo de colocar 1.35v e estar dano overvolt sem nem precisar ... ja q nao bios vem 1.25v

=)

Postado

rgdl, agora funcionou, o estranho é que o driver do cd não funciona nem a pau, baixei do site e segui as suas indicações, logo de cara instalou e abriu i painel de controle de audio para configurar. Obrigado pelas dicas.

Abraço

Postado

Roller,

.... pro pouco que você deseja atingir, não precisa nem mexer no vcore ...

Então porque quando esta com over o Windows fica instavel e sem over não fica?

...e o Jin ... porque ta me parecendo que vocês não estão se preocupando em baixar o clock delas pra aumentar o over ...(_(

Eu não baixei o clock delas, porque fiz o over justamente para poder chegar aos 400MHz, coisa que não chegava devido o multiplicador do processador ser 14,5X.

Rooler, por favor da uma olhada nesse post meu e me da sua opinião.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3187643&postcount=903

Postado

quanto você acha que vai ganhar com o over que quer fazer?

creio eu q nem 2 fps em jogos ...

no over q fiz as memorias tavam a 760 ... e fiz 800 pontos a mais no 3dmark ...

negocio é deixa o processador rapidin mesmo ;D

Postado

Boa tarde meus amigos do fórum.

Estou vindo aqui hoje para relatar alguns problemas por min enfrentados, eu comprei á alguns dias essa mobo ecs A780GM-A, eu ja tinha um micro com a seguinte config:

Processador: AMD atlhon 64 x2 5400+

Mobo: Pcchips A13G+ V3.0

Memória: 2 x 1 GB DDR2 800 Markvision

HD: Maxtro 160 GB Sata1

Fonte: Genérica de 150 W máxima

- Eu tinha esse micro á alguyns meses nunca mi deu problema algum, eu mesmo comprei as peças no rio e montei, porque meu micro anterior estava muito ultrapssado, comprei essa config

razuavel na pressa, mais á alguns dias adquiri a placa da ECS, só que troquei apenas a mobo o

resto continuou o mesmo montei no lugar certinho funcionou por 1 dia.

- no dia seguinte eu fui ligar

o micro e ele ligou normal ate a ora q vai dar boot no hd e comecar a carregar o SO ele não leu o

hd, resolvi reiniciar o micro pelo botao de reset, beleza reiniciei ele entrou normal funcionou por varias horas ate que travou, reiniciei, ele travou de novo.

- agora outros problemas eu suspeitava da fonte mais como estou sem grana pra investir botei uma generica de 180 W nova pra ver se melhorava, não adiantou funcionou bem por 1 dia e depois voltou a fazer a mesmo cosia, parei de usar ele a noite no dia seguinte ele faz a mesmo coisa do hd ja troquei o cabo de dados sata.

- outro problema foi eu estava mexendo na placa de video onboard dele configurando porque quando tinha animação em flash ele ficava meio lento eu aj sabia q era config da video onboard estava

ajeitando e melhorou pacas mais quando estava finalizando o computador travou e apareceu um

monte de faixas brancas na vertical e fundo da tela preto depois disso o pc comecou a travar toda a veiz q entrava no SO quando ele iria abrir o icone da video onboard perto do relogio

- o q eu achei ontem grudado na mobo foi um imã bem fraquinho so não sei como foi para la eu acho q ja veio grudado na placa sera q esse imã causou algum estrago na mobo ele e bem fraquinho, tirei oi imã fui ligar o pc ele deu video mais muito eskesito apareceu uns pequenos traços brancos com fundo preto na horizontal nem apareceu a bios nem nda, desliguei e dei um clear cmos liguei funcionou.

- continuo suspeitando da fonte quanto ele trava mais esse imã ta martelando minha cabeça ele danificou algona mobo ?? ela e nova e esta na garantia, agora quando ele estava com a fonte antiga ele reiniciou apenas uma veiz quando estava no SO e outra quando foi dar boot pelo hd.

- alguem pode mi ajudar eu comprei esse placa no rio vou voltar la mes q vem se a mobo estiver danificada irei trocar.

- o problema e q eu estou sem acesso a uma fonte real pra testar a mobo so tenho esse de 180 =/

desculpem meu portuga e falta de pontuação no final to com pressa eu li mais ou menos as regras do forum.

muito obrigado a todos =D

eu acho q esse imã veio grudado na placa i eu nem vi ja q a placa e preta e o imã também

a mais uam coisa não so tecnico nem nda apenas estou estudando info ainda falta muito pra min estudar so vou comecar na facu de infomartica ano q vem.

so não levo a uma tecnico mesmo porque eu estou sem grana alguma =/

agora as mensagens seguidas ja podem ser apagadas

separei melhorzinho e que eu estou meio atolado aqui senuam separava melhor certinho aqui so dei espaço de 1 linha pra cada.

Postado

a mais uam coisa não so tecnico nem nda apenas estou estudando ainda falta muito pra min estudar so vou comecar na facu de infomartica ano q vem.

so não levo a uma tecnico mesmo porque eu estou sem grana alguma =/

Postado

Cara nao pode postar msg seguidas ... se quiser falar mais ... aperte o botao em baixo do seu post EDITAR ... e acrecente as informaçoes la ...

ng é obrigado a digitar um portugues correto perfeito num forum de informatica ... havendo comunicçao ja ta ótimo ... o problema é que você nao separo os paragrafos ...

ai fica confuso e MUITO chato de ler ... eu mesmo to com preguiça de ler ...

mas lerei e tentarei ajudar ... se tivesse organizado certinho seria mais fácil pra todos ti ajuda ...

fica essa dica pras prox msg ... abraço ;)

Postado

ok desculpe amigo e q eu estou fazendo um monte de coisas ao mesmo tempo aqui tentarei melhorar o testo separando um pouco, tinha eskecido do botao editar malz aí =/

Postado

cara ... eu SUSPEITO fielmente que seja fonte ...

ja testo com apenas um pente de memoria?

quanto o video da onboard rodar flash lerdo, pode ser drive de video ... pode ser o plugin do flash ... eu tenho um pc pior q o seu , e aqui rodo tranquilhamente qq coisa !

se instalo todos drives que veio no cd? você formato a maquina ?

Postado
Eu não baixei o clock delas, porque fiz o over justamente para poder chegar aos 400MHz, coisa que não chegava devido o multiplicador do processador ser 14,5X.
... -_-

Jin é o seguinte, sei que quer fazer o over justamente pra melhorar a frequencia das memórias ... mas você tem que ter em mente duas coisas, o controlador das memórias está no processador e este controlador que vai decidir essa frequencia ... vou tentar exemplificar : você tem um processador de 2600mhz e memórias de 400mhz (800DDR) pra chegar em 400 a frequencia do processador deveria ser dividida por 6.5 mas no seu caso está sendo dividida por 7.5 (346Mhz) ... baixando as memórias pra 333 o processador deve dividir sua frequencia pra 8 ( 2600 / 8 = 325 'ou a mais próxima dos 333 ) tente deixas as memórias no manual com frequencia de 333 .... se isso funcionar vai aparecer nos CPUZ um clock de 325 e 8 como fator divisor ... o importante aqui é o fator divisor ....

calma, sei que o ideal é que as memórias funcionem à 400 ...

ok, supondo que você ja tenha 2600 / 8 = 325 ... mantendo as memórias em 333 suba o clock do processador para os 3200 ... assim sendo, acredito que você passe ter 3200 / 8 = 400 entendeu ... não altere o Vdimm, deixe como está ... o vcore é dilema ... deixe em stock, te´ricamente seria de uma ajuda significativa, mas se você diz que fica instável, não discuto ... aqui pra 3ghz deixei com 15 pois padrão estava bem instável...

não sei se vai funcionar, afinal nossa BIOS não tem tantos controles bons ... sugiro que leia sobre o assunto ... pode ganhar um pouco de desempenho sim ...

P.S. ja olheie muito os seus post !:wacko:

só ta parecendo querido roller ... eu abaixei minhas memorias pra 333 em LIMIT ... ou manual nao lembro ....

coloquei 1.9v nela ... e coloquei command rate 1T ... agora as latencias estão em alto, devem tar 5-5-5-18 algo assim ... ta beleza né ? acho q nao esta sendo problema a memoria ....

porque no ultimo over ela trabalho acho q no maximo 810mhz ...

então desculpe amigo ... mas ae ... ta bom sim ... a ideia é justamente deixar a frequencia das memórias ditarem as regras ... aqui deixei as minhas com referencias de 4-4-4-14 1T ... mas a frequencia teve que ir la pra baixo, 270 se não me engano ... fiz os testes ... e realmente 5-5-5-15 2T à 505 Mhz vale muito mais a pena ... eu faria isso, deixaria as memórias no limite seguro subindo o processador !

-------------

confere mais ou menos ... na vdd seria 2.2 @ 2.8 ;P

meu vcore na bios tava 1.29v ... mai q cara... viu ... ng confirma pra mim se esse processador é mesmo 1.35v normal ... tenho medo de colocar 1.35v e estar dano overvolt sem nem precisar ... ja q nao bios vem 1.25v

ah sim ... confundi com o meu 4200+ Brisbane ... estes trabalham à 2100mhz ... mas pode ficar tranquilo .. o seu trabalha à 1.35 ... essa tensão é segura até 2800mhz (clock e tensão do windsor 5600+) talvez o seu seja um desse, com o vcore menor -_-

pode deixar em 1.35 e subir até onde puder .... eu consegui 3Ghz ...

o windsor 6000+ (3Ghz) precisa de 1.40 mas o TDP é de 125W ... por isso você deve estar preocupado ...

mas dizem que o pessoal roda até 6400+ nessa placa ... essa limitação do TDP serve somente para os Phenoms

se ainda assim estiver com medo ... deixe o vcore no limite seguro (1.35) ... e tente chegar a 3Ghz ... senão, contente-se com 2.8 ...

mas fique tranquilo ... 1.35 não vai queimar teu processador não !

pra qualquer besteira que eu tenha dito, favor corrigir !

Postado

vou colocar 1.35v ... se queima vou manda o boleto ai na sua casa !

AIHSIuahsiUAHSIUhaisuhAISU

TO BRINCANO ... vou colocar 1.35v sim !

e tentar colocar 255 x 11 ...

1T é melhor que 2T no command rate da memoria? procurei saber, mas o que consegui foi mais duvidas =D

• Membro VIP
Postado

1.35 volt nao tem o menor problema ja que internamente sendo um windsor, seu processador é exatamente o mesmo que o meu 5600 e apenas foi rotulado e ajustado pela fabrica para operar a baixo como um 4200. Talvez o processador nao suporte um OC muito alto ja que dizem q os windsor sao ruins de OC, os brisbrane parecem sem mais aptos, mas mesmo assim acredito que você chega nos 2.8 sem problemas

Postado

Sufiaum

sim formatei o micro e instalei todos os drivers quem vem no cd junto com a mobo

mais eu estav usando o ff tava lento ai comecei a configurar a video onboard e melhorou ate a ora q travou e deu as faixas bracas com fundo preto

agora eu desliguei tudo da fonte so deixei o hd a mobo e só.

não testei com 1 memoria apenas porque os pentes estavam funcionando 100 % na pcchips nunca deram tela azul acusando a ram nem nda o pc com a placa da pcchips so travou 1 unica veiz em uns 6 meses de uso

eu limpei as memorias passei borracha mudei de slot as duas a eles estma em dual channel.

Postado
quanto você acha que vai ganhar com o over que quer fazer?

creio eu q nem 2 fps em jogos ...

no over q fiz as memorias tavam a 760 ... e fiz 800 pontos a mais no 3dmark ...

negocio é deixa o processador rapidin mesmo ;D

O único teste que fiz, foi o de leitura de memória no Everest, sem over estava em + ou - 7314Mb/s, com o pequeno over cheguei a mais de 8300Mb/s, só quero poder aproveitar a frequência real das minhas memórias, só isso.

Não uso o PC para jogos.

... -_-

Jin é o seguinte, sei que quer fazer o over justamente pra melhorar a frequencia das memórias ... mas você tem que ter em mente duas coisas, o controlador das memórias está no processador e este controlador que vai decidir essa frequencia ... vou tentar exemplificar : você tem um processador de 2600mhz e memórias de 400mhz (800DDR) pra chegar em 400 a frequencia do processador deveria ser dividida por 6.5 mas no seu caso está sendo dividida por 7.5 (346Mhz) ... baixando as memórias pra 333 o processador deve dividir sua frequencia pra 8 ( 2600 / 8 = 325 'ou a mais próxima dos 333 ) tente deixas as memórias no manual com frequencia de 333 .... se isso funcionar vai aparecer nos CPUZ um clock de 325 e 8 como fator divisor ... o importante aqui é o fator divisor ....

calma, sei que o ideal é que as memórias funcionem à 400 ...

ok, supondo que você ja tenha 2600 / 8 = 325 ... mantendo as memórias em 333 suba o clock do processador para os 3200 ... assim sendo, acredito que você passe ter 3200 / 8 = 400 entendeu ... não altere o Vdimm, deixe como está ... o vcore é dilema ... deixe em stock, te´ricamente seria de uma ajuda significativa, mas se você diz que fica instável, não discuto ... aqui pra 3ghz deixei com 15 pois padrão estava bem instável...

não sei se vai funcionar, afinal nossa BIOS não tem tantos controles bons ... sugiro que leia sobre o assunto ... pode ganhar um pouco de desempenho sim ...

P.S. ja olheie muito os seus post !:wacko:

Mas ai é que esta, eu não consigo fazer a alteração desse multiplicador, poderia me indicar aonde fazer isso? (por isso coloquei fotos da Bios no outro post assim ficava mais fácil verem como esta configurado e o que devo alterar)

Não entendi se estava dando somente um exemplo ou falando do meu processador diretamente, mas meu processador é 2900Mhz.

Sei que já olhou e muito meus posts, mas falei novamente porque pensei que você não tinha visto o post aonde estava todas as imagens da bios e do cpuz. :D

Muito obrigado pela explicação, mas acho que agora eu fiquei até mais confuso. :wacko:

Abraços!!!

Postado
Mas ai é que esta, eu não consigo fazer a alteração desse multiplicador, poderia me indicar aonde fazer isso?
ai é que está amigo, você não consegue, porque não tem essa opção, quem define é o processador ... não existe esse controle de divisão pras memórias em nenhuma bios ... imagine só... tenho memórias Corsair Dominator 1066 trabalhando à 1010 em underclock, isso porque a frequencia máxima que consigo é 3ghz no processador, que 'resolve' dividir por 6 pra dar a frequencia das memórias (500mhz) no meu caso, passa pouca coisa dos 3ghz, resultando em 505 (1010 DDR) ... se eu pudesse alterar esse multiplicador ... deixaria à 5.5 e não a 6, de modo que minhas memórias funcionassem á 545 (1090 DDR) passando de Under para um Pequeno Over (_( ...MAS o processador é quem define e fim de papo ... por isso é que tentamos influenciar essa divisão alterando as frequencias de operação do processador ...

mas não é querendo desanimar não ... essa placa é mediocre em termos de controle de overclock ... muito dificilmente você conseguirá tudo que deseja ...

assim que conseguir os seus 400 nas memórias com estabilidade, pode se dar por satisfeito ...

consigo 275 na base, se conseguisse 290 o processador trabalharia a 3200 e dividindopor 6 (maldito 6) ... minhas memórias finalmente poderiam funcionar como deveriam =533 ( 1066 DDR ) ... é Jin, ta difícil fazer essas benditas funcionarem como deveriam !

O único teste que fiz, foi o de leitura de memória no Everest, sem over estava em + ou - 7314Mb/s
... aqui consigo 8979Mb/s, acho que ta bom
vou colocar 1.35v ... se queima vou manda o boleto ai na sua casa !

AIHSIuahsiUAHSIUhaisuhAISU

TO BRINCANO ... vou colocar 1.35v sim !

e tentar colocar 255 x 11 ...

1T é melhor que 2T no command rate da memoria? procurei saber, mas o que consegui foi mais duvidas =D

1.35 vai tranquilo ... 255x11 pode ser que funcione sim ...

mas, isso tudo, com 1T nas memórias ... ai acho que é querer demais, se funcionar eu vou querer mesmo ver ! ... deixe 2T que terá mais chances de sucesso com Over !

Postado

alguem concorda com o Sufiaum q seja minha fonte a causa dos meus problemas ???

180 w generica e pouco pra essa mobo ne ??

Postado
ai é que está amigo, você não consegue, porque não tem essa opção, quem define é o processador ... não existe esse controle de divisão pras memórias em nenhuma bios ... imagine só... tenho memórias Corsair Dominator 1066 trabalhando à 1010 em underclock, isso porque a frequencia máxima que consigo é 3ghz no processador, que 'resolve' dividir por 6 pra dar a frequencia das memórias (500mhz) no meu caso, passa pouca coisa dos 3ghz, resultando em 505 (1010 DDR) ... se eu pudesse alterar esse multiplicador ... deixaria à 5.5 e não a 6, de modo que minhas memórias funcionassem á 545 (1090 DDR) passando de Under para um Pequeno Over (_( ...MAS o processador é quem define e fim de papo ... por isso é que tentamos influenciar essa divisão alterando as frequencias de operação do processador ...

mas não é querendo desanimar não ... essa placa é mediocre em termos de controle de overclock ... muito dificilmente você conseguirá tudo que deseja ...

assim que conseguir os seus 400 nas memórias com estabilidade, pode se dar por satisfeito ...

Pra simplificar então, quais mudanças você me aconselha a fazer pra conseguir o melhor resultado?

O que devo mudar na Bios???

consigo 275 na base, se conseguisse 290 o processador trabalharia a 3200 e dividindopor 6 (maldito 6) ... minhas memórias finalmente poderiam funcionar como deveriam =533 ( 1066 DDR ) ... é Jin, ta difícil fazer essas benditas funcionarem como deveriam !

É ta difícil mesmo, e eu nem to querendo muito... :D

... aqui consigo 8979Mb/s, acho que ta bom

Teu resultado esta bem melhor que o meu.

Ahhh, uma outra coisa, qual versão da Bios você acha melhor?

Aqui estou usando a versão 080014 (21/04/2008)

Postado

sim e uma wise generica >_< ta no rotulo eu sei q não muito confiavel olhar la mias ta assim - total maxima 180 W

e a parada do imã ??

ele tava grudado na mobo ele causa algum dano?

imãs podem danificar componentes de computadores ??

Postado
xNeFShARkx
MUITO pouco mesmo .... tenta pegar logo uma de 500W Reais ... assim você tem Fonte por um Bom Tempo ... tem modelos muito bons mesmo e com preço razoalvel, vai no forum de Energia que você acha muita informação ...

..quanto ao ima ... acho que não danifica assim não .... no caso de HD seria mais provável ... se você ja tirou o ima e a placa ainda liga ... relaxa ... faz o seguinte .... assim que desligar o PC, arranque o cabo de energia e volte a apertar o botão de ligar ... é possivel que a maquina queira voltar a funcionar, mas fazendo isso, você descarrega a eletroestáticae garante que o ima ja não afeta mais nada .... volte a plugar o cabo de energia e ligue o PC

...

depois disso, aconselho a atualizar a BIOS e resinstalar o sistema .... Windows é PÉSSIMO quando se troca de MODO ... ainda mais nesse caso, onde a arquitetura é toda nova !

Jin
..
Teu resultado esta bem melhor que o meu.
... é gostei tambem, se o comparativo for confiável, está mais alto que DDR 800 e 6400+ ... e mais ainda em QX6700 (2.6) com 2x DDR3 ... estranho, mas se o Everest Diz ...

Ahhh, uma outra coisa, qual versão da Bios você acha melhor?

Aqui estou usando a versão 080014 (21/04/2008)

Ah não queridão, po, ja sairam 3 versões de BIOS depois dessa ... ai não da né ... clicka AQUI baixa essa BIOS e atualiza pelo próprio Windows ... depois voltamos a conversar !

Isso serve pra todos que tem BIOS Antiga ... essa versão que postei é do dia 06/11/2008 ... bem nova !

Postado

Ah não queridão, po, ja sairam 3 versões de BIOS depois dessa ... ai não da né ... clicka AQUI baixa essa BIOS e atualiza pelo próprio Windows ... depois voltamos a conversar !

Isso serve pra todos que tem BIOS Antiga ... essa versão que postei é do dia 06/11/2008 ... bem nova !

Não atualizei porque li várias vezes aqui que a versão nova estava pior que a antiga.

Minha placa é Versão 1.0 e uso o Vista x86.

Essa versão que você colocou ai serve?

Edit: Fui la no site e peguei a versão 06/11/2008, vou instalar e depois volto.

Pronto, BIOS ATUALIZADA.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...